Uma semana antes do Chá entre amigas, fui convocada a produzir um convite virtual e um cardápio impresso para o almoço em comemoração ao aniversário do meu pai. O almoço aconteceu em outubro, quase dois meses depois do dia 29 de agosto, o dia do aniversário em si. Nessa data, meus pais estavam visitando minha irmã do meio nos Estados Unidos, festejando também o aniversário do genro, conforme mostrei nesse post.
De tempos em tempos, meu pai gosta de se aventurar na cozinha pra preparar pratos elaborados, usando principalmente frutos do mar como matéria prima. Há pouco tempo houve uma reforma na casa e na área externa surgiu uma segunda cozinha equipada com panelas novas e utensílios diversos.
Na lista de convidados, havia a família (que já é bem grande), além de alguns amigos de infância e do trabalho.
A ideia era produzir um convite bem-humorado, enfatizando o fato de que era meu pai quem iria preparar o almoço especial. A partir daí, foram surgindo algumas ideias e optei por usar imagens de alimentos crus, como se fossem os ingredientes que seriam usados na preparação dos pratos. Fui buscar essas fotos num banco de imagens e me deparei com uma sacola de papel cheia de verduras, legumes, alho, azeite, tomate e macarrão. Depois pensei em caracterizar meu pai como um verdadeiro Chef de cuisine, mas como ele não possui um uniforme completo, resolvi buscar na internet a foto de um profissional e fazer uma montagem usando somente o rosto do meu pai. Depois da minha ideia ter sido aprovada, fui colocá-la em prática e o resultado é o convite virtual aí embaixo.
Depois de enviar o convite por e-mail, parti para a elaboração do cardápio, que foi baseado nesse modelo do post da Angie, do blog Joaninha Bacana. Adorei a ideia e guardei na minha caixinha de inspirações pra usar algum dia. O almoço de aniversário do meu pai foi o momento perfeito. E preparei a arte final da seguinte maneira:
Cardápio (frente)
Cardápio (verso)
Na parte externa do cardápio, usei os elementos do convite virtual, acrescentando o desenho de um selo já pronto, onde inseri a imagem do meu pai. Na parte interna, usei a imagem de um prato branco com talheres como fundo, sobre o qual escrevi o menu do almoço.
Detalhe do selo
Seguido o modelo original, dividi o cardápio em 3 partes, utilizando duas dobras. Na parte externa, usei a imagem da sacola de compras na capa do lado esquerdo, a imagem do meu pai do lado direito e o selo no verso, como se fosse uma assinatura.
Fiz um furo com furador simples mais ou menos na metade do folder e finalizei com um laço de fita laranja número zero.
Detalhes do cardápio montado.
Detalhes do cardápio montado.
Detalhe do cardápio posicionado em uma das mesas.
No dia do almoço, só precisei posicionar os seis cardápios no centro das mesas espalhadas pelo quintal. Fiquei bem feliz com o resultado e ainda mais feliz porque os convidados quiseram levar o material impresso pra casa como recordação do evento!
Na foto, o aniversariante com seu chapéu de Chef bebendo o drink que preparei e que sempre faz sucesso nas festinhas lá em casa. É o Sunrise, que já mostrei junto com outros drinks nesse post.
O efeito degradê chama a atenção e a bebida é muito fácil de preparar. É o drink preferido dos meus amigos. A seguir, compartilho com vocês a receita:
Sunrise
Ingredientes:
1 dose de tequila ouro ou 1 dose de vodka
3 doses de suco de laranja
1 dose de suco de abacaxi
Um filete de grenadine ou groselha para decorar
Modo de fazer:
Despeje num copo alto a dose de tequila ou vodka, o suco de laranja e o de abacaxi.
Misture bem e coloque um pouquinho de grenadine ou a groselha pra dar o efeito degradê.
Pra falar a verdade, meu pai esqueceu de comprar o suco de abacaxi e substituímos esse ingrediente por suco de maracujá. Mas sabem que também ficou gostoso?
Essas costeletas de cordeiro ao molho de hortelã fizeram parte do cardápio e foram servidas como aperitivo. Na foto, elas estão temperadas e prontas para ir ao forno.
O molho de hortelã estava fantástico! E a seguir, compartilho com vocês a receita testada e aprovada pelo meu pai...
Costeleta de Cordeiro ao Molho de Hortelã
Ingredientes:
1 1/2 kg de costeletas de cordeiro
2 colheres (sopa) de manteiga
1 maço pequeno de hortelã picado
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de vinagre
Óleo Sal Pimenta-do-reino
Modo de fazer:
Tempere as costeletas com sal e pimenta-do-reino.
Regue com um pouco de óleo e a manteiga derretida.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno quente para assar.
Regue algumas vezes com o molho depositado no fundo da assadeira.
A parte, junte as folhas de hortelã picadas, o açúcar, o vinagre, 3 colheres (sopa) de água, sal, pimenta-do-reino e misture bem.
Esse cheesecake é uma tradição nas festas da família. A receita original já se perdeu, porque meu pai foi trocando e experimentando novos ingredientes e, na minha opinião, chegou a perfeição! O que mais gosto nessa sobremesa é que não é muito doce nem enjoativa. Pedi a ele que me mandasse a receita por e-mail pra que eu pudesse dividi-la com vocês.
Cheesecake de cereja
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
250 g de cream cheese
1 ricota
2 gemas de ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 vidro de cereja ao marrasquino
1 vidro de geléia de cereja
Leite integral
Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador, menos a geléia e o marrasquino, até obter uma mistura homogênea. Completar o copo do liquidificador com leite.
Untar e polvilhar farinha na forma. Bater as claras dos dois ovos em neve. Colocar a massa mais as claras na forma e levar ao forno na temperatura máxima por cerca de 1 hora.
Retirar e levar ao congelador imediatamente por 15 minutos. Reduzir em forno brando a cereja e a geléia adicionando bastante suco de limão. Isso faz com que a geléia fique menos doce e mais azedinha.
Retirar a torta do congelador e despejar a calda de cerejas em cima. Voltar ao congelador por mais 15 minutos.
Retirar do congelador e colocar na geladeira até a hora de servir.
Gostaram das receitas? Alguém se animou de preparar o Sunrise, as costelas e o cheesecake? Em caso afirmativo, depois conta pra gente o que achou?
E agora, segue a primeira dica do novo Concurso Criative-se que vai premiar o vencedor com um objeto decorativo que trarei da minha próxima viagem à África.
Algumas palavras da língua portuguesa, como alquimia, química, adobe, saco, papel, gazela e girafa, têm origens na língua desse país.
E então? Essa dica foi válida? Calma, não responda ainda!!!! Guarde seu palpite até eu ter postado as cinco dicas!!!!
Beijão e até a próxima quarta-feira!