Há algumas semanas, uma amiga que ama viajar, assim como eu, me perguntou qual foi o país que mais gostei de conhecer até hoje. Meu primeiro pensamento foi: “Só posso escolher um???? Que pergunta difícil!!!! Será que ela quer minha opinião com relação às belezas naturais ou arquitetônicas?” Acho que são duas categorias bem diferentes. A pergunta da minha amiga despertou em mim a vontade de procurar álbuns antigos, o que me proporcionou uma experiência nostálgica, divertida e prazerosa!!!! Fiquei pensando sobre esse assunto durante vários dias e, não conseguindo chegar a uma conclusão, decidi responder a ela através desse post, cujo tema são os 20 lugares mais bonitos que conheci pelo mundo afora, divididos nas duas categorias citadas.
Alguns desses lugares já foram temas de posts no blog, mas outros infelizmente não tiveram a mesma sorte, rsrsrsrs! É que, como já mencionei anteriormente, os textos sobre viagens são os mais trabalhosos e exigem uma boa dose de paciência e tempo para organizar as fotos, selecioná-las e tratá-las, além de recolher as informações necessárias e muitas vezes esquecidas sobre os lugares por onde passei. Se eu não preparar os relatos logo após o retorno de uma dessas aventuras, perco o pique a acabo adiando o post (apesar da cobrança do Marcelo, que adora ver nossas viagens registradas aqui no blog). Enfim, quando o post “nasce”, fico bem feliz porque volta e meia venho relê-lo para lembrar de alguns dias especiais e despreocupados fora da rotina.
Ah, eu gostaria de pedir a opinião de vocês:
Coloquei uma enquete na lateral do blog com a lista dos lugares listados aqui que ainda não “ganharam” um post. Ficarei agradecida se vocês tiverem um tempinho e votarem no país sobre o qual mais gostariam de ler. Dessa vez não se trata de concurso e não tem prêmio, é só uma pesquisa mesmo, e prometo que um dos próximos posts de viagem será sobre o “campeão” dessa enquete. Infelizmente, só vou considerar os passeios que fiz levando uma máquina digital, OK? As fotos mais antigas foram escaneadas e tenho certeza de que as cidades já mudaram muito após a minha visita.
Quando a foto listada já tiver aparecido em um post, basta clicar em sua legenda para ser direcionado a ele.
Então, vamos lá?
TOP 10 BELEZAS NATURAIS (não necessariamente nessa ordem)
Laguna Colorada e Salar de Uyuni, Bolívia (2010)
Glaciar Perito Moreno e icebergs em El Calafate, Argentina (2008)
Torres del Paine, Chile (2008)
Laguna Tebinquiche no Deserto do Atacama, Chile (2010)
Sidi Bou Said e o Mar Mediterrâneo ao fundo, Tunísia (2007)
Tulum e Cenotes (lagos subterrâneos) na Riviera Maia, México (2006)
Fiordes gigantescos em Flam, o branco que parece não ter fim no interior do país e as deslumbrantes cores outonais no Parque Vigeland em Oslo, Noruega (2008)
Alpes nevados em Innsbruck, Áustria (2010)
Um castelo medieval à beira do penhasco e uma igrejinha sobre a ilha que flutua no lago de cor verde esmeralda em Bled, Eslovênia (2011)
Cabo da Roca e Nazaré, Portugal (1996/2009)
TOP 10 BELEZAS ARQUITETÔNICAS (não necessariamente nessa ordem)
Cairo e Abu Simbel, Egito (2009)
Castelos do Vale do Loire e Paris, França (1996/1998/2007/2008/réveillon 2009-2010/2011)
Grand Place em Bruxelas e os canais de Brugges, Bélgica (2007)
Cidade Proibida (vista da Praça da Paz Celestial) em Beijing e parte da Muralha em Badaling, China (1997)
Marienplatz em Munique e o Castelo Neuschwanstein em Füssen, Alemanha (2010)
Riga, Letônia (2011)
Praga e Cesky Krumlov, República Tcheca (2010)
Estocolmo, Suécia (2008) – Posts: primeira parte, segunda parte
Loja da Harrods, “Sherlock Holmes” em frente ao GLOBE e o Prédio do Parlamento em Londres, Inglaterra (1996/1997/1998)
Smithsonian Castle em Washington D. C. e Boston, Estados Unidos (2004/2006)
Provavelmente fui injusta com outras cidades tão bonitas quanto as que selecionei para esse post, mas estabeleci o limite de 20 países ou essa lista não teria fim. Digo isso porque cada pedacinho do mundo onde estive tem sua beleza e é especial de alguma maneira. Mas perceberam que eu “roubei”, né? Escolhi mais de uma cidade por país, rsrsrsrsrs!
Viajar é bom demais e enriquece a gente culturamente, além de oferecer um ótimo aprendizado no que diz respeito à tolerância com outras maneiras de viver e de enxergar o mundo. Sinto que nunca sou a mesma pessoa quando retorno de uma dessas aventuras. Além das comprinhas, trago experiência de vida na bagagem.
Trocando e-mails com a Claudinha Ramalho, do blog FEITO A MÃO, outra amiga “viajante”, fiquei impressionada com o seguinte comentário, com o qual me identifiquei, e pedi permissão para reproduzi-lo aqui:
“Na verdade, viajar, seja qual for o destino, é uma das coisas de que mais gosto. Acho que conhecer o mundo e suas maravilhas é uma forma de chegar mais perto de Deus. Parece loucura, né? Mas de que outra forma podemos conhecer uma pessoa se não pelos seus atos e criações?”
Hoje em dia, existem inúmeros sites e blogs com dicas preciosas para viajantes independentes, como eu me classifico. Já passeei muito de excursão também, mas prefiro elaborar meu próprio roteiro, que na maioria das vezes é diferente de tudo o que as agências oferecem e fica bem mais barato.
Antes desse post ser publicado, mas depois que já estava pronto, recebi um convite e “desafio” da Lidiane, do blog BICHA FÊMEA, para escolher 5 destinos de viagem imperdíveis. Ufa, foi difícil resumir essa lista, mas consegui e fiz um breve texto explicando o porquê desses lugares terem entrado na minha lista TOP. Para ver o post, basta clicar no seguinte link:
http://www.bichafemea.com/2011/08/05/viagem-5-lugares-para-conhecer/
No próximo final de semana, vou partir pra mais uma aventura curtinha na região Centro- Oeste do nosso lindo país e ainda estou devendo o relato sobre nossa animada viagem a São Paulo… em breve!!!!
Um grande beijo pra vocês com votos de uma ótima semana e muitas viagens inesquecíveis ao longo da vida!!!!