A primeira degustação lá em casa foi aprovada! Experimentamos 12 cervejas provenientes de 7 países diferentes: Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, Inglaterra, República Tcheca e Brasil.
A campeã da noite foi a alemã Franziskaner, do tipo Hefe-Weisse Dunkel, uma cerveja encorpada, refrescante e aromática feita de trigo. Em segundo lugar, na opinião dos “jurados”, ficou a belga Leffe e em terceiro, a Hoegaarden, de mesma nacionalidade.
E tudo começou assim…
Esse é o pequeno buffet onde costumo servir os belisquetes nas festinhas. Dessa vez, ele abrigou a quiche de tomate seco feita pela amiga Andreia Braga, uma bandeja com canapés variados e um prato de queijos e frutas cristalizadas, além dos arranjos de flores nas garrafinhas de cerveja.
Detalhe da quiche e dos canapés.
Preparei dois tipos de recheio para os quadraletes. No primeiro, usei uma pastinha de alho e aipo com tomate cereja e manjericão. O segundo quadralete foi recheado com pasta de brie e damasco e decorado com uma fatia de damasco seco e amêndoa. A Andreia também criou um canapé de ameixa seca recheda com queijo, presunto e cereja. Ficou tudo bem gostoso!
Detalhe do quadralete recheado com pasta de brie e damasco.
Detalhe do prato de queijos (gorgonzola, gruyère e masdam) incrementado com casquinha de laranja e figos cristalizados, além de damascos secos.
Detalhe da quiche de tomate seco feita com requeijão, creme de leite fresco, queijo parmesão, noz moscada e pimenta do reino… tudo de bom!!!! Comi e repeti muitas vezes! Parabéns, Andreia, você se supera!
Esse sanduíche na baguete coberta de gergelim foi recheado com presunto alemão, rúcula, tomate cereja, queijo provolone e temperado com azeite aromatizado com alecrim, alho e pimenta do reino.
Eu costumo sempre comprar um mix de frutas secas pra deixar na mesa de centro. Acho que é bem prático e gostoso. O único problema são as calorias…
Separei esses copinhos de licor, comprados por 2 reais, para usarmos na degustação. Como as garrafas eram pequenas, achei que os copos tinham o tamanho ideal para a tarefa.
Separei esses copos para o pessoal beber as bohemias que compramos além das cervejas “gourmet”. Só que ninguém aguentou beber mais nada depois que as doze garrafinhas foram esvaziadas e assim, os copos permaneceram intocados…
A inglesa Fuller´s 1845 é uma das minhas preferidas e foi trazida pela Mari, mas infelizmente, recebeu uma pontuação baixa…
Na foto acima, estou segurando a cerveja espanhola AK Damm, proveniente de Barcelona.
Mari, eu e a minha contribuição “Old engine oil”, que foi uma das menos pontuadas…
Minha xará Kátia provando a Starobrno, minha outra contribuição que também não teve muito êxito. Fracasso total!
Marcelo foi um ótimo anfitrião e sorteou aleatoriamente a ordem das cervejas para a degustação. Na mão dele, está a brasileira Medieval. Não deixem de entrar nesse link pra descobrir um detalhe curioso sobre a cerveja: http://www.brejas.com.br/blog/22-06-2009/medieval-2299/
Os “jurados” e seus cartões para a votação.
E o ganhador do prêmio por ter levado a melhor cerveja da noite foi o Wagner. Parabéns, Waguito!!!! Mesmo sem gostar muito da bebida, ele acertou em cheio! A cerveja que ficou em segundo lugar também foi comprada por ele.
E eu também fui premiada, ou melhor, presenteada, com o livro “Guia ilustrado da cerveja”, editado por Michael Jackson (não é o Michael que vocês estão pensando, mas um homônimo). Ganhei o livro do Wagner e prometo usá-lo pra estudar o assunto, a fim de que a segunda degustação seja ainda mais interessante do que a primeira!
Ah, e se você não gosta de cerveja, que tal promover uma degustação de drinks em casa? Acabei de ter essa ideia durante a viagem de ônibus até o trabalho... pensei em juntar uns 6 ou 8 amigos e incentivá-los a criar drinks diferentes e levar os ingredientes pra preparar a bebida na próxima Happy Hour. É importante combinar a data com antecedência para que cada um possa pesquisar o material necessário pra preparar seu drink. E pra ninguém passar mal, o melhor é que a bebida alcóolica usada como base na preparação dos coquetéis seja a mesma, como por exemplo, vodka ou tequila. O prêmio para quem apresentar o melhor drink pode ser uma coqueteleira incrementada, o que acham?
Beijão e até meu próximo caso ou coisa!!!!