Sábado foi dia de festa lá em casa! Acordei às 6:30 hs, como de costume, e fui correndo pra cozinha preparar os belisquetes que não pude terminar na véspera. Minha família chegou pontualmente às 11 hs e foram recebidos com um drink de boas vindas, que improvisei usando alguns ingredientes que já estavam na geladeira há algum tempo. Para preparar a bebida, misturei espumante doce com suco concentrado de maracujá e adicionei um pouco de grenadine para dar o efeito degradê. O resultado agradou e já incluí a bebida na minha lista de opções para as próximas festinhas!
No buffet, coloquei um pouco de cada coisa: pães, canapés, pastinhas, amêndoas confeitadas e, é claro, os azeites.
Usei as plaquinhas pra identificar os petiscos que imprimi e cortei durante a semana.
Esse vol-au-vent foi inspirado numa receita que minha amiga criativa Verônica fez para o Reveillon. Comprei a base folhada já pronta, da marca Farinha Mágica, cortei um pedaço de tomate seco que coloquei no fundo do canapé e preenchi o restante com queijo de cabra temperado com ervas finas. Pra finalizar, acrescentei 3 bolinhas de pimenta rosa no topo de cada vol-au-vent.
Aproveitei para usar pela primeira vez esse conjunto de prato alto e tigelas de vidro que comprei no Hortifruti. Cada vez gosto mais desses pratos altos, que valorizam qualquer coisa que for servida neles.
Separei esses três potinhos verdes, que originalmente eram porta-velas, para abrigar três diferentes sabores de azeite, conforme indicados nas plaquinhas.
Ao lado dos potinhos, coloquei as três taças diferentes recheadas de amêndoas cobertas com chocolate, que minha família pensou serem azeitonas de verdade!
E pra criar um clima mais aconchegante, resgatei um porta-velas comprido que estava no fundo do armário e acendi as quatro velas enfileiradas. Apesar da degustação ter acontecido pela manhã, acho que essa iluminação deu um “tchan” ao buffet.
Estou me acostumando a comprar flores frescas quando faço alguma reuniãozinha aqui em casa e acho uma delícia essa sensação de vida e frescor que elas proporcionam a qualquer ambiente. Dessa vez, comprei um bouquet inteiro, que estava em promoção porque a loja estava fechando. Nem precisei quebrar a cabeça pra montar um arranjo!
Num canto do móvel onde fica a TV, coloquei uma bandeja com canapés recheados de azeitona preta e queijo cremoso, além da mini-salada caprese, que foi inspirada nesse post publicado pela Keka.
A seguir, detalhe do canapé que montei usando cestinhas de fubá compradas prontas, queijo cottage, manjericão e azeitonas pretas.
Para a salada caprese, comprei mussarela de búfala e manjericão. Não temperei com azeite porque quis deixar o pessoal livre pra escolher o sabor de sua preferência.
Na mesa de centro, ao redor da qual todos ficam sentados, coloquei as duas latinhas de azeite, junto de pães, frios e mais canapés.
Forrei a cesta de palha com um guardanapo verde de bolinhas e a enchi de pão australiano e mini pão árabe.
Coloquei mais alguns canapés em cima dessa lâmina de vidro, que era uma base para velas. Tudo se recicla! E aproveitei pra servir as azeitonas que sobraram num bowl de metal, comprado na Tok & Stok.
Os pratos de vidro e os garfinhos que comprei em Buenos Aires fizeram sua estréia nessa festinha.
Para finalizar a decoração da mesa de centro, usei velas de réchaud dentro de vidros verdes e preparei um pequeno arranjo, usando um dos crisântemos que vieram no bouquet pronto.
E assim começou a temporada de festinhas e eventos lá em casa: com a família reunida em torno de uma mesa farta, preparada com bastante carinho para as pessoas que mais amo nesse mundo! Como não passamos as festas de fim de ano juntos, aproveitamos para brindar e desejar um 2010 maravilhoso e cheio de realizações…
É o mesmo que desejo pra todos vocês que acompanham meus casos e coisas e estão sempre me incentivando com palavras doces e gentis!!!!!
Ah, na quarta-feira, vou começar a contar minhas impressões sobre o Egito, espero vocês aqui!
Uma ótima semana pra todos!
Beijos!!!