segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Peças gráficas para o Chá das Flores, lembrancinhas para as convidadas, espaços decorados e uma torta salgada personalizada

Tive uma semana bastante corrida e na segunda-feira passada, quando finalizei a lista que preparei com os compromissos que eu deveria cumprir até sexta, achei que não estava sendo realista e não daria conta do recado. Uma vez li uma frase postada pela Fernanda Reali no Facebook que me marcou: “Entre 8 e 80 existem 72 possibilidades”. Adorei isso e, desde então, tenho tentado trazer esse conceito para a minha vida, que era baseada no “tudo ou nada”. Sendo assim, consegui me organizar para produzir uma única peça gráfica que serviu tanto para enfeitar as lembrancinhas quanto para revisitar uma ideia que tive há alguns anos: criei uma Árvore dos Desejos personalizada para o nosso Chá das Flores!

bulesozinho

Fotografei o samovar pintado pela minha mãe e, usando o Photoshop, recortei somente a parte superior da peça, ou seja, o bule. Em seguida, apliquei nele o filtro watercolor (aquarela) e o resultado está na imagem acima.

Foi só o que consegui fazer com o pouco tempo que tive antes da festinha, mas achei legal a ideia de aproveitar o talento da minha mãe para a pintura e foi também uma maneira de homenagear essa mulher maravilhosa que amo e admiro tanto! 

Depois de imprimir os bules em dois tamanhos diferentes, recortei-os e usei os menores como etiquetas para as lembrancinhas que ofereci às minhas convidadas.

Eu havia planejado outra coisa, mas com o tempo escasso, tive que ativar um plano B e resolvi montar saquinhos com um mix de frutas secas especiais. As amêndoas, avelãs e passas foram compradas no HORTIFRUTI, mas as castanhas do Pará vieram diretamente do mercado Ver-O-Peso, em Belém, e as castanhas de caju cobertas com coco vieram de Natal, RN.

Para que as frutas se conservassem melhor, coloquei-as em um saquinho plástico transparente antes de inseri-las nos sacos de filó que comprei na papelaria JLM.

Para finalizar as lembrancinhas, fiz um furinho na tampa do bule com o auxílio de um cortador especial e passei a fita por ele, terminando em um lacinho. Ficou simples e delicado.

Vocês Lembram da FESTA DA PRIMAVERA que aconteceu lá em casa em 2009? Na época, eu produzi um enfeite para decorar o buffet que consistia em galhos secos pintados com tinta marrom, onde pendurei flores e folhas de papel. Fiquei feliz quando descobri o arranjo escondidinho no topo do armário que fica na área de serviço e decidi adaptá-lo à nova festa, retirando as flores e mantendo as folhas.

Ao lado dele, posicionei os 8 bules maiores a fim de que as minhas convidadas pudessem usar o verso da imagem para deixar um recadinho para as outras meninas ou para alguém em particular.

O nono bule era meu e deixei-o pendurado no arranjo antes da festa começar para incentivar as meninas a fazerem o mesmo!

A Flávia Mergulhão, do ATELIÊ DA CAIÊ, me enviou uma foto super inspiradora de um prato alto montado com xícaras e taças encaixadas e resolvi fazer algo parecido com louças que já tinha em casa. Na caneca do topo, decidi colocar um punhado de flores e posicionei as velas que ganhei de presente da Patrícia Haddad, do ANTES, DURANTE E DEPOIS, em torno da peça.

Comprei um tecido azul clarinho na CLAUDIA TECIDOS para usar como toalha na mesa principal. Separei várias louças brancas para abrigar as comidinhas que as meninas trouxeram, mas eu não tinha ideia do que seria colocado em cada peça. Foi tudo decidido na hora em que elas chegaram, mas deu super certo e a mesa ganhou muito mais vida e cor com a colaboração delas!!!!

