domingo, 13 de fevereiro de 2011

Festa do vermelho & branco: degustação de molhos americanos e estreia das peças que eu trouxe da viagem aos Estados Unidos

Sejam bem-vindos à primeira festinha oficial do ano lá em casa!!!! O propósito dessa Happy Hour, além de reunir os amigos, era degustar alguns dos seguintes molhos e temperos que eu trouxe da viagem à São Francisco, nos Estados Unidos:
 
Como as estrelas da festa deveriam ser esses temperos, não preparei nenhuma comidinha rebuscada e me limitei a comprar queijos, grissinis, salsichas defumadas e outros alimentos “neutros” que não ofuscassem o sabor dos molhos.

Antes de começar a preparar os espetinhos que poderiam acompanhar a mostarda picante ou qualquer um dos molhos de chipotle, eu segui para meu “home office” a fim de confeccionar as plaquinhas que iriam identificar os belisquetes.

Imprimi o material em uma folha de papel Filicoat com 180 gr. e, para não deixar o verso em branco,  preenchi-o com uma padronagem vermelha com bolinhas brancas, que acabou virando o tema da festa, já que a maior parte dos objetos que usei para servir as comidinhas e decorar as mesas possuíam esses tons.


Eu achei uma graça a embalagem dos tomatinhos “sweet grape” que foram uma das matérias primas usadas nos espetinhos das fotos abaixo.


Em um palitinho simples de madeira, enfileirei o tomatinho, uma folha de manjericão, um cubinho de mussarela de búfala, que deixei imersa em molho Pesto por algumas horas, e uma fatia de presunto de parma enroladinha. Para a segunda versão do espetinho, usei azeitona preta sem caroço, damasco, tomate, manjericão, pimentão amarelo e mussarela de búfala sem molho.

Couberam somente 4 ou 5 espetinhos em cada um dos copos de whiskey que separei com essa finalidade.


Acho que vou procurar recipientes de vidro maiores para as próximas festinhas!!!!

Depois de recortar as plaquinhas, prendi-as nos porta-recados com base de acrílico que comprei na CRATE & BARREL especialmente para esse uso.

O mix de frutas secas era composto de soja, sementes de girassol, sementes de abóbora, cranberries, tâmaras e passas. Deixei algumas colheres de degustação vermelhas (compradas na CASA & IDEAS) ao lado do copo que continha o mix, além de uma colher de metal para que meus convidados pudessem se servir de porções individuais. Foi uma experiência que deu certo e, se vocês gostaram da ideia, outras boas opções são confeccionar mini-cones de papel ou disponibilizar pequenos copinhos, que podem ser de vidro ou acrílico.


Como eu já imaginava, o dip de espinafre e alcachofra foi o que mais agradou meus amigos. Estava delicioso e também era apimentado, como os demais molhos. Para acompanhá-lo, enchi o bowl de cerâmica vermelha e acabamento rústico com tortilla chips, pita chips, dois tipos de grissinis e biscoitinhos de queijo.

Usei os dois pratos altos de vidro comprados na FALABELLA, que já havia mostrado aqui, para servir um pedaço de queijo brie com molho de Chipotle (pimenta jalapeño defumada) e framboesas e algumas rodelas de salsicha alemã defumada com molho de Chipotle e bacon, conforme vocês podem conferir a seguir.

Eu estava curiosíssima para experimentar o molho com framboesas porque achei a combinação super exótica. No rótulo da embalagem, havia a sugestão de servi-lo quente, acompanhando pratos de carne vermelha ou queijo brie. Não posso dizer que adorei o sabor, que parece uma mistura de molho barbecue com geleia de fruta, mas achei interessante.

O outro molho de Chipotle com bacon combinou muito bem com as salsichas e a sugestão da embalagem é de usá-lo também para temperar costeletas de porco.

Aproveitei a festinha para fazer a estreia de algumas peças que trouxe da viagem recente, como essas duas petiqueiras de metal cheias de amendoim japonês que comprei na ROSS por 4,99 dólares cada.

E aí está o panorama completo do buffet cheio de comidinhas simples, porém gostosas.

Cobri a mesa principal com uma toalha vermelha e comecei a decorá-la com um arranjo de flores dentro de um cachepot vermelho com bolinhas brancas. Em seguida, posicionei o material de apoio: garfinhos, colheres e facas para coquetel, saleiro e moedor de pimenta, guardanapos com a mesma padronagem do cachepot e taças de vinho. O próximo passo foi acender as velas e trazer as comidinhas junto com as plaquinhas correspondentes.

