Mascote da Santa Clara e eu na entrada do FESTIQUEIJO em Carlos Barbosa-RS
Taça, garfinho para petiscos e folder para aproveitar bastante o festival!
Variedade de queijos
Show de música folclórica
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus em Farroupilha-RS
Salto Ventoso em Farroupilha-RS
Salto Ventoso em Farroupilha-RS
Há algum tempo, o Marcelo teve a ideia de postar sobre as atrações na serra gaúcha fora do eixo Gramado-Canela, cidades extremamente turísticas e badaladas. Ambas são muito bonitas e por isso mesmo é fácil encontrar vários relatos e dicas do que fazer por lá.
Então ele criou a série de posts SERRA GAÚCHA MENOS BADALADA, nos quais relatou nossa passagem esse ano por Nova Petrópolis, Três Coroas, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Garibaldi, Antônio Prado, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha. O Marcelo é muito mais rápido do que eu e normalmente não demora mais do que uma ou duas semanas para publicar seus relatos no MOCHILEIROS, todos bem completos em termos de logística, dicas para viajantes e valores dos passeios. Eu sou mais detalhista em outro aspecto, já que as fotos são o que mais me incentivam a conhecer um lugar novo. Por isso prefiro selecionar as imagens com calma e tratar cada uma antes de inseri-las nos posts. Também gosto de contar como me senti em determinados momentos e registrar a minha opinião sobre as atrações que visitei, o que torna meus relatos de certa forma mais intimistas e pessoais. Sendo assim, temos estilos bem diferentes de escrever sobre viagens e eu acho isso muito legal porque nossos posts acabam sendo complementares.
Relendo os posts do Marcelo, fiquei animada em escrever sobre a linda região de Bento Gonçalves com ênfase no Vale dos Vinhedos e nos Caminhos de Pedra. Mas isso fica pra outra ocasião, já que hoje é dia de Carlos Barbosa e Farroupilha!
Eu já sabia da existência de uma cidade gaúcha chamada Carlos Barbosa, mas não tinha ideia do que havia para conhecer por lá, até que a minha prima Inaiá comentou sobre o FESTIQUEIJO, durante nossa viagem à Porto Alegre no ano passado.
Carlos Barbosa é a cidade onde termina o passeio do trenzinho Maria Fumaça, é também a cidade que hospeda a fábrica da Tramontina e possui um famoso time de futebol de salão. Fora isso, as atrações principais ficam todas no centrinho: o Parque da Estação, a Igreja Matriz e o Calçadão. Mas estivemos lá pra curtir o festival de queijos e vinhos que acontece no inverno. A entrada custa 65 reais por pessoa e dá direito a uma taça de vinho, um garfinho para petiscos e a consumação liberada de queijos, vinhos e muitos outros belisquetes, além de shows de música folclórica gaúcha, italiana e até rock dos anos 60. Achei que valeu muuuuuuuuuuuuuuito a pena!!!!!
Turista “miquenta” que sou e possuidora de uma alma infantil que não me abandona nunca, é claro que eu fiz questão de tirar uma foto com o enorme queijo mascote da Cooperativa Santa Clara e depois com a estrutura de queijo esburacado da imagem acima, que ficava na entrada do salão onde aconteceu a festa.
Eu achava que o FESTIQUEIJO era um festival de queijos e vinhos e só. Mais eis que ao me aproximar da bilheteria, dei de cara com esse cardápio cheio de outras comidinhas. Eu cheguei a cogitar a possibilidade de elas serem pagas à parte, mas que nada! Estava tudo incluído no valor do ingresso e achei ótima a relação custo x benefício, principalmente porque estávamos esfomeados e só havíamos tomado o café da manhã esse dia!!!!
Depois de entrar na festa, peguei minha taça e meu garfinho e parti para a degustação das comidinhas. Eu também não sabia que haveria espumante e, como fã do tipo BRUT (o mais seco), tomei só uma taça de vinho e me deliciei com as variedades da bebida borbulhante, principalmente das marcas CASA VALDUGA e PETERLONGO.
Fiquei impressionada com a variedade e a qualidade dos queijos que provamos. O salão não era muito grande e imagino que, por isso mesmo, não havia mesas nem cadeiras. Os visitantes ficavam em pé ou dançavam ao som das bandas que se apresentavam no palco. Uma vez lá dentro, o participante da festa pode ficar quanto tempo quiser, mas é claro que chega um momento em que ninguém aguenta mais comer nem beber, né? Assim o público vai se renovando durante o dia.
Assim que entramos, percebemos que o pessoal se organizava em filas para petiscar os queijinhos e outras comidas. Então entramos na primeira fila que vimos e fomos experimentando o que nos chamava a atenção.
Vi queijo com vinho, molho de chimichurri, pesto, pimenta calabresa etc. Alguns eram bem gostosos e outros nem tanto, mas valeu a pena provar. Ah, além dos salgados, os expositores também ofereciam doce de leite e iogurte. As filas andavam rápido e havia muita fartura.
