quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cartões para o Dia dos Namorados

Mais um Dia dos Namorados se aproxima e eu ainda não sei o que dar de presente pro Marcelo! Esta será nossa 14ª comemoração. Começamos a namorar em novembro de 1995, mas somente juntamos nossos trapinhos há 4 anos. Aliás, faremos 4 anos de vida em comum no dia 1 de julho e isso significa outra comemoração à vista! Durante todos esses anos, no dia dos namorados, sempre trocamos cartões, presentes, declarações de amor e organizamos vários jantares, além de viagens românticas. Há alguns anos, tivemos uma comemoração fora do comum. Como o Marcelo é fã de hóquei no gelo e seu time estava jogando na final que aconteceu justamente no dia 12 de junho, resolvemos assistir juntos ao jogo. Mas o fizemos em grande estilo: à luz de velas, com direito à um bom vinho e beliscando comidinhas que compramos especialmente para comemorar a data. Bom, no começo eu não fiquei muito satisfeita com a comemoração inusitada, mas depois gostei e esse ficou marcado como um dos poucos dias dos namorados dos quais me lembro bem.

Quando começamos a namorar, eu ainda fazia faculdade de Letras, que tranquei alguns anos mais tarde. Na época comprava cartões prontos ou os desenhava à mão livre. Mas, depois que comecei a faculdade de Desenho Industrial, lá pelo quarto período, me senti apta à confeccionar meus próprios cartões. Sempre preferi algo exclusivo e personalizado, e que tivesse a nossa cara. E a cada ano, começava a pensar no assunto algumas semanas antes, deixando as idéias fluirem. Depois escolhia a mais viável e também a que mais me agradava e colocava a mão na massa. Compartilho aqui com vocês o que eu considero as melhores soluções que encontrei para celebrar para esse dia tão especial…

Esse data do início do namoro e nele fiz várias ilustrações representando situações diversas que haviam acontecido no último ano. Lembrei do nosso primeiro Reveillon juntos em Visconde de Mauá enfurnados numa barraca no meio de muita chuva e acompanhados de uma garrafa de vinho barato chamado “Maravilha de São Roque”. Com esse nome, imagina a qualidade do vinho!!! Também ilustrei o dia em que começamos a namorar oficialmente, durante o show acústico do Gilberto Gil na UERJ, além dos nossos passeios à Floresta da Tijuca para escalar alguns picos, o que me deixava completamente sem fôlego e enxarcada de suor! Eram tempos divertidos aqueles…

Esse foi feito pra comemorar nossos 7 anos de namoro e era bem simplezinho, mas eu já podia testar minha habilidade no Corel Draw!

Abaixo, o porta-retrato que comprei para comemorar nossos 9 anos juntos. Coincidentemente, nele havia 9 espaços para fotos e isso veio bem a calhar! Assim que bati o olho na peça, tive a idéia de colocar em cada espaço uma foto que tiramos em cada um dos 9 anos de namoro. Mas fiz isso de maneira desordenada, fora da ordem cronológica. Comecei escolhendo uma foto tirada no primeiro mês de namoro, em dezembro de 1994, e daí por diante até a última tirada em 2002. Tentei escolher as fotos mais representativas de cada ano, como a de uma viagem à Paraty, outra de nossa primeira viagem juntos à Paris, outra tirada no meu aniversário de 25 anos e etc. Fiz uma versão em preto e branco das fotos para colocar no porta-retrato e depois recortei 9 quadradinhos com as fotos separadas, misturando tudo e colocando-as num envelope. Atrás de cada foto coloquei o prêmio que o Marcelo ganharia caso acertasse o ano em que ela havia sido tirada e embaralhei tudo. Os prêmios consistiam basicamente de tarefas que eu não gostava ou tinha preguiça de fazer e, se ele acertasse o ano, teria o direito ao prêmio indicado no verso.

Foi bem divertido ver a surpresa do Marcelo e suas tentativas de descobrir referências que facilitassem a identificação de cada foto. Não lembro quantos acertos ele teve e nem se eu cumpri as promessas contidas nos cartões que ele acertou. Só sei que eu mesma me confundi algumas vezes e coloquei duas ou três datas erradas. Mas, apesar disso, acho que a brincadeira foi bem legal e gerou muitas risadas!

O cartão seguinte é um dos mais recentes. Procurei num banco de imagens da Internet (GETTY IMAGES), imagens que evocassem paixão e tivessem o tom vermelho, como por exemplo: coração, caixa de bombons, pétalas de rosas, balões e etc. Depois preparei 6 cartões no formato de 10 cm x 15 cm e deixei o verso em branco para escrever o texto. O texto era composto de 5 dicas sobre o presente que o Marcelo iria receber no Dia dos Namorados. O objetivo era que ele fosse lendo cada dica e montando o quebra-cabeça. Só que eu não quis ser muito óbvia e pensei em dicas bem picantes, que poderiam dar a entender outra coisa, como vocês descobrirão a seguir…

No primeiro cartão, eu explicava a brincadeira: AQUI TEM 5 DICAS PARA AJUDAR VOCÊ A DESCOBRIR O QUE VAI GANHAR DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS

Primeira dica: VOCÊ VAI SE MOLHAR

Segunda dica: VOCÊ VAI FICAR QUASE NÚ

Terceira dica: DEPOIS DE DESFRUTAR DO PRESENTE, VOCÊ VAI TER VONTADE DE DORMIR

Quarta dica: DURA UMA HORA E MEIA

Quinta dica: O PRESENTE ENVOLVE OUTRA MULHER

Hummm, o que será????????

Fim do mistério:

Uma outra idéia bem original de uma amiga, a Érica, foi usar uma foto dela e do namorado como cartão e, no verso, escrever uma mensagem. Depois ela recortou a foto em vários pedacinhos, como se fosse um quebra-cabeça, e colocou tudo dentro de um envelope com as instruções de que ele deveria encaixar as peças para descobrir a mensagem. Adorei!

E vocês, já compraram seus cartões? Como vão comemorar? Conta pra gente aqui!

Nós provavelmente vamos comemorar o Dia dos Namorados jantando em um restaurantezinho romântico e charmoso, que ainda não escolhemos. Esse da foto é o Fiorino, um restaurante italiano muito charmoso e simpático que fica na Tijuca, no Rio de Janeiro. Jantamos lá há duas semanas, depois de quase um ano sem aparecer. É um lugar que tem excelente custo/benefício. Os pratos são fartos e saborosos, feitos com massa caseira e tem preços honestos. O estabelecimento fica em um casarão antigo que parece ser do início do século 20. É um lugar extremamente romântico. Os clientes podem escolher entre sentar dentro do casarão, no jardim da frente, ou no corredor gramado ao lado. Dos mesmos donos, o Pomodorino tem belos móveis de antiquário distribuídos entre o confortável salão e a varanda envidraçada e a Lagoa Rodrigo de Freitas como pano de fundo. Da cozinha saem receitas típicas da região da Emilia-Romagna, como as massas frescas feitas lá mesmo. O canelone de massa cor de abóbora gratinado com molho cremoso e recheio de camarão e fondue de queijo é o meu preferido! Os pães artesanais que são servidos no couvert também são maravilhosos!!!! O Artigiano é a terceira casa dos mesmos proprietários, mas só estive lá uma vez. Como estivemos no Fiorino há pouco tempo, estes dois últimos são os mais cotados para nos receberem essa semana. Essa é minha dica pro Dia dos Namorados!

Até a próxima semana e boa comemoração!

assinatura