domingo, 20 de março de 2011

Uma festa de casamento retrô-campestre com o cartão-postal da cidade maravilhosa como cenário


Vocês lembram do convite no estilo OLD HOLLYWOOD MOVIES com ilustração exclusiva que criei para o casamento da Karina e do Jeremy e mostrei nesse post? Vale a pena dar uma olhadinha no processo de criação e nas lindas fotos dos noivos vestidos com roupas e acessórios de época, clicados pela talentosa Kristy Reimer.

A história é a seguinte: conheci a Karina através da minha irmã do meio. As duas são amigas há muitos anos e moram fora do país. Então a apresentação aconteceu por e-mail mesmo e, a partir de várias conversas e trocas de mensagens, nasceu o convite impresso da segunda foto desse post (mais detalhes aqui) e também o convite para que eu participasse da festa de casamento em si!!!! Fiquei super feliz quando a Karina me chamou para curtir seu dia especial, que foi bastante significativo pra mim também pelo fato de minha irmã, meu cunhado e meu sobrinho virem ao Brasil exclusivamente para o evento. Minha irmã foi uma das damas de honra e meu sobrinho foi o pajem. Eles ficaram apenas dez dias no Brasil no mês passado e, graças à minha condição de profissional free-lancer com horários flexíveis, pude passar um bom tempo com eles, paparicando bastante o fofo Gábi!!!

Mas o post de hoje não é sobre a visita da minha família querida e sim sobre a cerimônia e festa de casamento da Karina, cheia de detalhes fofos e diferentes que gostaria de compartilhar com vocês.

image1
Na foto acima, vocês podem ver as daminhas comportadas e o pajem rebelde segurando um banner onde estava escrito “THIS IS YOUR LAST CHANCE TO RUN” (Essa é sua última chance de fugir). Foi uma brincadeira idealizada pela Karina como surpresa para o Jeremy. Uma das daminhas segurava um Santo Antônio de pano feito pela mãe da noiva.

O local escolhido para o evento não poderia ser mais encantador: observem a linda vista de um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro se descortinando atrás das folhagens!!!! A família do noivo, assim como ele, é canadense e tive a oportunidade de conversar com alguns desses estrangeiros que estavam deslumbrados com as belezas naturais da cidade e com a paisagem impressionante à nossa frente.

A noiva estava linda, ela tem um rosto de boneca e a maquiagem realçou seus belos traços. O vestido e o penteado possuíam um ar retrô e não faltaram elogios aos dois modelitos usados por ela na festa. Um detalhe: depois da cerimônia, a Karina calçou um sapato estilo pin-up coberto de cetim cor de rosa que fez um contraste ótimo com o tomara-que-caia branco – um luxo!!!!

Tanto o noivo quanto os padrinhos vestiram camisa branca, gravata rosa, colete e boina.

imageimage5

Bolinhas de sabão e balões brancos ao final da linda cerimônia…


A casa de festas possui um generoso gramado ao ar livre decorado com tocheiros e uma outra área coberta bem grande com vários ambientes para a circulação dos convidados e garçons. A pista de dança fica em uma sala separada e parece uma boite mesmo, com efeitos de luz que eu nunca tinha visto antes. O local tem isolamento acústico, o que permite que os convidados do lado de fora possam conversar numa boa, sem precisar elevar o tom de voz.

Enquanto a cerimônia acontecia, dei uma escapadinha para fotografar os quatro cantos do lugar, onde tudo foi decorado seguindo o tema campestre com uma pitadinha de rusticidade.


Reparem nessa mesa de vidro com tampo apoiado em largas toras de madeira. Embaixo dela, algumas bromélias emergiam de um berço de pedrinhas brancas polidas e dois holofotes com luz amarela contribuíam para a sensação acolhedora desse cantinho. Havia várias pimentas vermelhas espalhadas pela mesa.

Um delicioso caldinho de feijão foi servido nas canecas em tom de terra e mais tarde também surgiram porções de aipim frito e linguicinha.

Adorei a torre de cupcakes com forminhas recortadas tendo motivos campestres que preenchiam os andares até chegar ao bolo com o casal de noivinhos no topo, que guardava uma curiosa surpresa, revelada no final desse post!!!! O casamento começou cedo, justamente para que os convidados pudessem aproveitar a claridade e observar a paisagem tanto de dia quanto à noite.

Em outro cantinho super charmoso, havia uma mesa com duas suqueiras que a Karina trouxe do Canadá e que funcionavam no esquema self-service. Flores do campo decoravam cachepôs e jardineiras e o que eu achei mais interessante…

…foram os leques e as sombrinhas que estavam à disposição dos convidados. Tinha tudo a ver com o calor forte que fazia no Rio nesse dia e com a cerimônia ao ar livre que começou no meio da tarde.