Na prateleira estreita logo acima da mesa, enfileirei as minhas lembrancinhas e decidi encher a casa de flores, já que esse era o tema da festa, né? Comprei dois buquês prontos na COBAL DO HUMAITÁ e quando comecei a montar o primeiro arranjo, minha assistente que tem nome de flor (Margarida), se ofereceu para me ajudar. Ela se empolgou e preparou todos os arranjos dentro de canecas ou vidros comuns de azeitona, geleia e molho de tomate. Achei que ficaram tão bonitos que eu não quis interferir em nada. Muito obrigada, Margarida!!!!!

O arranjo da foto acima foi o único que montei sozinha e a jarra cheia de estilo foi emprestada pela Ana Paula Carneiro, do blog DE ANA A Z.

A latinha super fofa e delicada que ganhei da Ciane Serra, do blog BY SAVANNA HOME AND KIDS, serviu para abrigar os talheres descartáveis comprados na JLM, que tinham as mesmas cores suaves predominantes na decoração.

Forrei a mesa de centro com a toalha verde usada na festa de aniversário do meu sobrinho Mateus, que aconteceu na casa dos meus pais em junho. As xícaras foram pintadas por amigas da minha mãe e contei a história delas AQUI. Para dar um toque especial à toalha, resolvi salpicar flores que recortei com o auxílio de um cortador especial nesse formato comprado na papelaria JLM.

Na foto acima, vocês podem ver mais um arranjo de flores feito pela Margarida e a suqueira de acrílico com água que depois recebeu algumas folhinhas de hortelã para aromatizá-la.

A minha colaboração comestível para a festa foi uma torta salgada inspirada nessa da foto acima, retirada da revista canadense TOUT SIMPLEMENT CLODINE. Adorei a árvore de Natal desenhada com orégano e pensei em um jeito de adaptar a ideia ao nosso Chá das Flores.

Comprei todos os ingredientes no EMPÓRIO FARINHA PURA: pão de fôrma cortado na longitudinal, orégano, maionese e três pastinhas de sabores diferentes: alho e aipo, peito de peru e berinjela.

Fiquei até constrangida de fotografar o passo a passo da receita porque é ridiculamente fácil, rsrs! Mas, vamos lá: intercalei as camadas de pão com as pastinhas e, quando a montagem terminou, cobri tudo com maionese usando uma espátula. Em seguida, enfileirei quatro flores de papel no topo do sanduichão.

Cobri o topo com bastante orégano…

… e depois retirei as flores de papel, que funcionaram mais ou menos como um estêncil.

Bom, esses foram os meus preparativos para a festa, pessoal!!!! No próximo post, vou mostrar a vocês como ficou a decoração com todas as comidinhas deliciosas feitas pelas minhas amigas, assim como as lembrancinhas criativas e as charmosas peças decorativas.

Quem acompanha a página do CASOS & COISAS DA BONFA no Facebook já sabe que recebi uma convidada especialíssima nessa terceira versão do Chá entre Blogueiras, né? Foi a Claudinha Ramalho, do blog FEITO A MÃO, uma amiga virtual que se  tornou real há alguns anos e que eu tive o prazer de hospedar em casa por um final de semana. O mais legal é que ela mora em Maceió e veio ao Rio especialmente para participar dessa festa: imaginem como eu fiquei feliz com tanto carinho!!!!!

il_fullxfull.385545852_kz0p

Bom, como eu havia mencionado no início do post, não tive tempo de fazer um kit em PDF para o Chá das Flores, mas a minha irmã Flávia, do blog FÊTE À FÊTE, preparou um material lindo que ela usou no Chá de Bebê Vintage de uma amiga e que está à venda na ETSY. Tem tudo a ver com o tema!!!!

il_570xN.385726420_t1zf

il_570xN.385730673_k1xb

Para adquirir o produto, basta clicar no seguinte link:

http://www.etsy.com/listing/112333675/vintage-shabby-chic-tea-party-editable?ref=v1_other_1

E para ver a festa charmosíssima que ela preparou em sua casa, basta acessar esse post:

www.fete-a-fete.blogspot.com/2012/09/vintage-afternoon-tea-baby-shower-all.html

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente saiba reconhecer e cultivar as amizades verdadeiras!!!!

Bonfa-ass