domingo, 6 de março de 2011

Desfile de canapés e entradinhas para um jantar leve e romântico + o resultado da promoção AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM

Embora eu não seja muito fã de Carnaval e normalmente aproveite o feriadão para descansar ou passear, sei que para a maioria dos brasileiros é tempo de diversão e alegria. Por isso me inspirei em uma das datas mais esperadas do ano para preparar um jantarzinho leve e romântico antes de colocarmos o pé na estrada.


Na foto acima, vocês podem ver o “desfile de canapés” que organizei em uma travessa de porcelana branca estreita e comprida. Na comissão de frente, o queijo de cabra envolto em cinzas negras chamou a atenção do público, seguido por várias alas animadas de canapés exibindo cores e sabores diferentes. Para fechar o desfile, convidei damascos recheados com mix de sementes e frutas secas.

DSC01427
Para matar a sede dos foliões, algumas taças de vinho branco com uma dose do licor italiano FRAGOLI deram conta do recado!!!! A receita foi tirada da revista canadense TOUT SIMPLEMENT CLODINE, presente de uma amiga que mora no país. Os morangos silvestres são deliciosos e ficam boiando nas flutes.


Tudo começou assim: durante a semana fui comprando ingredientes que listei no meu caderninho de inspirações para preparar uma surpresa pro Marcelo. Bom, não foi exatamente uma surpresa porque combinamos de fazer algo especial na sexta-feira pré-carnavalesca, mas ele não sabia o que eu iria aprontar. Enfim,fiz um inventário das sobras da geladeira, pensei no que poderia fazer com elas e parti para o mercado.

Eu adoro molho Pesto e às vezes passo em frente a uma filial do mercado ZONA SUL. Foi lá que encontrei os três vidrinhos acima contendo Pesto de abobrinha, Pesto de pimentão vermelho picante e Pesto de manjericão. No mesmo mercado comprei um saquinho contendo 12 vol-au-vents que serviram como base para preparar os canapés, além de um pacote de pizza branca com parmesão e alecrim.


Queijo de cabra não poderia faltar no meu “desfile de canapés” e por isso comprei dois tipos que nunca havia provado: um holandês da marca CABLANCA e um francês da marca PRESIDENT coberto por cinzas negras.


Aposto que muitos de vocês torceriam o nariz pra esse queijo preto, né? Mas como eu gosto de aventuras gastronômicas e sou fanática por queijos, resolvi dar uma chance a essa iguaria e não me arrependi.


Os temperos da foto acima já estavam nas prateleiras da minha despensa: pimenta do reino moída, mix de sementes e frutas secas, azeite aromatizado com limão e um potinho de MAPLE SYRUP, que foi lembrança do casamento de outra amiga que também mora no Canadá.


Comecei a montar as “alegorias e adereços” usando damascos cortados ao meio recheados com queijo de cabra cremoso e mix de sementes.

 
Vocês podem conferir o resultado na foto acima.

 
Preparei seis tipos diferentes de canapés com os seguintes recheios:

1. Queijo de cabra holandês com Pesto de abobrinha
2. Queijo de cabra holandês com damasco e maple syrup
3. Queijo de cabra cremoso com mix de sementes e frutas secas
4. Queijo de cabra holandês com Pesto de pimentão vermelho picante
5. Queijo gorgonzola envolto em presunto de Parma com azeite de limão
6. Queijo de cabra cremoso e Pesto de manjericão

Sinceramente não sei dizer o que mais me agradou porque gosto de todos os ingredientes que foram utilizados. Aprovei todas as combinações e vou oferecer as minhas “invencionices” aos convidados das próximas festinhas lá em casa!!!!

Na fofa panelinha verde que ganhei de presente da amiga Patricia Hadddad, coloquei um pedaço de queijo holandês coberto com maple syrup. Acho que é uma opção para o famoso queijo coalho com melado, que adoooooro!!!!


Reuni as seguintes sobras da geladeira para elaborar um antepasto: tomate-uva, pimentão amarelo, manjericão, cebola e alho. Adicionei uma pitada de sal, azeite e pimenta do reino à mistura e refoguei tudo por uns dez minutos em fogo baixo.


