domingo, 4 de novembro de 2012

Criação de Identidade Visual para a empresa É PIQUE!

epique17

epique21

1

3

epique20

Bom dia, pessoal!!!!! Faz tempo que eu não apresento um trabalho de identidade visual por aqui, né? Esse ano surgiram várias oportunidades de viagens e sei que o tema foi recorrente no blog. Fico feliz em poder relatar minhas aventuras e reviver esses momentos especiais, além de deixar dicas e sugestões para quem deseja fazer os mesmos roteiros. Porém, como a proposta do blog é mostrar os “casos e coisas da Bonfa”, esse espaço não possui um tema único e registra o que acontece de mais interessante na minha vida, que não é cor de rosa, mas também não é cinza, rsrs! Os posts refletem o meu momento pessoal e eu não tenho dúvidas de que as viagens desse ano fizeram uma grande diferença na minha maneira de pensar e de ver o mundo. Viajar revela muita coisa sobre nós mesmos, estimulando o auto-conhecimento e o aprendizado. Enfim, é tudo de bom e eu recomendo a todos! Mas hoje eu gostaria de mostrar mais um pouco do meu trabalho como designer gráfica.

A cliente que solicitou o projeto de identidade visual já conhecia o meu trabalho e fiquei muito feliz quando ela me procurou novamente para dar forma à sua nova empreitada. A seguir, vocês poderão observar como ocorreu o processo de pesquisa e desenvolvimento da Logomarca, elementos de apoio e aplicativos referentes à identidade visual da empresa É PIQUE!.epique

epique2

No trabalho profissional de elaboração da identidade visual de uma empresa ou pessoa física, é necessária uma fase de pesquisa e de análise do mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil de seu público-alvo. Meu trabalho começa com a conceituação da marca, por meio de conversas sobre a mensagem que o cliente deseja veicular através do grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).

Antes de qualquer coisa, fiz uma pesquisa sobre Logomarcas de empresas com objetivos similares aos da É PIQUE!. Listei as que considerei mais relevantes e as submeti à análise da minha cliente, juntamente com a apresentação do primeiro layout. Observando as imagens acima, vocês podem perceber alguns elementos em comum entre as marcas como, por exemplo, as cores vibrantes, os balões de festa, as estrelas estilizadas, as bandeirinhas, os pirulitos, os laços de fita, as velas, os bolos/cupcakes e os chapéus de festa.

epique3

Partindo de uma das sugestões da cliente, que seria pensar em algo como objetos decorativos saindo de uma caixa, organizei na terceira página da apresentação uma lista de Logomarcas que também se basearam nesse príncípio.

Depois de alguns esboços e, tendo em mente os elementos que remetem ao conceito de festa, sugeri à cliente uma Logomarca que inclui um mascote representando um palhacinho estilizado (com poucos traços característicos a fim de que ele não ficasse restrito à ideia de circo). O mascote "pula" de dentro da letra Q com um balão de festa, como se fosse um "Jack in the Box", aquele bonequinho que sai da caixa e surpreende a criança presenteada.

1

Cheguei a esse resultado como uma forma de aproveitar a ideia da caixa-surpresa, que, quando aberta, revela um mundo de brincadeiras e possibilidades. E isso é exatamente o que acontece em uma festa infantil! Elaborei uma versão horizontal e outra vertical. As duas podem ser utilizadas a critério da cliente, dependendo do espaço disponível na peça gráfica a ser desenvolvida. 

2

Como a cliente havia me informado que, a princípio, a  empresa seria focada em festas infantis, mas existia a possibilidade de abrir um espaço para festas adultas como chá de panela, despedida de solteira, chá de bebê etc., criei uma assinatura simplificada que pode ser usada nesses casos. Essa versão da Logomarca não possui o mascote, há somente o balão e as estrelinhas desalinhadas de maneira que passem uma impressão de movimento, de dinamismo e de alegria, acima de tudo. Na primeira assinatura simplificada, mantive o balão, que também funciona como o "pingo do i", mas propus uma segunda assinatura, ainda mais enxuta, sem o balão. Todas elas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da identidade visual não será comprometida se ela optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

3

 

4


Além da Logomarca colorida, é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores.

5


Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte do processo de criação.

6

Depois de pesquisar slogans de empresas com objetivos similares, pensei na frase "festas prontas personalizadas", que me parece sintetizar o serviço oferecido pela É PIQUE!. Procurei usar fontes despojadas, divertidas e pouco comuns na Logomarca. A palavra É PIQUE! recebeu um tratamento especial por meio de uma letra encorpada e da interferência que me permitiu inserir o mascote na letra Q sem descaracterizá-la nem prejudicar a sua legibilidade. Para o slogan, optei por uma fonte manuscrita com boa leitura, o que é difícil de encontrar, já que a maioria das letras nesse estilo são muito formais ou muito garranchadas. Nesse caso, eu queria passar uma noção de algo feito com carinho e atenção personalizada e penso que uma bonita fonte manuscrita consegue "dar conta do recado".

epique11

Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de camisetas, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.

epique9

No mais, penso que as próximas imagens são auto explicativas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, sugeri cinco opções de cartão de visita e seis opções de etiquetas, simulei três modelos de caixa, dois modelos de sacolas feitas com papel reciclado + etiquetas, além da aplicação em cartazes, roupas e brindes.

padroes

Criação de padronagens usando os elementos de apoio da ID Visual

 

epique12

Opções de cartões de visita

 

epique13

epique14

Série de etiquetas com frente e verso

 

2

Caixa/embalagem para presente

 

apresentaçãoG15

Sacolas e etiquetas feitas com papel reciclado

 

epique18

Aplicação em posters

 

epique19

camisetas

Aplicação da Logomarca + padronagem em roupas

 

E isso é tudo, pessoal! Se vocês gostaram do meu trabalho, precisam de uma identidade visual ou querem reformular uma marca já existente, podem contar comigo! Na área de design gráfico, essa é a minha atividade preferida!

Para solicitar um orçamento, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com, e para ver meu portifólio completo, é só clicar no seguinte link:

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana bem alegre e festiva!!!!

Bonfa-ass