Eu e minha família passamos a maior parte de tempo nessa espécie de lounge que fica em frente à piscina coberta. Gostei das almofadas de tecido florido que combinavam com o estilo da decoração. Foi a própria mãe da noiva que fez as capas!!!!

A sessão de fotos começou logo após o término da cerimônia. Na imagem acima, vocês podem ver minha irmã, grávida de um outro meninão, meu sobrinho Gábi, os noivos e meu cunhado.

Meu sobrinho, assim como o resto da criançada, se divertiu muito correndo livremente no gramado, onde também havia algumas esteiras de palha para os pequenos brincarem, além de um livrinho para desenhar e lápis de cera.

Aí estamos nós: “tio Marcelo”, “tia Kate” e Gábi!!!! Vocês conseguem ver o Corcovado ao fundo nas fotos acima? O Cristo Redentor está meio escondido por causa do tempo nublado, mas a casa de festas tem uma vista privilegiada para as duas maiores atrações turísticas do Rio.

Esse foi o primeiro canapé a ser servido na festa e eu AMEEEEEEI a apresentação da bandeja, decorada com mini regadores de onde saíam ervas aromáticas frescas. O petisco de lagosta foi colocado sobre uma mistura de ervas desidratadas que davam a impressão de ser um gramado. Em seguida, vieram outras bandejas cobertas por castanha de cajú moída e farinha láctea para dar a impressão de areia. Ótima ideia, bastante criativa e lúdica!!!!

Quando caiu a noite, a casa ficou ainda mais bonita.


O cantinho do café foi decorado com móveis rústicos e estava cheio de doces saborosos, como os pães de mel especiais vindos de Brasília, obra de Graça Torres.

Os sachês perfumados e decorados com miçangas foram uma das lembrancinhas da festa confeccionadas pela prendada e talentosa mãe da Karina

…assim como esses biscoitinhos no formato de folhas de maple, a árvore-símbolo do Canadá.


Havia duas mesas de doces e as delícias estavam expostas em bandejas de vime e cestinhas de palha. Gaiolas de metal pintadas de branco, lampiões e baldes de alumínio completavam a decoração. Reparem que a bandeirinha do Canadá podia ser encontrada em vários pontos.

Gostei muito dessa ideia dos pães de mel saindo do gigantesco baleiro de vidro.

2

Em outra parte do baleiro havia docinhos de maple!!!!

A mousse de limão dentro dos baldinhos ficou uma graça e dava até pena de comer.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção na festa foi esse espaço onde os convidados podiam se “montar” e tirar fotografias em uma sala cenográfica com móveis e acessórios de época. O painel lá atrás funcionava como moldura para quadros. O Marcelo está “dentro” de uma dessas molduras usando uma cartola preta. Foi bem divertido!!!!

6

Apesar de não ser muito fã de doces, eu adorei as novidades açucaradas que experimentei no casamento da Karina.

 
Penso que é necessária uma grande dose de paciência e dedicação para enfeitar cada um desses docinhos, né? Acho o máximo quem faz esse tipo de trabalho caprichado e o resultado é charmosíssimo!!!!

_MG_6540_MG_2336_MG_6564_MG_6559
Dentro do bolo, havia uma surpresa: cake´s charms, que são pingentes representando amuletos de sorte. O bolo tinha lacinhos de cetim no lado de fora que estavam conectados aos pingentes dentro do bolo para cada madrinha/padrinho tirarem sua sorte. Bem legal, né?

Pra finalizar o post, gostaria de mostrar outra coisa que adorei: fotos dos pais do noivo e da noiva no dia de seus respectivos casamentos estavam emolduradas e colocadas lado a lado em uma das mesas de guloseimas.

Os docinhos da foto foram feitos com castanha do pará e estavam deliciosos!!!!

image3

O sapatinho cor de rosa (Barbie by Town Shoes) e o segundo vestido da noite

Bom, pessoal, espero que tenham gostado tanto do post quanto eu gostei da festa. Dá pra aproveitar várias ideias de decoração mostradas aqui em recepções caseiras. Mas se vocês ficaram interessados no local do casamento da Karina e quiserem mais informações a respeito, basta acessar o seguinte link:

CASA DE SANTA TERESA
http://www.casadesantateresa.com.br/Home.html

O outros créditos vão para: doces da Louzieh, pão de mel da Graça Torres, cupcakes, doces em baldinhos e noivinhos da Monica Leoni (que estará na revista Noivas Rio de Janeiro no mês que vem com fotos dos cupcakes mostrados aqui), maquiagem do Beto Carramanhos, fotos profissionais da Jann La pointe, buffet Delícias do Campo e decoração de Arminda Antunes.

OBS.: As fotos não assinadas por mim ou pela Jann La Pointe são de convidados da festa.

Um grande beijo e uma ótima semana pra todos!!!!

Bonfa ass