Com os grissinis que amoleceram depois de um tempo guardados, fiz o seguinte: envolvi-os com molho Pesto de manjericão, levei-os ao forno por alguns minutos e depois que esfriaram, enrolei uma fatia de presunto de Parma em suas extremidades.


A mesa pronta com as entradinhas ficou assim…

… e eu gostaria de destacar os pesos para guardanapos/marcadores de lugar que improvisei na última hora. Eu havia guardado esses bichinhos de argila, trazidos por meu pai de uma viagem à Costa Rica, na mesma gaveta onde ficam os talheres e tive a ideia de usá-los para que os guardanapos não saíssem voando pela sala. Achei que o resultado ficou legal, concordam? A produção da mesa já tinha um ar rústico e penso que as pequenas esculturas combinaram com a proposta decorativa.

Para finalizar a produção, coloquei duas velinhas em recipientes de cerâmica verde, um dos tons presentes no caminho de mesa que joguei sobre a toalha vermelha.

O prato principal foi fondue de queijo e, como adoramos gorgonzola, sempre adicionamos um pedaço generoso do queijo a um pacote com a mistura pronta. Hummmm, ficou delicioso e terminamos a semana com um jantar leve e divertido!!!!

Agora vamos ao resultado da promoção AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM?

 
Antes de divulgar a resposta vencedora, gostaria de agradecer a participação de todos e elogiar a criatividade e originalidade de vocês!!!! Infelizmente, eu só posso presentear um dos leitores com o livro AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM, e foi bastante difícil escolher uma só frase entre tantas ideias interessantes.

O que combinei com a Roberta Fernandes, da editora ELSEVIER, foi o seguinte: ela fez uma pré-seleção dos textos que mais gostou e, entre essas frases, eu escolhi a que mais me agradou. Fiquei em dúvida, pensei, pensei, pensei, mas decidi pela seguinte:

Qual o segredinho ou receitinha que você tem mas as francesas não tem?

“O meu segredo é cozinhar não só com amor, mas misturar a cozinha européia, indígena, africana e árabe num prato só e, no final das contas, chamar o resultado de “comida brasileira”. Esse é um segredo que só quem é brasileiro entende, afinal das contas, a nossa culinária espelha essa mistura de culturas que torna o nosso país tão único. É o sincretismo culinário que junta o melhor de cada cantinho desse mundo pra fazer a melhor comida que existe: a brasileira!”

KARLA G. F.

Acho que a resposta da Karla resume bem o que penso sobre a culinária brasileira e sua mistura de temperos, sabores e técnicas vindas de várias partes do mundo. Nossa cozinha é realmente muito rica e eu adoro experimentar pratos regionais quando viajo para outros estados!!!!!

Parabéns pela frase, Karla, e espero que aproveite bastante o presente que vai receber em casa!!!! Só preciso do seu endereço para poder enviar o mimo logo após essa semana carnavalesca. Você pode me enviar essa informação por e-mail no katiabonfadini@gmail.com.

Esse concurso não possui um segundo lugar, mas eu gostaria de fazer uma “menção honrosa” a outra frase que também adorei e que pretendo colocar em prática na primeira oportunidade:

“As francesas vão fazer um bico enorme quando conhecerem a receita do Palmito Biquinho! É um petisco leve, lindo e simples. Basta cortar o palmito em rodelas e espetar uma folhinha de manjericão e uma pimenta biquinho com um palito. Um fio de azeite finaliza este segredinho. E pra acompanhar, é só escolher: champagne ou caipirinha?”

SORAYA FERNANDES

Soraya, parabéns pela frase criativa, bem-humorada, gostosa de ler e que ainda veio com uma receita-bônus que combina com o meu estilo: fácil e rápida de executar!!!!

Vejam como o petisco fica lindo nesse post do blog TOMATE CONFIT: http://www.tomateconfit.com.br/?p=181

Por hoje é só, pessoal, e espero que estejam aproveitando esse feriadão da maneira que mais gostam: festejando, passeando ou descansando!!!!

Um grande beijo!!!!

Bonfa ass