Trocando e-mails com a simpaticíssima Melyssa Alves, descobri que ela participa de um grupo que organiza um curioso encontro entre amigas. Convidei-a para contar aqui no blog como são essas reuniões e de onde surgiu a ideia criativa! Melyssa topou a empreitada e está aqui hoje:
Costumo dizer que vivo como uma malabarista tentando equilibrar as diversas funções de uma mulher moderna e alguns itens acabam sendo prioritários como o esposo, filhos, trabalho... deixando aquelas amizades que cultivei ao longo da vida em segundo plano. Neste corre-corre nos distanciamos das pessoas que ajudaram a construir a nossa história.
Ao perceber que a vida nos atropelava e estávamos ficando cada vez mais distantes resolvemos fazer o Consórcio entre Amigas. O objetivo principal é de reunir as amigas e ter um momento exclusivo de mulheres onde possamos trocar ideias “Luluzinha”. É um ótimo momento para falarmos de maridos (no nosso caso todas somos casadas), filhos, trabalho, sexualidade, vivências, experiências e sorrir bastante. Além, claro, de ficar com um dinheirinho no bolso!
Funciona assim:
· A contemplada do mês recebe todas as amigas em casa;
· Cada uma paga uma mensalidade para a contemplada;
· Na reunião é sorteada a contemplada do mês seguinte;
· Iniciamos com um valor e colocamos uma taxa de juros simbólica a cada mês, uma vez que a última sorteada tem o benefício de receber um valor maior.
Regras:
· A cada reunião a contemplada tem que receber as parcelas de todas, se alguém não puder estar presente deverá enviar o valor estipulado;
· Só participa do sorteio quem estiver presente;
· Já ter sido contemplada ou não desejar participar do sorteio não é motivo para faltar às reuniões;
· Se houver inadimplência, a contemplada do mês anterior se responsabiliza pela cobrança, para evitar constrangimento;
· Ao terminar um sorteio iniciamos outro;
· Numero ideal de consorciadas: 12.
No primeiro ano que fizemos tinham 12 participantes. No segundo ano o número de adeptas dobrou e então tivemos que fazer dois sorteios a cada reunião e tudo era dividido ente duas sorteadas. Como o número de pessoas ficou muito grande, achamos que ficou mais disperso, a interação e intimidade ficou abalada, então algumas pessoas tiveram que sair por critérios pessoais e aproveitamos para não incluir mais ninguém e deixar uma sorteada por mês. Mesmo assim, ainda ficaram 18 participantes que implica em 1 ano e 6 meses. Fica mais extenso, mas para compensar o rendimento financeiro é um pouco maior. Estamos no quarto ano de Consórcio entre Amigas e este ano também colocamos uma nova cláusula que é de o lanche ou jantar ser partilhado entre todas, já que fica mais variado e diminui o custo da anfitriã. Como todas foram de acordo, já iniciamos assim e o resultado foi aprovadíssimo!
A amizade vem se fortalecendo a cada encontro e as amigas que antes estavam distantes continuam fazendo parte de forma ativa de nossa história, já que em quatro anos muitas engravidaram, os filhos nasceram, outras estão por engravidar e nossa afinidade vai aumentando ao final de cada temporada do consórcio.
E quando a reunião acontece lá em casa gosto de arrumar uma mesa diferente, inovar em alguns detalhes de decoração de ter um capricho especial para receber as amigas. Fui sorteada no mês de março e agora em abril receberei todas lá em casa, já estou planejando alguns detalhes inspirados nas “coisas da Bonfa”. Acho que a festinha vai ser um sucesso! Deixo a idéia para os leitores do blog e não percamos a oportunidade de cultivar o amor, o carinho e a amizade. O tempo é agora e a hora é essa!
……………………………………………
Obrigada por ter nos contado sobre o Consórcio entre amigas, Melyssa! A ideia em si já é muito interessante, mas o conceito de que precisamos cultivar as amizades é ainda mais importante. Acho que você descobriu uma ótima maneira de fazê-lo! Parabéns a você e suas amigas pela iniciativa tão criativa!
Beijos e até a volta das férias no dia 3 de maio!!!!