terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um Réveillon com gostinho de despedida do nosso pedacinho de paraíso

OgAAACeQ28sKOzKPyxrS2aCf5B5aTRf2dTtnQzzKTmPoQbhFNIP4Cvr9JW7UmdSglOFpjf1jsrWzAOYJx1Xuz0_SAO4Am1T1UDHe2rnFon7C27gJOT26IQ23PuKX
Como foi o Réveillon de vocês? Teve muita festa, brincadeira, fogos e diversão junto a amigos e família ou teve muito descanso, paz, tranquilidade e horas de reflexão na companhia de alguém especial? A minha passagem de ano foi comemorada na serra junto com o Marcelo, na casa que meus pais possuem há uns 8 anos e que está à venda com grandes chances de concretização em breve.

O post de hoje é uma homenagem a esse lugar que fez parte da minha vida de uma maneira única e que me presenteou com muitas alegrias e momentos inesquecíveis ao lado de amigos e familiares queridos. Ao procurar fotos antigas para ilustrar esse texto, revi várias pessoas que compartilharam comigo esses dias felizes e me bateu a maior saudade…


Toda vez que apareceu alguém interessado em comprar a propriedade no último ano, eu e Marcelo arrumamos nossas mochilas e partimos para esse lugar que eu chamo de “meu pequeno pedaço de paraíso”. Pelas fotos acima, acho que a casa parece maior do que é. Apesar dos seus quatro quartos, o pé direito é baixo e os cômodos não são muito grandes. Por dentro, ela é toda revestida de tijolinhos e possui bastante vidro e madeira em sua composição, o que cria uma atmosfera bem aconchegante. Minha mãe adora decoração e não é nada minimalista (assim como eu) e por isso se empenhou em arrumar tudo do jeitinho que ela gosta, com peças herdadas de nossos antepassados ou compradas em antiquários, vasos e móveis rústicos, muitas almofadas, louças garimpadas por aí afora e vários quadros de sua autoria.

OgAAACZdvdD_3hFbW9-Kdt6yeswaE3Qdyb0jrEhhH1MIEoNb7mgKflwa4sYiBrvT6q8ZkdiAfBhDFp3pyl3nwN4JALQAm1T1UJGzt-xTiNBQe5uIZXFqOHDaqv6R

Do lado de fora há muito verde, muito silêncio e muita paz. Eu adoro ficar sentada na varanda por vários minutos ouvindo o som do vento nas folhas das árvores. A construção fica afastada da cidade, dentro de um condomínio com dez casas, dois lagos artificiais, uma área de lazer comum com piscina, saunas seca e à vapor, churrasqueira e forno à lenha, além de algumas suítes para hóspedes.

OgAAAAVeWrWzVhQ9fgApTxCRS2lNG23H7-J1kkQjYeBmNN_Lray-f-9HKc16ugu5aXZ0ZVikyle-GovXR6bBKrWBrw8Am1T1UFMOityyzyBAuWCgB7n88o6hpO5rOgAAAFFfb-3O9-V8cORxYklxhjBXULnoPgBX3-E4QcHkkWZth-FVBJ_4ecUAAWu3pGbGNYW41tgImKnfkzE-HGilJ34Am1T1UE49GqB0qLO70WYtU4Mx56hkqV9P
No lago menor há vários peixinhos e alguns peixões que gostamos de alimentar com pedacinhos de pão.


Os gansos também tendem a se aproximar para tentar abocanhar as migalhas.

