segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pylones e Bengt & Lotta: designs que me inspiram

Pylones

Em outubro de 2007, voltando de uma viagem maravilhosa à Tunísia (prometo escrever um post sobre isso algum dia), fizemos uma parada de três dias em Paris, aproveitando a escala obrigatória. Eu já havia estado na cidade algumas vezes mas nunca tinha ouvido falar da Pylones, uma loja muito fofa que produz objetos com design criativo, lúdico e colorido. Nessa viagem eu estava acompanhada dos meus avós maternos e da minha irmã mais nova, a Marcinha. Era a primeira vez da Marcinha em Paris e ela estava deslumbrada com a beleza da cidade. Em três dias não dá pra conhecer tudo o que a linda capital oferece, mas aproveitamos bem nossa estada por lá. No último dia, apenas algumas horas antes do horário marcado para o encontro no hotel e a partida para o Brasil, resolvemos passear por Montmartre e visitar a basílica de Sacre-Coeur. Na volta do passeio, avistamos uma loja com objetos bem curiosos na vitrine. Me apaixonei de cara por um relógio de parede com presilhas nas extremidades, mas descobrimos através de um cartaz na porta da loja, que ela só abriria às 10 horas. Eram 9:30 h, então resolvemos dar uma volta nas redondezas e esperar. Valeu a pena, os objetos são inusitados e divertidos e eu precisei levar alguns pra casa, claro! Comprei uma escova pra louça em forma de boneca, quatro ímãs de geladeira em forma de bichinhos, uma capa pra passaporte e o tal relógio da vitrine.


OgAAAN7FxI977FTvnxuKkSutXV4gBbgVAK1xEm4vL1Yd2mHxvgVvQTat02O5EjA1f8etDuFKpJJvYFspUTq44BZuHtYAm1T1UDjVrTGTT5R5QSo6UZfhE0gxqA7A

Essa é a loja Tardieu, que fica em Montmartre. É tanta coisa fofa e coloridinha que dá vontade de levar a loja toda pra casa!

montagem 1

Objetos Pylones lá em casa: capa para passaporte, relógio com presilhas (onde coloquei parte da minha coleção de bolachas de chopp), escova pra louça em forma de boneca, ímãs de geladeira em forma de bichinhos.

O endereço da loja da primeira foto é esse aqui:

Tardieu
7 rue Tardieu, 75018 Paris
Tél : +33 (0)1 46 06 37 00

Mas no site da Pylones, você encontra todos os endereços na França e fora do país: www.pylones.com

A seguir, algumas telas do site oficial com mosaicos feitos com fotos dos objetos. Alguns são tão inusitados que fica difícil adivinhar sua utilidade. São acessórios decorativos, bijouterias, utensílios para cozinha, ferramentas para jardinagem, objetos de uso pessoal e etc.


pylones 1


pylones 2


pylones 3


pylones 4


pylones 5


pylones 6


pylones 7


Pesquisando o site da Pylones pra escrever esse post, tive uma ótima surpresa: existem dois quiosques no Brasil!!!! E ficam em São Paulo, é claro. A seguir os endereços paulistas:


pylones 8


No site brasileiro, você pode ver alguns outros produtos: www.pylonesbrasil.com.br

Não sei exatamente quando foram inaugurados, mas acho que é coisa recente porque estive em Paris novamente no ano passado e entrei no site pra procurar os endereços. Não havia nenhum no Brasil. Acho que se trata de uma franquia porque nem todas as lojas possuem os mesmos objetos.

Na minha segunda incursão pela Pylones, trouxe outros mimos: um porquinho saca-rolha, um novo relógio* para a cozinha (amei!), uma colher com “carinha” fazendo careta e uma faca específica pra passar Nutella! Seguem fotos…


O porquinho saca-rolha

*O relógio está à venda no site brasileiro Gift Express por R$ 168,00, bem mais do que os 18 Euros que paguei! Clique aqui para ver o link.

montagem 2

A colher que fica presa na parede por meio de uma ventosa que tem uma “língua” acoplada e a faca pra passar Nutella com um esquilo fofo na outra extremidade.

E depois de escrever esse post, recebi uma newsletter com o novo lançamento da Pylones… será que já chegou em Sampa também????


bule



Bengt & Lotta

Conheci o trabalho dos designers Bengt & Lotta no ano passado, quando estive de férias na Suécia. Passei por várias lojas onde vi pequenas esculturas em ferro pintadas de preto. Haviam árvores, pássaros, anjos, flores e o “moose”, animal típico que virou um souvenir sueco. Na loja de presentes do parque Skansen, não resisti e levei pra casa uma dessas esculturas. Também vi tecidos com padronagens diversas e bandejas de melamina com desenhos bem alegres e coloridos. Eu gostaria de ter trazido mais objetos, porém a Coroa Sueca é muito valorizada e eu tive que me contentar com uma peça só… Ah, e por pouco não tive que deixar minha escultura no aeroporto na volta ao Brasil. Eu coloquei a peça na mala de mão, que é o que normalmente faço com minhas compras de viagem. Mas quando a mala passou no Raio X, uma funcionária do aeroporto desconfiou do “volume” e me pediu pra abrir a mala. Ela analisou a escultura, chamou seu supervisor e eles concluíram que o objeto era muito pesado e poderia ser usado como arma, ameaçando a segurança dos passageiros. Fiquei super chateada e até esbocei um choro imaginando que teria que abandonar minha escultura lá. Mas um dos funcionários me deu a alternativa de voltar ao check-in e despachar o objeto dentro de alguma bolsa. Meu pai foi muito, muito, muito gentil e emprestou sua mochila para que eu pudesse colocar a peça lá dentro. Ele saiu da área de embarque e foi catando garrafas PET vazias nas lixeiras do aeroporto pra preencher o espaço livre da mochila e não danificar a peça. Achei essa atitude dele o máximo!!!! Imagina o que as pessoas pensaram ao ver um senhor catando garrafas no lixo e enfiando-as numa mochila pra depachar no check-in… Bom, depois dessa confusão toda, eu não sabia se a escultura chegaria sã e salva ao Brasil. Mas sim, a mochila e a escultura sobreviveram!

Quando cheguei em casa, reparei na etiqueta que vinha na peça com o nome dos designers e o endereço na web. Fui navegar no site e fiquei apaixonada pelas esculturas, padronagens, ilustrações, bijouterias e móveis. Pra você conhecer melhor o trabalho deles, clique aqui ou veja as imagens abaixo retiradas do site:


bengt1


Essa é a página de abertura do site.

bengt2A


Esculturas em ferro que servem como porta-velas, porta-guardanapos e fruteira. Amei os três passarinhos!!!

bengt3A


Também me encantei por essas luminárias. Gosto mais das duas últimas.


bengt 10


bengt 9 bengt 8


Fruteiras e porta-velas


bengt 12 comp
Pingentes fofos!!!

bengt 11


bengt 12


bengt4A bengt5A

As padronagens bem coloridas me agradam muito…


bengt6A


Repare nos puxadores do armário, que mimo!

bengt7

Amei esse prato com ilustração de bichinhos. E os doces também parecem deliciosos!

Minha escultura polêmica. Tenho que admitir que ela é mesmo pesadinha…

E você, gostou dos trabalhos que mostrei hoje? Conhece algum designer ou artista que admira? Compartilhe aqui com a gente! Eu vou adorar descobrir novos talentos.

Um beijão e até semana que vem!


assinatura