Preparei mini-sanduíches de pão alemão com queijo e presunto para serem degustados com o molho de mostarda e pimenta Peppadew. Embora esse não seja meu sabor preferido da marca SILVER SPRING, gostei muito da combinação!!!! Pena que só comprei dois potinhos…

Os cubinhos de queijo também foram perfeitos para degustar a mostarda picante ou os outros dois molhos que coloquei em um recipiente de vidro contendo duas divisórias. Dessa vez escolhi três tipos de queijo: mussarela de búfala, parmesão e minas padrão.

A linda petisqueira de metal comprada com 50% de desconto na POTTERY BARN abrigou o mix de frutas secas e sementes na mesa principal.

Para facilitar a vida dos meus convidados, coloquei os pequenos talheres para coquetel dentro dos porta-velas comprados na CASA & IDEAS que fizeram sua estreia como verrines na FESTA TAILANDESA, lembram?

O prato de bolinhas sempre super elogiado que comprei no PORTAL DAS LOUÇAS em Vigário Geral (Rua Isidro Rocha, 1241-Rio de Janeiro, RJ Fone: (21)3452-8800 / (21)3452-8800), serviu como base para a quiche de alho-poró feita pela minha amiga queridíssima Andréa Braga (Tel.: 3761-1257 / 8445-1634). Dessa vez ela se superou e a quiche foi eleita pelos comensais como a melhor já preparada até hoje!!!! O recheio estava realmente delicioso e bastante cremoso. Parabéns, amiga!!!! Os bonequinhos porta-fotos que seguraram a plaquinha foram comprados na Alemanha e os mostrei pela primeira vez aqui.

Separei outros dois pratos de bolinhas (versão miniatura, que comprei no MERCADO CENTRAL em Belo Horizonte) para servir mais um pedaço de brie e cubinhos de queijo com mostarda, caso fosse necessário.

Na outra extremidade da mesa de centro coloquei um copo vermelho de acrílico contendo talheres de plástico descartáveis que imitam metal e uma pilha de pratinhos quadrados brancos. Para perfumar o ambiente, usei a vela com aroma de cereja com a qual presenteei o Marcelo. Mostrei essas peças e outras comprinhas feitas na viagem no seguinte post:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/01/comprinhas-em-sao-francisco-eua.html


Disponibilizei mais alguns guardanapos vermelhos com bolinhas brancas na mesa de centro, usando sobre eles o peso de papel em forma de asterisco que comprei na OKKO.

Além dos espetinhos que coloquei no buffet, espalhei pela mesa de centro outros copinhos de vidro contendo 2 ou 3 belisquetes. Foi minha irmã Flávia que inpirou essa ideia e ela ainda havia sugerido que eu colocasse um pouco de molho no fundo dos copinhos, o que esqueci de fazer.


Aí está um panorama da mesa ao redor da qual meus amigos se sentaram para comer, beber, conversar e dar muitas gargalhadas!!!!

A bebida da festa foi o TINTO DE VERANO, receita extraída da revista CASA E COMIDA e adaptada por mim. Os ingredientes que usei foram vinho tinto seco, água tônica, Cointreau, gelo e duas rodelas de limão siciliano. Misturei tudo de olho e o resultado foi uma bebida bastante refrescante e aromática!!!!

Minha amiga Kátia (Kapin para os íntimos) é assinante da revista MINHA CASA e aproveitou a coincidência de ter dois amigos com trabalhos publicados nas edições de janeiro e fevereiro para pedir nosso “autógrafo”, rsrsrsrs!!!! Foi divertido brincar de celebridade!!!! Eu fiz um post sobre minha notinha no mês passado e o Wagner Campelo divulgará em breve a novidade no PADRONAGENS & AFINS. 

Ah, vocês repararam no meu avental retrô vermelho de bolinhas brancas? Até a anfitriã vestiu as cores da decoração!!!! A linda peça dupla-face é obra da TANIA FORTI, do blog SONHO RETRÔ e eu a usei pela primeira vez no jantar romântico publicado aqui:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/11/dupla-comemoracao-com-um-jantar.html

Minha amiga Mari sempre traz uma surpresa pra gente e dessa vez ela nos presenteou com deliciosos chocolates japoneses na versão branco, ao leite e amargo… Hummmmm, estavam maravilhosos e fecharam a noite divertidíssima com chave de ouro!!!!

Assim terminou a primeira Happy Hour oficial no ano e no dia seguinte eu já estava conversando com o Wagner sobre  uma ideia para o próximo evento!!!! Concordamos que vai demorar um pouquinho pra acontecer porque precisamos esperar o tempo refrescar, mas antes disso já tenho outras festinhas temáticas agendadas e espero vocês aqui, hein?????

Um grande beijo e uma semana maravilhosa pra todos!!!!

Bonfa ass