terça-feira, 17 de maio de 2011

Pão frito com alho + molho de pepino e seleção de queijos para acompanhar cervejas: beslisquetes tradicionais nos países bálticos e a minha versão “brazuca”

Voltando a falar em alho, um dos meus temperos preferidos em qualquer prato, gostaria de compartilhar com vocês uma descoberta gastronômica que adoramos: o pão frito com alho + dip de pepino, belisquete onipresente nos bares que tivemos a oportunidade de conhecer durante nossa visita aos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

A primeira vez que vimos esse petisco no cardápio foi no pub HELL HUNT, em Tallinn, capital da Estônia.

hell

A página de abertura do site é bem legal e tem as mesmas ilustrações do cardápio, que oferece uma boa amostra de cervejas locais e importadas.

Tanto nesse cardápio quanto nos outros que vimos nos países da mesma região, havia a opção BEER SNACKS (petiscos para acompanhar cerveja). Geralmente essas comidinhas são bastante gordurosas, como é o caso do pão preto frito com alho cheio de óleo que chegou à nossa mesa acompanhado de um delicioso molho de pepino. O pão, na verdade, pode ser preto, integral ou de centeio e primeiro é frito antes de receber uma dose generosa de raspas de alho cru, o que eu adooooro e deixa o petisco com um sabor picante.

Pedimos também uma tábua de queijos especiais para acompanhar cervejas e, em alguns lugares onde há vinho, existe uma diferenciação entre o CHEESE PLATTER FOR BEER e o CHEESE PLATTER FOR WINE, que são de tipos diferentes, variando de acordo com a bebida que o cliente escolher, para que a harmonização seja mais adequada. Adorei essa novidade!

No caso da foto acima, os queijos pareciam ser do mesmo tipo, sendo que um deles era natural, o outro possuía ervas aromáticas em sua composição e o terceiro era defumado. Como eu adoro reparar em detalhes, gostei das cebolinhas ali no cantinho e já usei essa ideia em casa.

Em Riga, capital da Letônia, descobrimos um bar chamado ZELTA FILINGS e aproveitamos o solzinho do meio-dia para experimentar algumas cervejas acompanhadas de BEER SNACKS. Pedimos novamente uma porção de pão de alho frito e uma tábua de queijos.

É interessante observar como um simples prato de queijos pode ser servido de diversas maneiras e acho que o céu é o limite em termos de criatividade e apresentação. Dessa vez, a tábua veio decorada com azeitonas pretas, uvas, tomates-cereja, morangos, carambolas, physalis e até alface! Também gostei muito dos palitinhos coloridos.

O pão de alho era feito de centeio e veio cortado em formato retangular. O molho também era feito com alho e um tomatinho cereja cortado ao meio finalizava a decoração.

Em Vilnius, capital da Lituânia, pedimos uma tábua de queijos que veio com uma tirinha ondulada de provolone e outros tipos cortados da mesma maneira, além de alguns biscoitinhos salgados. Adorei o efeito e gostaria de encontrar um cortador assim por aqui… se alguém souber, me avisa?

No primeiro Sábado após termos voltado de viagem, resolvi fazer uma surpresa pro Marcelo e preparei um café da manhã especial para lembrarmos das nossas deliciosas férias: pão de alho frito e dip de pepino com queijo.

Na véspera, comprei pepino japonês, creme de ricota, alecrim, queijo parmesão, alho e pão de centeio do tipo alemão. Descasquei os pepinos, cortei-os em rodelas e coloquei-os no liquidificador, acrescentando os outros ingredientes em seguida. Para finalizar a receita, joguei por cima de tudo um pouco do azeite aromatizado com pimenta, alho e alecrim que eu havia preparado em casa antes de viajar.

Em uma frigideira de Teflon, refoguei um pouco de alho em azeite extra virgem e depois fritei as fatias de pão inteiras, deixando-as bem douradinhas. Retirei o excesso de gordura com o auxílio de papel toalha.

E voilà! O belisquete simples e apetitoso ficou pronto em poucos minutos!!!! Na hora de servir, caprichei na produção (a parte que eu mais gosto): salpiquei um pouco mais de alho sobre o pão e dispus três pedaços em cada prato, ao lado de um potinho cheio de molho e de uma faca para pastinhas.

Só não posso dizer que deu tudo certo e que o resultado ficou perfeito porque eu me distraí na hora de preparar o dip e acabei colocando um monte de dentes de alho no liquidificador até passar do ponto!!!! Em uma tentativa de corrigir o erro e salvar o molho, acrescentei mais dois pepinos e um pedaço de ricota. Aí sim, o dip ficou saboroso e picante na medida certa.

Recebi um grupo de amigos em casa na sexta passada e me inspirei na tábua de queijos que provamos em Riga para dar um “tchan” no visual do petisco. Voltei do mercado com morangos, tâmaras, uvas, carambolas, tomates-cereja, azeitonas verdes e cebolinhas em conserva.

Coloquei o provolone, o camembert, o queijo do reino e a mussarela de búfala na parte central de uma bandeja giratória de madeira, ao redor de um potinho de vidro com molho de pepino. Em seguida, acrescentei os outros ingredientes e a tábua ficou cheinha de coisas gostosas!!!!

Eu adoro queijos e procuro sempre ter alguns tipos em casa. Conforme eu escrevi lá no início do post, acho que o céu é o limite em termos de criatividade na hora de servi-los. Então vamos caprichar?

Um grande beijo e uma saborosa quarta-feira pra todos!!!!

Bonfa ass