Ontem vi um convite de casamento super original nesse post da Sissi, do blog Sissi´s ideas. Acho que se eu e Marcelo tivessemos a intenção de nos casar oficialmente, gostaria de um convite assim, que contasse como nos conhecemos de uma maneira bem leve e humorada.
No dia 7 de novembro, eu e Marcelo comemoramos 14 anos de relacionamento, sendo dez de namoro e quatro de convivência diária. Assim que juntamos nossas escovas de dente, meus amigos me perguntaram se a convivência era estranha, se estávamos nos dando bem, se já tínhamos brigado etc. Foi engraçado porque, na primeira semana, realmente achei a mudança meio esquisita. Senti falta das conversas com minha mãe à noite, dos cinco cachorros fazendo festa quando eu chegava em casa, do café da manhã com a salada de frutas já picadinha quando eu chegava à mesa e outras coisas mais.
Mas depois dessa primeira semana, fomos estabelecendo uma rotina e o Marcelo foi assumindo algumas funções em casa por iniciativa própria. Acho que somos o que se pode chamar de um casal “moderno”. Os dois trabalham fora e chegam à mesma hora em casa. Eu lavo a louça todos os dias e arrumo a casa quando recebemos visitas, mas ele lava a roupa (na máquina), cozinha, compra o material de limpeza, coloca o lixo pra fora, troca as roupas de cama e conserta tudo o que quebra. E apesar de ser um pouco reclamão, não me cobra nada. E ele faz bem mais do que eu! Temos muitos valores em comum e uma cumplicidade ímpar, embora para muita gente, aparentemos ter um perfil completamente diferente. Posso dizer que agimos de maneira distinta, mas pensamos de forma muito parecida.
No dia 7, Sábado passado, combinamos de preparar um jantar em casa, ao contrário do que costumamos fazer, que é sair pra comer em um restaurante que não conhecemos, quando há alguma comemoração especial. Durante o almoço no trabalho, uma colega mencionou uma receita de risoto com queijo brie e presunto de parma. Logo me interessei pelo prato e pedi a receita. No dia seguinte, ela a trouxe e eu juntei à uma outra tirada do site do Claude Troisgros, que vocês podem ver nesse link. Fizemos um mix das duas e o resultado aparece na primeira foto. Acho que o prato até ficou fotogênico e, decididamente, delicioso, mas a consistência ficou meio gororobenta. Deixamos passar um pouquinho do ponto, infelizmente. Mas garanto que o sabor nos agradou muito e recomendo experimentar!
Arrumei a mesa de maneira especial, usando os pratos quadrados que comprei para o Chá entre amigas, as lindas taças de vinho que ganhei de presente da Verônica, o jogo americano em matelassê, velas (sempre!) e meus guardanapos fofos, verdes com bolinhas mais claras, comprados na Etna.
Para beber, a escolha sempre é do Marcelo, que entende muito mais de vinhos do que eu. Há algum tempo, ganhamos uma caixa desse vinho português delicioso, proveniente do Alentejo, e premiado com a medalha de Ouro no Desafio Internacional do Vinho de 2007, acontecido em Paris. Eu não sou uma conhecedora, mas este é o vinho mais aromático e encorpado que já experimentei. É realmente muito bom.
Aproveitei para estrear o porta-copos de metal que comprei na Zara Home, na minha viagem à Portugal em Julho.
Para fazer o risoto do Claude misturado com a receita da colega de trabalho, compramos esses ingredientes.
Deixo aqui a receita do Claude Troisgros, retirada do site http://www.claudetroisgros.com.br:
½ cebola picada
500g de arroz arbóreo
1 copo de vinho branco seco
8 conchas de caldo de frango
pimenta
sal
MODO DE PREPARO:
Refogue a cebola no azeite, coloque o arroz e deixe refogar por mais 5 minutos. Regue com o vinho branco e reduza. Acrescente 2 conchas de caldo de frango e reduza até secar. Não pare de mexer. Continue o mesmo procedimento com o caldo de frango, colocando uma concha de cada vez, até completar as 6 restantes.
TOQUE FINAL
INGREDIENTES:
1 colher de sopa de manteiga
150g de queijo brie em cubos
50g de parmesão ralado
fatias finas de presunto de parma
rúcula
arroz selvagem
azeite extra-virgem
MODO DE PREPARO:
Coloque o arroz selvagem em uma panela com azeite bem quente para que ele pipoque. Adicione ao risoto o queijo brie, o parmesão e deixe derreter. Tempere com o sal, a pimenta e acrescente a manteiga e a rúcula. Por cima coloque as fatias de presunto de parma, o arroz pipoca e o azeite.
Arroz arbóreo, o mais indicado para essa receita.
Marcelo mostrando seus dotes culinários. É ele quem pilota o fogão no dia-a-dia.
Essa é a ilustração que fiz para o perfil do Orkut da amiga e colega de trabalho Andreia Braga, uma pessoa a quem quero muito bem. Ela está sempre sorrindo, tem ótimo humor e vê a vida de uma maneira otimista, mesmo quando as prespectivas não são muito boas. É uma dessas pessoas especiais… Foi ela quem sugeriu que eu preparasse a seguinte receita de copinhos de chocolate para servir com licor, depois da sobremesa (que não existiu).
Para começar, você vai precisar desses copinhos plásticos para café e uma barra de chocolate meio amargo de 180 gr.
Depois, derreta o chocolate em banho-maria até que ele obtenha uma consistência cremosa.
A partir daí, é só preencher os copinhos com uma camada grossa de chocolate derretido no fundo e também nas laterais.
O passo seguinte é colocar os copinhos na geladeira e esperar que endureçam depois de alguns minutos. Terminada essa etapa, basta desgrudar cuidadosamente o copo plástico do chocolate. Para isso, você pode utilizar uma tesourinha fina e dar um pique na borda do copo.
E voilà! Seu copinho está pronto e você pode preenchê-lo com Cointreau, licor de chocolate, de cereja, de menta ou o que mais lhe agradar. Nesse caso, as laterais do copinho ficaram muito finas e alguns buracos abriram no primeiro contato com os dedos. O dia também estava muito quente e isso não ajudou… o calor derreteu o chocolate muito rápido. Mas, como eu sou uma negação na cozinha, isso não me surpreende. Acho que eu deveria ter colocado uma camada mais grossa de chocolate nas laterais. Socorro, Anita!!!!
Apesar das receitas não terem ficado do jeito que queríamos, acho que é uma boa pedida pra um jantar rápido e charmoso!
Beijos para todos e bem-vindos ao meu novo blog!