O convidado especialíssimo de hoje é o meu pai, ou “Beto” para os íntimos. No Dia dos Pais, ele foi para a cozinha preparar um prato que é sua marca registrada, aperfeiçoado a cada tentativa de acrescentar um novo ingrediente ou tempero. Da última vez, estava perfeito, e decidi fotografar alguns passos da receita para compartilhá-la aqui com vocês.
Segue a receita que preparo há muitos anos, sempre tentando melhorar e experimentando novos temperos. Dessa vez, acho que cheguei a um resultado bastante satisfatório. Esse prato é muito elogiado pelos amigos e familiares. Espero que gostem!
Ingredientes:
- 1,5 kg de camarão MG de mar descascado e limpo.
- duas cebolas médias
- de 8 a 10 dentes de alho
- salsinha fresca
- dois tomates grandes
- um a um e meio copo de whisky red label
- azeite de oliva de boa qualidade
- pimenta do reino
- pimenta malagueta curtida no azeite
- duas caixas de catupiry
- dois a três limões
- sal grosso de churrasco
Modo de preparo:
Picar em pedaços pequenos e porções separadas a cebola, os dentes de alho, a salsinha. Se preferir pode ao invés de picar, ralar num ralador de queijo a cebola.
Cortar os tomates ao meio e retirar as sementes, depois ralar no ralador de queijo somente a polpa, descartando a casca. Lavar os camarões num escorredor. Espremer os limões lavando o camarão no seu caldo. Transferir os camarões para uma panela, lavar também com um pouco de whisky (cerca de meio copo). Polvilhar o camarão com pimenta do reino. Usar uma frigideira de inox grande e funda. Levar ao fogo com pouco azeite, e logo que estiver quente dourar a cebola e o alho. Ir controlando com mais azeite para não deixar queimar. Colocar a polpa de tomate e a salsinha. Colocar um pouco de sal grosso e ir mexendo sempre. Colocar um pouco de whisky e o caldo da pimenta malagueta. Colocar os camarões e tampar a frigideira.
Quando os camarões ficarem vermelhos, colocar o restante do whisky e flambar. Ajustar sal e pimenta e a consistência do camarão a gosto. Atentar que a pimenta parecera mais forte do que no prato final devido ao catupiry que justamente ajustará o gosto da pimenta. Cuidado para o camarão não passar do ponto de consistência ideal.
Quando estiver no ponto, introduza com cuidado o catupiry, mexendo sempre e controlando o fogo para não deixar ferver. Quando o catupiry tiver se tornado pastoso e a consistência estiver uniforme, o prato estará pronto para ir à mesa.
Bom apetite!
Roberto Bonfadini
……………………………………………………………………………………
Minha mãe nunca gostou de cozinhar, mas era ela que preparava a comida do dia a dia quando éramos crianças. Já nos finais de semana em que estava inspirado, meu pai ia pra cozinha e elaborava pratos sofisticados, que geralmente tinham frutos do mar como ingrediente principal: lagosta, cavaquinha, polvo, camarão, siri, haddock e até uma centolla enorme já passaram por suas panelas. Lembro que eu e minhas irmãs adorávamos os dias em que ele resolvia se aventurar no fogão e a gente aproveitava a empolgação para brincar de “restaurante”. Nós arrumávamos a mesa, desenhávamos uma Logomarca nos guardanapos de papel e aguardávamos ansiosas a hora do almoço. Que nostalgia!!!!! São momentos simples e divertidos como esse que a gente guarda pra sempre na memória, né?
Quando soube que meu pai iria preparar essa receita de camarão com catupiry, perguntei se eu poderia mostrá-la aqui no blog e ele topou, é claro!!!!! Todo mundo que experimenta esse prato faz mil elogios e sempre repete.
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!!