Se vocês me perguntarem que tipo de alimento eu mais gosto e do qual eu sentiria mais falta se fosse cortado da minha alimentação, eu não hesitaria em responder: QUEIJO!!!!! Eu adoooooro queijo, assim como o meu pai, que também deve ter tido forte influência no meu gosto por receitas bem temperadas e apimentadas! Para acompanhar os queijos, acho que não tem nada melhor do que um prato de frios variados e isso também estava disponível na festa.
Apesar de não ser muito fã de linguiça, eu fiquei simplesmente apaixonada por um dos tipos oferecidos no estande da Santo Isidoro e repeti várias vezes. Ai, como me arrependi de não ter trazido um pacotinho pra casa!!!!!
Os pães de queijos tradicionais e temperados sumiam das cestas rapidinho para serem substituídos por novas fornadas num piscar de olhos!
Havia pelo menos duas mesas compridas no meio do salão, nas quais havia bandejas com pastéis, pizzas, picles, polenta, galeto, croquetes e muitos outros belisquetes apetitosos…a comida era farta mesmo!!!!!
Os petiscos estavam ótimos, o espumante geladinho descia que nem água e o show estava animadíssimo, mas quando anoiteceu, o lugar começou a ficar muito cheio e desconfortável. Era a nossa deixa pra voltarmos ao hotel, já que gostamos de dormir cedo e bebemos além da conta!
No dia seguinte, acordamos bem, apesar dos excessos da noite anterior, e seguimos para Farroupilha, a fim de conhecer a cidade antes de voltarmos para Porto Alegre à noite.
Farroupilha é conhecida por suas fábricas de malhas e pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Fomos direto para o Santuário, que estava bem cheio para a missa de domingo.
A igreja em si não tem muitos atrativos estéticos e eu preferi ficar admirando a vista lá de cima, que é muito bonita.
Em seguida, nos dirigimos ao centro da cidade e visitamos a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. A construção fica no meio de uma bela praça que conta com um lindo projeto de paisagismo e canteiros repletos de flores.
O belo edifício em estilo gótico foi inaurado em 1935.
De lá, seguimos para o Parque dos Pinheiros, uma área de lazer muito bem cuidada, que possui lago artificial, piscina pública, pista para caminhadas, parque infantil, pista para skate, quadra de futebol e vôlei de areia.
É esse tipo de lugar tranquilo que me encanta quando vou visitar as cidades do interior do Brasil. Fico sonhando que um dia vou trocar a efervescência do Rio por uma vida mais pacata em algum outro cantinho do país…
O impressionante Salto Ventoso é uma cascata de 52 metros de altura que cai em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento e 25 metros de altura. Ela fica a 11 quilômetros do centro de Farroupilha, serviu como cenário para o filme “O Quatrilho” e para a minissérie da Rede Globo “Quinto dos Infernos”.
O Marcelo fez o seguinte comentário em seu relato: “Esse é um lugar relativamente pouco conhecido da serra gaúcha, embora seja um dos mais belos lugares naturais que conheci na região. Trata-se de uma linda cachoeira de 50 m de altura, que vc pode visitar tanto por cima (de onde ela cai) quanto por baixo (onde ela cai). Entretanto, o surpreendente está no fato de você poder dar a volta por "dentro" da cachoeira - talvez este seja o grande diferencial do lugar.”
A queda d´água é realmente muito bonita e o mais gostoso é passar pela gruta que fica atrás dela.
A gente tem a sensação de que a água forma uma espécie de cortina tentando esconder a gruta.
Demos a volta na cachoeira até chegar lá embaixo. Não sei se é possível banhar-se, mas nem cogitamos essa possibilidade, já que fazia frio.
Tiramos algumas fotos e contemplamos a linda paisagem por algum tempo, antes de voltarmos à entrada do parque para pegar a estrada rumo a Porto Alegre.
Antes de chegarmos ao estacionamento, avistei esses bancos fofos para piquenique e vimos um casal com duas crianças e dois cachorros preparando um churrasco bem cheiroso ali por perto. Me pareceu um lugar bastante agradável para passar um relaxante dia de domingo com a família.
Em Porto Alegre aproveitamos as horas antes do embarque para conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que é SENSACIONAL!!!! Só não vou escrever nada sobre ele aqui porque o local merece um post exclusivo e especial!!!!
Para quem se interessou em participar do FESTIQUEIJO, a edição de 2013 acontecerá de 4 a 28 de julho e vocês podem buscar mais informações no site oficial:
http://www.festiqueijo.com.br/
Aliás, pessoal, se vocês souberem de alguma festa típica regional que acham que eu e o Marcelo vamos gostar, será que poderiam compartilhar a informação? A gente adora esse tipo de evento e ainda aproveita para conhecer mais um pedacinho do Brasil!!!!
Beijão pra todos com votos de uma ótima quarta-feira!!!!