Pratos e canecas equilibradas formando uma peça única
Os falsos doces são, na verdade, queijinhos de cabra temperados trazidos pela Milena Orlando
O Cup Cheesecake de goiaba da Flavinha Mergulhão rendeu orgasmos gastronômicos!
Os guardanapos dobrados em forma de rosas da Simone Scharamm fizeram o maior sucesso na mesa do chá
Minha torta salgada personalizada… que seja a primeira de muitas!
Pratos altos com arranjos de flores em canecas: experimente essa ideia!
Os brownies da Marta Riba embalados em um belo tecido florido deram vida à mesa principal e contrastaram com a toalha clarinha
A lembrancinha super delicada da Ana Paula Carneiro é tão linda que eu não me canso de olhar e de admirar!
Pessoal, algumas vezes eu tenho a impressão de que as coisas improvisadas e decididas na última hora são as que funcionam melhor! E que estavam predestinadas a acontecer dessa forma. A vinda da querida amiga Cláudia Ramalho direto de Maceió especialmente para participar do Chá das Flores foi um bom exemplo disso. Eu a visitei na “Terra dos Marechais” uma única vez, mas ela esteve no Rio em outras ocasiões e, infelizmente, não conseguimos nos ver. Ainda esse ano, farei uma viagem para Alagoas, mas a Claudinha tem compromisso justamente no fim de semana em que estaremos por lá. Não faz mal, quando tiver que ser, será… e será bom demais!!!!
A semana que antecedeu a festinha foi a mais conturbada do ano. Eu fiz uma lista imensa com as tarefas que precisava cumprir até sexta-feira e achei que não iria dar conta de todos os compromissos. Eu me desdobrei, trabalhei até tarde, dormi que nem uma pedra de tão cansada, me estressei, me descabelei (sou dramática, rsrs!), mas consegui fazer tudo no prazo estabelecido. Embora eu tenha reduzido consideravelmente a quantidade de tempo que planejava dedicar ao encontro, no fim das contas, o Chá das Flores ficou muito mais bonito e charmoso do que eu esperava, até porque é um evento coletivo e eu tinha certeza de que minhas convidadas talentosas se superariam!!!!
Separei todas as louças brancas que tinha em casa e deixei que as meninas escolhessem as peças mais adequadas para servirem suas guloseimas. A Claudinha foi prejudicada pela falta de energia que deixou meu prédio sem luz durante boa parte da manhã, mas mesmo assim, ela teve tempo de preparar os lindos cupcakes cobertos com ganache de chocolate da foto acima, envoltos em forminhas que ela improvisou retirando a barra de uma toalha de mesa feita de papel rendado.
Depois que todas as meninas chegaram e organizaram os belisquetes, vi a mesa e fiquei encantada com seu colorido! Para que o visual não ficasse poluído, optei por uma toalha azul clarinha e peças neutras, o que se revelou uma ótima escolha, já que a Martinha embrulhou seus suculentos brownies em tecido florido e a Patrícia caprichou nos rótulos das geleias caseiras que preparou especialmente para a festa.
Na foto acima, vocês podem ver os biscoitos de chocolate com aveia da Claudinha, as geleias da Patrícia e os brownies da Martinha, dentro de lindas sopeiras brancas emprestadas pela Ana Paula.
Gente, vocês acham que a Patrícia fez uma simples geleia de morango? Que nada! Minha talentosa amiga, que conheci no colégio aos 12 anos, aromatizou uma delas com água de rosas e a outra com fava de baunilha… chiquérrima, né? E ela ainda criou charmosos rótulos personalizados, um arraso!!!!
Além dos doces, havia uma torta salgada, cujo PAP no post anterior, pães recheados de queijo e presunto feitos pela Patrícia e pequenos brioches também recheados trazidos pela Milena.
Para complementar os petiscos salgados, coloquei o provolone cortado em cubinhos em uma petisqueira própria para azeitonas, que adaptei para servir o queijo acompanhado de mostarda Dijon.
Dessa vez, a decoração do buffet foi minimalista e, além do samovar pintado pela minha mãe, só havia uma petisqueira com frutas secas que ganhei de presente da Martinha, a peça montada com pratos + canecas e a Árvore dos Desejos. A taça de espumante saiu na foto sem querer, rsrs!
Detalhe da Árvore dos Desejos no início da festa
Gostaria de aproveitar esse post para agradecer à Francine Stein e à Malú Holzmüller pelas dicas de usar fita dupla-face e marzipã entre os pratos e canecas, a fim de garantir uma maior estabilidade das peças. Nesse caso, eu as mantive simplesmente encaixadas, já que o conjunto me pareceu bem firme. Para não correr riscos desnecessários, achei melhor servir um petisco bem levinho.
Quando a Milena chegou com os queijinhos, achei que eram os belisquetes perfeitos para colocar nos pratos equilibrados! E que delícia, gente! Eu já os havia experimentado no aniversário dela em janeiro e mostrei-os AQUI, mas dessa vez, a Mi trouxe sabores diferentes, como salmão, damasco, semente de papoula e caviar vermelho. Foi ela que escolheu as forminhas delicadas que deixaram os salgadinhos ainda mais atraentes! Para quem quiser experimentar, os queijos são fabricados pelo SÍTIO SKILALOGA.
Na mesa de centro, coloquei as xícaras pintadas por amigas da minha mãe, além de um bule de chá, um arranjo de flores e, é claro, taças de champanhe!!!! Os guardanapos em forma de rosas elaborados pela Simone Scharamm deram um “tchan” no visual e contrastaram com a toalha e as florezinhas de papel em tons pastéis.