OgAAAMmcfRivbiW29gnI-ecN3oXEUhohETKil5jKLRHFMKPunovnEwQeuPRLUW1C3i9cOqCTp6xd59V7_x4VTtaI4AIAm1T1UPn7ZAW2GbEfOtMfGnrxzS-xaxL3OgAAACTss_Hu07A_195bIfjZX8Rn-WR_Irjy0nta6dPiHJ9jViMuXFMZXKA5EP12zZtXKphyTOCTWg8hSnJ-vTnhVvgAm1T1UJaENsMFiBp9KdI4e6GUIoqNW7zt
Quando dá vontade de mergulhar, a gente entra na piscina do condomínio, mas como a água é fria na maior parte do ano, confesso que isso não acontece com muita frequência.
 OgAAAAVS96g2w_tGdgWkYhYhB2jh1omI56w9ScvKIyDLpA-XDxN67ZMyMoD9xcBLB1ultwXWMg0TzN2oFtNAEJUkfRAAm1T1UDrIAkK-GS7kR3AyxmYngbgK6Ccm
Uma das atividades que eu mais gosto de fazer na casa é comer ao ar livre! Talvez seja porque moro em um pequeno apartamento e sinto falta de uma varandinha.
 
Ao longo dos anos preparamos muitos cafés da manhã, churrascos, racletes, fondues e outras refeições que foram saboreadas nesse local.

OgAAAHcnjyr_-B7qbFyGS-u1hT8nBzNv37OwgK-q48hGjRihev5n5Z1wujDALnzskiVwZUxMxpDM9IRdxWhcizctxkwAm1T1UF8Us36DmlH5KtKKD5CNGXVStusq
Outra coisa que eu e Marcelo amamos é queijo: Gorgonzola, Grana Padano, Masdam, Gruyère, Ementhal, Réblochon e Chèvre são nossos tipos preferidos.

OgAAANo901CBwFuNGWMK1iKx9MQz93XhkD8tb3NqBtvQYmlzVRkuzWY6EEg6nlimw9NUvyuFvF70tUw02EjPzNI9bpwAm1T1UKD08WRa6svqYh4p3l3v_COCDim7 
O que vocês acham dessas pimentas suculentas e fotogênicas que catei direto no pé ano passado? Bastou acrescentar azeite e alho para preparar um molho picante delicioso que acompanhou várias refeições!

OgAAAFzyUEJ4N3s6pQ83V0sKX_kmHk8Akfekq9t8fOVYGIIOpviL8wlFvyeq_N2Ocdd73EcvsXoUuw642UJa8kNUhskAm1T1UCgJ1UXlfSqJh7SlY57km3gbyDV3

O condomínio também é repleto de flores muito bem cuidadas pelo caseiro Wando. As hortênsias são as mais comuns por lá, mas há também margaridas, agapantos, orquídeas, brincos de princesa etc.

OgAAAN21DbUaMDUzK31r7nxT2EBscH9xblPfSh9XWMpCScaj_VY_4boE8Q9N--oPyPs1hruMOG5zo7hl2n-tYI6XseAAm1T1ULAgZsSd2lS65nODKt1jbIWjDpsG
Além da beleza das flores, eu também me encanto com a paisagem abaixo, onde existem muitas árvores, bambus e um colchão de folhas secas espalhadas pelo chão.

OgAAAKykPTNE2TsTc3McsK-K61gs9qDCyXnEnHFGdgXwM0QHnS9qHYnKDRvdiJHKyqBZkySahIyGsOIrDHKk91umLiYAm1T1UHs6E-_9F4JsCdytQtb_qNIDtcyw

O finalzinho da tarde é minha hora preferida do dia e quando o sino toca por causa do vento é sinal de que o friozinho se aproxima…

OgAAAKqp5Tm4-uXNFsPkHeCeUgyORL1KwhKrud2SktebsuQL8Z79JiBcmHRwqlOdhF3rMJ6WEqNIeCiQJIq2x2G_4J8Am1T1UO_HU3Jfuwua2nw0hcAv3kzewDWS

O outono é a estação que mais gosto em qualquer parte do mundo. Na casa da serra, adoro o clima fresco, as folhas amareladas e as pinhas que ficam espalhadas pelo gramado nessa época do ano.


Nos dias mais frios, antes de anoitecer, recolhemos um monte de lenha e algumas pinhas para alimentar a lareira que nos aquece enquanto vemos um filme, jantamos ou jogamos PERFIL e IMAGEM & AÇÃO.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Adoro sentir o calor do fogo no rosto e fico observando a dança das chamas.


