Hoje tenho o prazer de apresentar a vocês uma aspirante à arquiteta. Acho a profissão muito interessante e adoro ler livros e revistas sobre o tema com projetos criativos e soluções inteligentes para os mais diversos espaços. Há alguns meses, um casal de amigos comprou um apartamento antigo e decidiu reformá-lo por inteiro. Eles haviam reformado uma casa três anos antes e tiveram vários problemas com o mestre de obras e sua equipe, o que fez com que o orçamento estourasse e houvesse grande perda de material. Dessa vez, eles optaram por contratar uma arquiteta que se encarregou do projeto e do acompanhamento da obra. Acho que foi a coisa mais acertada que fizeram porque deixaram que um profissional especializado assumisse o trabalho, evitando um estresse desnecessário no decorrer do processo. Vamos saber mais sobre “o arquiteto”?
Olá! Meu nome é Priscila Yamany Medeiros, moro em Foz do Iguaçu e estive pesquisando sobre arquitetura para ver se me encaixo no perfil da profissão. Como consegui esse espaço no BONFA CONVIDA para compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri durante a pesquisa, segue abaixo um texto que elaborei a partir dela. Agradeço a oportunidade oferecida pela Bonfa e espero que as informações possam ser aproveitadas pelos leitoras do blog de alguma maneira. Abraços!
A construção, seja de uma casa, seja de um escritório comercial, necessita, antes de qualquer coisa, bom planejamento. Quem vai usufruir do espaço quando a obra estiver concluída deve fazer parte desse planejamento para que suas principais necessidades sejam atendidas através da construção da obra. Entretanto, o papel do arquiteto, e de outros profissionais da construção, é fundamental e decisivo.
A arquitetura, uma das técnicas para construção mais antigas e de maior evolução, tem como função principal planejar e projetar determinado espaço a ser utilizado pelas pessoas, de modo que todo o ambiente seja bem aproveitado.
As principais responsabilidades atribuídas aos profissionais de arquitetura são: estudo e planejamento de projetos, criação do desenho técnico, pedidos de orçamento, medição e controle de qualidade, entre outras. Passo a passo, o trabalho do arquiteto pode ser definido da seguinte forma:
- Estudo preliminar: análise ou observação panorâmica, através da qual, o arquiteto vai determinar qual será a maneira mais adequada para iniciar as obras. Nesse primeiro momento, é imprescindível o contato entre cliente e arquiteto, pois cabe ao cliente escolher o lugar, mas é de responsabilidade do arquiteto avaliar se o lugar é ou não indicado para a construção;
http://www.freedigitalphotos.net/images/Business_People_g201-Showing_Hand_p6174.html
- Projeto pré-executivo: elaborado pelo arquiteto para definir e delimitar a estrutura e as instalações da obra, de forma que seja compreendida pelos que trabalharão na construção da obra. Nessa fase, o cliente também pode interferir, sugerindo e analisando as decisões do arquiteto;
- Projeto legal: constituído por desenhos e textos previstos na legislação que determina as normas para a construção civil. Esse projeto deverá ser analisado pelos órgãos competentes, para que seja aprovado ou passe pelas alterações necessárias. O CREA é um exemplo de órgão que faz a análise e a aprovação desses projetos;
- Projeto executivo: final traz as soluções e alterações definidas a partir do pré-projeto e do projeto legal. O projeto executivo é composto por plantas, cortes, especificações e demais detalhes que fazem e farão parte da obra a ser executada;
- A coordenação do projeto e a supervisão da obra podem ser feitas pelo arquiteto de duas maneiras: ele pode ser simplesmente o fiscal da obra ou pode ser o responsável por todas as etapas da execução da obra.
Outra função desempenhada pelo arquiteto pode ser o desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores, que diz respeito, principalmente à decoração, considerando a iluminação e o uso das cores, por exemplo.
Priscila Yamani
colaboradora do site Construindo e Reformando
………………………………………………………………………………………………
Priscila, muito obrigada por sua participação nessa seção e por compartilhar com a gente parte da pesquisa sobre a profissão que deseja seguir. Há mais de sete anos, quando tive a oportunidade de trabalhar em um escritório de design que também desenvolvia projetos de arquitetura, conheci profissionais da área com os quais aprendi muita coisa que coloquei em prática na obra da reforma do meu “apertamento”. Quer dizer, meu foco era a parte decorativa: revestimentos, pisos, acessórios de metal para banheiro e cozinha etc. Confesso que não tinha experiência nenhuma e nem me interessava pela parte técnica de uma obra, mas como trocamos toda a tubulação de água, gás, bem como a rede elétrica inteira, penamos com erros de profissionais sem qualificação. Gente, vocês não acreditariam nos absurdos que precisamos enfrentar durante a obra… foi um sufoco! Tivemos que quebrar o que já estava “pronto” e contratamos uma nova equipe para terminar o serviço mal-feito. Hoje em dia eu procuraria um arquiteto que me ajudasse com a distribuição dos espaços, o que considero vital no planejamento de uma reforma. Por exemplo, eu adoraria ter uma cozinha americana onde pudesse interagir com os amigos que ficam na sala de estar em dias de festa e talvez fosse interessante criar uma ligação entre o escritório e essa mesma sala por meio de uma porta de correr. Penso que isso seria bastante funcional e eu poderia “aumentar” ou “diminuir” o espaço, conforme a necessidade.
Para conhecer melhor a Prisicila e seus artigos, basta acessar o seguinte link:
http://www.construindoereformando.com.br/
Bom, pessoal, fica aqui a dica e desejo a vocês um ótimo final de semana!!!!