domingo, 15 de maio de 2011

Um jantar indiano para oito convidados produzido pela minha irmã

a mesa (3)

Eu adoro receber por e-mail as fotos dos eventos que minha irmã do meio promove em sua casa nos EUA. Fico deslumbrada com o talento e a criatividade dela, que sempre prepara uma novidade para surpreender os amigos. A Flave com certeza me inspira a produzir festinhas caprichadas e foi ela quem me fez começar a reparar em objetos de decoração e peças para servir belisquetes.

Pensar nos mínimos detalhes da decoração, incluindo lembrancinhas para os amigos, é característica da minha irmã, que já apareceu algumas vezes por aqui. Quando recebi as imagens do jantar indiano que ela organizou, a primeira coisa que fiz foi perguntar se eu poderia publicá-las no blog porque, quando me deparo com algo que me inspira e me encanta, minha vontade é de compartilhar a descoberta com todo mundo!!!!  Sei que ela não tem tempo pra isso, mas se dependesse de mim, minha irmã seria colunista fixa do Casos & Coisas!!!!

a mesa (2)

O primeiro objeto que me chamou a atenção na mesa de jantar foi o arranjo feito com gérberas coloridas dentro de um vaso de metal com acabamento martelado. Gostei da ideia de esconder os cabos e só deixar as flores expostas. Mais tarde, conversando com a Flave ao telefone, descobri que as flores eram feitas de tecido e coladas em uma bola de isopor para produzir esse belo efeito. Acho que é uma boa ideia pra tentar reproduzir em casa!!!!

a mesa (13)

a mesa (12)

a mesa (11)

Nem preciso dizer que amei os talheres com inspiração indiana, né? Vocês lembram do post sobre as comprinhas que fiz no Leste Europeu? Eu comprei um faqueiro com inspiração marroquina quase ao mesmo tempo em que minha irmã adquiriu os seus talheres, parece que foi transmissão de pensamento!!!!

Masala Dabba (temperos)

A toalha usada na mesa principal já foi uma cortina e, sobre ela, minha irmã espalhou temperos indianos, velas e potinhos cheios de pistache, que nós duas adoramos!!!!

a mesa (6)

Na foto acima, vocês podem ver meu cunhado ao lado da mesa posta e o buffet de apoio lá atrás. Repararam nos pratinhos de metal com alças tipicamente indianos conhecidos como KADHAI? Perguntei onde a Flave os tinha encontrado e a resposta está no seguinte link: http://www.worldmarket.com/product/index.jsp?productId=3597566

wm

O acessório é normalmente usado como uma panela para ir direto ao fogo, mas eu achei charmosíssima a opção de colocá-los na mesa e utilizá-los como pratos individuais.

buffet (3)

No começo da festa, o buffet estava decorado com lanternas coloridas e velas à espera das comidinhas que seriam trazidas pelos convidados porque o jantar era, na verdade, um POTLUCK, o que a gente costuma chamar aqui de “Festa Americana”, na qual os convidados se prontificam a levar comes e bebes, em contraste a festas onde o anfitrião é responsável por tudo.

comidinhas (3)

Minha irmã também preparou alguns pratos e no final desse post vocês vão encontrar duas receitas de comidinhas servidas na festa.

Pães, chutneys de tamarindo-tamara, coentro, manga, raita e mango lassi

As entradinhas servidas foram pães indianos, lassi de manga (famosa bebida típica) e chutneys de tamarindo & tâmaras, coentro, manga e raita.

Pães - chapati, naan, papadum

Eu não disse que minha irmã pensa nos mínimos detalhes? Adorei essa pinça de madeira usada para pegar os pães!!!!

buffet (2)

Na foto acima vocês podem observar os seguintes pratos: samosas vegetarianas, Pulao (Arroz Indiano) e Frango Tikka Masala.

comidinhas (4)

Couve-Flor com Batatas (Aloo Gobi)

comidinhas (5)

Silky Chicken Kabobs

comidinhas

Frango Korma

samosas

Samosas vegetarianas

cerveja!!

Um largo balde de alumínio cheio de gelo abrigava diferentes tipos e marcas de cervejas. Como nos EUA existe uma enorme variedade dessa bebida, não é preciso promover uma degustação de cervejas como eu já fiz algumas vezes em casa. Cada festa lá já é uma oportunidade para experimentar diferentes rótulos, uma delícia!!!!