Eu gosto demais dessa foto aí de cima!!!!! Nela vocês podem ver meus avós paternos bem agasalhadinhos assistindo TV aquecidos pelo calor envolvente da lareira. Essa imagem é a que melhor representa pra mim o clima acolhedor da casa e também me deixa com saudades de um tempo que não volta mais. Meu avô faleceu há quase três anos e ele também adorava o nosso pedacinho do paraíso.


Já jogamos de tudo por lá: tênis, vôlei, queimado, futebol em um campo minado com diversos formigueiros e até mesmo golf!!!!!


Vou sentir saudades da Linda, a “garota-propaganda” da minha campanha pessoal a favor da adoção de animais, que vocês podem ver ali na lateral direita do blog. Ela é um dos bichinhos mais meigos e dóceis que conheci na vida.

NOSSO RÉVEILLON

O almoço do dia 31 de dezembro foi preparado pelo Marcelo. Ele decidiu testar uma receita de maminha ao forno recheada com provolone e temperada com sal grosso, acompanhada de pimentão, tomate, cebola e alho. Apesar de o provolone ter escapado de dentro da carne, o prato foi aprovadíssimo!!!!

O Marcelo ainda preparou uma farofa de véspera e eu contribuí com batatas sautée ou algo que se assemelhava a isso.


Enquanto meu querido companheiro tirava sua soneca pós-almoço, fui passear pelas redondezas, respirando o ar puro do campo e curtindo alguns momentos de reflexão, quando fiz meu único pedido de ANO NOVO: ter sabedoria e sensibilidade suficientes para fazer boas escolhas em 2011.

No caminho encontrei essa flor de cor grená e achei que seria interessante improvisar um arranjo com ela para a nossa modesta mesa de Réveillon.

Acendi duas velas aromáticas amarelas (em homenagem à Tia Rosa, que disse que a cor do ano é o amarelo), enchi de água uma garrafa vazia de licor de pêra e coloquei as flores dentro dela. O Marcelo escolheu um Pinot Noir francês que compramos durante nossa última passagem pelo Duty Free, mas o vinho não nos agradou. Achamos muito fraquinho e passamos logo para o Valpolicella Bolla, mais encorpado e aromático.

Perto da meia-noite preparamos um fondue de queijo da marca FRIALP, mas acrescentamos um pedaço generoso de gorgonzola para a mistura ficar mais suculenta. Depois fomos até a varanda, abrimos um espumante e brindamos o ANO NOVO, desejando muita saúde e paz a toda a nossa família. Penso que com garra, dedicação, atitudes generosas e força de vontade, a gente consegue o resto!!!!

Enfim, essa foi nossa singela comemoração com um gostinho de despedida de um lugar que produziu memórias tão significativas. A casa, os arredores, as pessoas que passaram por lá, as brincadeiras, jogos e risadas terão sempre um lugar cativo no meu coração.

O meu desejo para a casa é que os próximos moradores/veranistas passem momentos tão especiais por lá quanto os que eu passei e, já que resta uma esperança, torço para que ainda dê tempo de organizar um churrasco oficial de despedida!!!!

Um beijo enorme pra vocês com votos de um 2011 cheio de oportunidades e boas escolhas!!!!

……………………………………………………………………………….

P.S: Esse é o último texto que publico antes de começar minhas mini-férias em São Francisco, na Califórnia, mas ainda tem um BONFA CONVIDA muito especial na sexta-feira e outras postagens agendadas para a semana que vem. Mesmo eu não estando por aqui, vocês podem enviar as fotos para o CONCURSO DA BONFA até dia 14 de janeiro, tá? Vai ficar tudo guardadinho no katiabonfadini@gmail.com até a data da publicação das imagens e início da votação. Portanto, caprichem na escolha e boa sorte!!!! Se você chegou agora, confira as regras aqui:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/12/boas-festas-pessoal-hoje-o-post-e-sobre.html

Bonfa ass