Detalhe da xícara de porcelana pintada à mão na mesa de centro
Os charmosos palitinhos de madeira contendo açúcar cristal aromatizado com baunilha vieram direto da Alemanha e foram um presente da Ciane Serra, do blog BY SAVANNA HOME AND KIDS. Eles são usados para adoçar bebidas.
A Claudinha trouxe essas fofas lanternas de papel para enfeitar a entrada do meu apartamento e, segundo a própria: “Eu as havia comprado na Luísa Festa e planejava usá-las na festinha da Mamá, mas não consegui pendurá-las ao ar livre, fazendo um móbile como pretendia. Acabei guardando a ideia para uma outra oportunidade, que chegou muito antes do esperado. Ficou legal, né? Para complementar, colocamos as mesmas florezinhas de papel que Katinha tinha cortado para enfeitar a mesa da sala”.
Em uma das extremidades do móvel onde fica a TV, posicionei dois pratos altos que a Ana Paula decorou com bolinhos embalados em trouxinhas de tecido florido. Ao redor deles, ela colocou suas lembrancinhas.
Detalhe das sacolas com lembrancinhas
As meninas capricharam nos presentes e, no final desse post, vocês vão encontrar os links para os blogs dessa galera criativa! Lá vocês poderão acompanhar os PAPs das comidinhas e das peças de artesanato que elas confeccionaram especialmente para o Chá das Flores.
Na foto da Claudinha Ramalho, vocês podem perceber que usamos as prateleiras que ficam em cima da mesa principal para enfileirar nossas lembrancinhas, integrando-as à decoração da festa.
E aqui estamos nós: felizes, contentes, radiantes, conectadas, sintonizadas e aproveitando cada minuto do encontro!!!! Da esquerda para à direita: Flávia Mergulhão, Milena Orlando, Simone Scharamm, Cláudia Ramalho, Ana Paula Carneiro, Eu, Marta Riba e Patrícia Haddad (abaixada).
Uma das meninas sugeriu que usássemos roupas e/ou acessórios floridos no dia da festa e, como lá em casa todo mundo entra no clima, foi o que fizemos. A Flávia Mergulhão clicou os detalhes acima.
O Chá das Flores foi somente o nome que demos ao nosso encontro, porque quase ninguém tomou chá propriamente dito: a maioria optou pelo espumante geladinho, rsrsrs! Um brinde à amizade!!!!!
Nossa convidada de honra fez o maior sucesso! Se ela já é nota 10 virtualmente, pessoalmente, ela é nota 11. Quanta simpatia, alegria, energia, descontração, criatividade e talento!!!!!
Aproveito para reproduzir aqui o comentário que deixei no post da Claudinha sobre o nosso encontro:
“Claudinha, posso dizer, sem exagero, que essa tarde foi uma das melhores coisas que me aconteceram esse ano!!!!! Eu acho que todas nos sentimos tão sintonizadas e conectadas, né? Estava precisando muito relaxar, desacelerar e curtir esses momentos deliciosos cercada de pessoas queridas e com ótimas energias! A blogosfera me trouxe tantas coisas boas, nem sei como agradecer!!!! Tirando algumas pedras no caminho, o saldo é extremamente positivo! Te conhecer há alguns anos foi um dos maiores presentes que recebi desse mundão virtual e ter estado na sua casa no ano passado foi emocionante. Te receber no meu cantinho então, foi maravilhoso! A gente parece ser amigas de infância, né? Fiquei emocionada com seu comentário:
“Adoro vc, Katinha, cada dia mais. Nunca vi tanta afinidade em pessoas com vidas tão diferentes! Foi uma dos melhores tardes da minha vida. Pense num final de semana arretado!”
Sentir uma afinidade assim tão grande não tem preço! Família e amigos são as coisas mais valiosas da vida! Já me decepcionei muito com algumas pessoas, mas no fundo, eu sempre soube que não eram confiáveis. Infelizmente, não dei a devida atenção à minha intuição, mas foi ótimo me afastar dessa galera e me aproximar de gente tão “do bem”, tão carinhosa, tão gentil e tão autêntica! Um brinde aos momentos especiais e as pessoas que fazem diferença nas nossas vidas! ADORO VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!”
Quando acabou o espumante, a Patrícia fez um drink delicioso e bonitão usando xarope de cranberry e refrigerante de limão. Bem refrescante!!!! E a Árvore dos Desejos se encheu de mensagens carinhosas, que vou guardar com todo o cuidado…
Todas as fotos desse post são de autoria da Ana Paula Carneiro e da Flávia Mergulhão e os blogs das minhas talentosíssimas convidadas estão listados abaixo:
Cláudia Ramalho: http://www.blogfeitoamao.com/
Flávia Mergulhão: http://ateliedacaie.blogspot.com.br/
Simone Scharamm: http://simonescharamm.blogspot.com.br/
Patrícia Haddad: http://www.antesduranteedepois.com.br/
Ana Paula Carneiro: http://deanaaz.blogspot.com.br/
Marta Riba: http://cantinhomarta.blogspot.com.br/
Milena Orlando: faz um blog URGENTE, Mi!!!!!!!
Stela Martins: http://prosopopeiascintilantes.blogspot.com.br/
Uma amiga me disse um dia que “os verdadeiros amigos não são aqueles que te consolam nas derrotas, mas sim aqueles que vibram com as suas conquistas”.
Um grande beijo pra todos com votos de um dia florido e de muitos encontros especiais com pessoas queridas. Todo dia é dia de celebrar o amor e a amizade!!!!