Lounge _-) (5)

Lounge _-) (6)

Lounge _-) (8)

Além da mesa principal, minha irmã também criou um cantinho estilo “lounge” com direito a muitas velas coloridas, lanternas e duas almofadinhas indianas redondas para os convidados que quisessem ficar mais à vontade.

Lounge _-)

Somos bem parecidas nesse sentido: amamos velas e o efeito aconchegante e romântico que elas produzem: lá em casa são presença obrigatória em qualquer evento!!!!

Organic Rooibos Chai & Regular Black Chai (1)

Organic Rooibos Chai & Regular Black Chai (2)

Chegou a hora do chá e vejam que peças lindas minha irmã comprou na ETSY, um mercado virtual para coisas artesanais e vintage. Adorei a ideia de usar o bule maior como base para o arranjo de flores!!!!

sobremesas - sorvete de pistachio, amendoa, cardamono e açafrão

Para acompanhar a bebida, que tal um sorvete de pistaches, amêndoas, cardamono e açafrão? Na minha opinião, deve ser deliciosamente exótico e eu adoraria ter estado lá pra provar essa iguaria.

sobremesas (2)

Sobremesa de amêndoas com pistache

sobremesas

Pedas

henna_tattoo,_bindis,_incensos_(2)

henna_tattoo_(2)

Para animar a festa e fazer com que os convidados entrassem no clima, minha irmã providenciou bindis e tatuagem de henna.

Amigos!!_(31)

E parece que as meninas se animaram com os adereços!!!! A Flave é a quarta da esquerda para à direita. Aproveito para mandar um enorme beijo pra todas e dizer que adorei conhecê-las pessoalmente há alguns meses.

henna_tattoo,_bindis,_incensos_(3)

Como lembrança da festa, minha irmã comprou diferentes tipos de incenso que os convidados levaram felizes para casa.

att2b062

E esse foi o convite que a Flave enviou aos amigos: fundo com padronagem indiana + tipologia inspirada em sânscrito.

Espero que tenham gostado da Festa Indiana tanto quanto eu, que agora tenho duas fontes de inspiração para um jantar romântico que pretendo organizar em breve: a Simone Scharamm e a minha irmã!!!!

Vamos às receitas?

Frango Korma (retirada DAQUI)

Ingredientes

1 iogurte natural

1 pedaço de gengibre cortado às fatias finas

1 colher de sopa de caril

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de açafrão das indias (curcuma)

1 colher de chá de colorau

sal à gosto

1 folha de louro

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 tomate pelado e picado

3 colheres de sopa de azeite

6 coxas de frango

Modo de preparo

Mistura-se o iogurte com as especiarias, o gengibre e o sal e coloca-se o frango a marinar nesta mistura. Pode ser de um dia para o outro mas se o tempo for apertado, pelo menos uma hora deve marinar.

Numa sertã põe-se a cebola a alourar no azeite. Junta-se o louro, o alho e o frango , deixa-se fritar um bocado por cerca de 5 minutos, junta-se o tomate e tapa-se, deixando cozinhar por meia hora ou um bocadinho mais. O molho que se forma fica a parecer coalhado mas é mesmo assim, é do iogurte.

Servir com arroz basmati cozido. Se não houver basmati, qualquer arroz branco vai bem.

Kulfi – sorvete de açafrão, pistaches, amêndoas e cardamomo (retirada DAQUI)

Ingredientes

8 fios de açafrão

1 colher (sopa) de amêndoas

1 colher (sopa) de pistaches

4 sementes de cardamomo

½ xícara (chá) de açúcar

1½ litro de leite

3 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo

Deixe os fios de açafrão de molho em uma colher (sopa) de água. Esquente o leite em fogo baixo com a essência de baunilha por mais ou menos 20 minutos ou até o leite reduzir a 1/4. Acrescente o açúcar, o açafrão, o cardamomo, o pistache e a amêndoa. Misture bem e deixe esfriar. Leve ao freezer por aproximadamente 2 horas e sirva.

Um grande beijo, uma semana cheia de inspiração para todos e NAMASTÊ!!!!!

Bonfa ass