O Arraial Criative-se aconteceu no último domingo na casa dos meus pais. Lembram dos elementos decorativos que coloquei aqui na semana passada? No post de hoje vou mostrar como os usei na decoração e contar um pouco sobre a festa.
Comecei a decorar a casa colocando a placa de boas-vindas no portão de entrada, para facilitar a localização dos amigos que ainda não conheciam o lugar. Pendurei a outra placa na porta do banheiro externo da casa, perto da churrasqueira e da área onde estavam as comidinhas.
O dia começou bem cedo e meu pai embalou a costela encomendada com antecedência, para que ficasse assando durante cinco ou seis horas. Durante esse tempo a gordura vai derretendo e o resultado é uma carne bem macia, sem gordura e saborosíssima. A costela dele é famosa e eu havia prometido aos meus amigos que ele prepararia uma caprichada no dia da festa!
No corredor de entrada da casa que dá acesso ao quintal, prendi algumas bandeirinhas, lanterna e acendi algumas velas, aproveitando o “escurinho” do lugar. Acho que o ambiente ficou aconchegante e com aspecto de “lounge”.
Usei alguns dos enfeitinhos que criei espetados em vasos de planta espalhados pelo quintal.
Detalhe do enfeite com um lacinho que acrescentei depois.
Também amarrei um pedaço de fita com um laço nas garrafinhas que usei como arranjo de mesa, onde já havia colado o rótulo personalizado.
Detalhe do arranjo de mesa.
No final de semana anterior comprei cinco chapéus de palha para abrigar os acessórios como colheres e guardanapos, assim como as guloseimas, como mostro nas fotos abaixo.
Eu e minha irmã mais nova, a Marcinha.
A produção da minha caipira foi um episódio à parte. Como eu quis deixar meus amigos à vontade, preferi não “exigir” que as pessoas viessem vestidas com fantasias típicas. Mas, como anfitriã, achei que seria interessante me produzir pra festa. Usei uma camiseta de tecido branca e amarrei um lacinho colorido em cada botão. Lembrei que tinha uma saia florida com fundo branco que combinaria bem com o tema. E finalizei o “look” com meias listradas, sapato boneca, chapéu de palha e trancinhas. Foi tudo improvisado. Só esqueci de colocar as pintinhas na maquiagem, que gafe!
Eu pedi às mulheres que levassem alguma comidinha, doce ou salgada, e aos homens que cuidassem da bebida. O resultado foram várias guloseimas deliciosas, que você confere nas fotos abaixo…
Caldo de abóbora com gorgonzola feito pela Paula. Sucesso total, deliciosol!!!!
Bolo de fubá bem macio e saboroso, feito pela Criativa Karla.
Arroz doce molhadinho e cheiroso feito pela Andrea.
Gelado de paçoca feito pela Paula. Além de delicioso, a apresentação ganhou nota 10! No final do post, passo a receita.
A Criativa Verônica, eu e Andrea provando a iguaria!
O amigo de longa data Daniel, cuidou do queijo coalho e dos salsichões, além de ajudar meu pai com a costela.
A costela finalmente pronta, depois de assada por seis horas…
… e os churrasqueiros orgulhosos!
Paula, Marcinha, eu e a Criativa Karla.
Wagner, Kátia, Joan, eu e Mari.
Eu e xará Kátia.
Foto tirada pelo Wagner e manipulada com o filtro “pele de pêssego”… amei!
Gesticulando muito… como sempre!
Andrea, Carla, eu e Carol.
Eu e a Criativa Vê.
Paula e eu.
Ana Luiza, Vê, eu e Jane.
Grupo de amigos do trabalho.
Vovó Carmota e mami.
João, Paula, eu, Criativa Karla e Carlos.
Seguindo a sugestão da minha irmã do meio, a Flávia, comprei 20 peixes de plástico no centro do Rio e algumas varas de bambu pra improvisarmos uma pescaria na piscina. Quando coloquei os peixes na água, eles tombaram para o lado e ficaram desse jeito aí:
Apesar dos peixes terem ficado com essa aparência meio desmilinguida, a pescaria foi bem divertida!
Marcelo e sua vara super flexível!
Daniel e seu peixe “radioativo”.
A Criativa Lucia também compareceu à festa com seu pimpolho, Gui.
Sorriso gostoso do Gui com a madrinha, Vê.
E conforme prometido, segue a receita do gelado de paçoca, preparado pela Paula (mulher do João, do blog Sabor & Alquimia):
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 xícara (chá) de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de licor de amendoim
- 250 g de paçoca (comprada pronta)
- 1 pacote de gelatina sem sabor, hidratada e dissolvida conforme o fabricante
Modo de preparo
1- Numa tigela misture 2 caixinhas de creme de leite, 1 xícara (chá) de leite condensado e 2 colheres (sopa) de licor de amendoim.
2- Por cima deste creme esfarele 250 g de paçoca e misture muito bem até que todos ingredientes estejam agregados. Distribua em taças (ou copos) e leve para geladeira por 2 horas e meia (apenas para tomar consistência).
3- DICA: Se quiser dar outra textura ao gelado de paçoca, faça o seguinte: antes de levá-lo para a geladeira incorpore na mistura 1 pacote de gelatina sem sabor, hidratada e dissolvida conforme o fabricante, depois transfira o creme em forminhas pequenas de fundo falso e leve para gelar.
E você, já foi a muitas festas caipiras esse ano? Conhece alguma receita típica interessante? Escreve pra gente contando!
Beijão e até a próxima semana!