Quem me apresentou o belíssimo trabalho da Mariacininha foi a Georgia do blog SAIA JUSTA. Fiquei encantada com as expressões, a composição e o colorido das “Marias”, que são únicas e exclusivas!!!! Foi paixão à primeira vista e hoje tenho o enorme prazer de compartilhar com vocês esse meu achado internético!!!!!
Muito obrigada, Katia, pela oportunidade de aparecer nas páginas do seu blog. É um imenso prazer, fico muito agradecida.
Eu consegui realizar o meu sonho de cursar a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, onde me graduei em Artes plásticas, na maturidade, quando eu já tinha passado dos 45 anos. Antes disso, o destino havia me levado por outro caminho profissional. Coisas da vida...
Se o caminho da arte sempre foi sonhado por mim, o que nunca imaginei é que acabaria cursando, seis meses depois que acabei a graduação, mestrado de Gerontologia na PUC de São Paulo. Sei que parecem ser coisas sem qualquer sintonia - arte e envelhecimento -, mas não são. Para começo de conversa, tanto a arte quanto o envelhecimento exigem do sujeito uma carga grande de coragem.
Foi através do mestrado que a colagem (recorte e colagem) surgiu na minha vida. Minha pesquisa foi sobre criatividade e envelhecimento. Para isso, pesquisei obras de artistas longevos, artistas que viveram mais de 80 anos e que produziram arte até o final de suas vidas. Entre eles, Henry Matisse. Apaixonei-me pelas cores e por seus desenhos feitos à tesoura, além da sua incrível história de superação. No começo, fiz cópias dos seus recortes, mas sempre procurando encontrar a minha própria voz. E foi assim, aos poucos, que surgiram as séries “Com asas”, “Com licença”, “Limpando gaveta”, as “Marias”, entre outras, sempre focando um trabalho lúdico.
A inspiração para as colagens vem de qualquer lugar. De um passarinho na árvore, de uma semente jogada no chão, de retalhos, de restos de conversas, de notícias de jornais, de carrinho de pipoca, de portão de escola, de histórias de amor e de saudades. Enfim, de quase tudo, o importante é o exercício do olhar e da imaginação.
As Marias são, alegres, brincalhonas, divertidas, irreverentes, coloridas, poéticas, às vezes sérias e tristes, como todas nós. Procurei para elas uma forma literalmente inusitada; não são ilustrações de revista feminina, não possuem finalidade feminista ou ideológica, elas são as meninas que moram dentro de cada mulher.
Já falei um pouco sobre mim e um pouco sobre o meu trabalho. Acho importante também falar sobre a técnica de recorte e colagem. É uma técnica que não lida só com a sua intenção do trabalho, mas também com a casualidade e eu aprecio muito isso. É uma técnica espontânea, há muitas justaposições, acasos e acidentes, nas outras técnicas também pode haver, mas na colagem é quase uma característica. Um recorte que se move sobre a folha, ou o modo como cai, os retalhos que seriam descartados, cada um destes acontecimentos pode mudar todo um trabalho. Isso faz dela uma técnica apaixonante e divertida.
O mais gratificante destes trabalhos são os comentários que recebo. Dos cinco anos no Flickr e três anos do Blog, e agora no Facebook, noventa por cento dos comentários dizem que meu trabalho provoca sorrisos e encanta. Para mim é um feedback fantástico.
Muito obrigada pela atenção, em especial à Katia, que é uma artista ilustradora talentosa e que cedeu gentilmente este espaço para o meu trabalho. Obrigada, querida por tudo, e a todos pela atenção. E eu estou à disposição para qualquer dúvida.
Concurso Maria de que?
Aqui estão duas Marias, doidinhas para ir morar em sua casa. Para isso vocês precisam primeiro encontrar um nome para elas. Já sei, são Marias! Mas de que? Afinal estas Marias gostariam de chegar a sua nova casa devidamente identificada com RG. Para ajudar aqui vão algumas dicas:
1- Maria de que?
Ela adora mudança, no sentido pleno da palavra. Muda os móveis de lugar, o cor do cabelo, a maneira de se vestir, arrasta o vaso de flor da sala para o banheiro e a flor dos cabelos para a cintura. Está sempre procurando um pretexto para mudar, pois para ela as mudanças são sempre bem vindas, arejam a vida e as ideias.
2- Maria de que?
Parece incrível, mas ela resolveu costurar. Cansada das mesmices das vitrines, resolve fazer suas próprias roupas. Inscreveu-se em curso de corte e costura, e para não perder tempo comprou logo uma maquina e monte de tecidos floridos. Ainda está no começo, mas já exibe orgulhosa sua primeira criação.
Este é novo concurso do Blog Casos & Coisas da Bonfa. Estamos escolhendo um nome para estas Marias. Eu Mariacininha escolherei um e a Katia outro. Muita criatividade nesta hora pessoal! Estamos aguardando suas sugestões no formulário de comentários desse post até o dia 7 de setembro, OK? Ah, As Marias vão em caixas de acrílico, devidamente embaladas.
Obrigada a todas pela atenção.
Beijos
Mariacininha
………………………………………………………………………………………..
Mariacininha, eu me emocionei lendo seu texto! Seu trabalho realmente encanta e provoca admiração imediata. Eu me lembro de ter ficado com um grande sorriso no rosto quando comecei a ver suas “Marias”, minha coleção preferida. Fui correndo compartilhar a novidade com meu amigo Wagner, designer de superfície apaixonado por todas as formas de arte. Assim como eu, ele teceu mil elogios ao seu trabalho. Nossa, como eu me identifiquei com você!!!!! Sua abordagem lúdica e a descrição das Marias como “as meninas que moram dentro de cada mulher” é ótima. Eu conservo uma menininha dentro de mim, às vezes moleca e irreverente e outras vezes, assustada e tímida. Além de plasticamente bonito, seu trabalho tem alma e conteúdo. Como deixei registrado no primeiro comentário que fiz no seu blog, virei fã assim que bati o olho nas suas criações e fiquei feliz demais quando você aceitou o meu convite para compartilhar sua arte aqui no Casos & Coisas da Bonfa!!!!! Sou eu que tenho muito a agradecer a você e desejo que nunca te falte inspiração e vontade para continuar criando essas belezas que nos mostrou aqui hoje.
Vou adorar ajudar a escolher os nomes mais criativos para as Marias!!!!! Obrigada por mais esse presentão para os leitores do blog!!!!
Para se encantar com as criações da Mariacininha, basta clicar no seguinte link:
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana criativo e BOA SORTE!!!!