Estou de volta, pessoal! Cheguei ontem de manhã da minha MARAVILHOSA e INESQUECÍVEL viagem de férias e passei o dia arrumando as malas, separando as roupas sujas, desembrulhando as comprinhas, passando as fotos para o computador etc. Apesar de querer passar mais 20 dias na “estrada”, eu estava louca pra voltar à ativa no mundo virtual e contar as novidades aos amigos, além de me inteirar de tudo o que eu perdi nessas três semanas. Aos poucos vou visitando meus queridos blogueiros e retomando a rotina! Hoje tirei o dia pra organizar a vida e só começo a trabalhar amanhã.
Bom, o post de hoje é um resumão da viagem e de alguns assuntos sobre os quais vou escrever com mais detalhes nas próximas semanas, divididos em tópicos… espero que gostem e tenham paciência pra ler esse texto até o fim, rsrsrsrsrs!!!!
Lugares por onde passamos
Nossa primeira parada foi Munique, na Alemanha. A cidade é linda e tudo funciona muito bem por lá. Um dos pontos turísticos da cidade é a Marienplatz, onde existe um relógio no alto da torre da prefeitura que toca música e tem bonequinhos animados que se movimentam enquanto contam uma história.
No dia seguinte, encontramos a fofíssima e queridíssima Aline Amthor, do blog CASATERAPIA, e seu simpaticíssimo marido Thomas. Nos divertimos muito e eu passei a admirar ainda mais essa amiga virtual de quem já gostava tanto. Temos muitas afinidades e fiquei com pena de termos passado tão pouco tempo juntas. Mas tenho uma boa notícia, Aline: estamos pensando em usar Munique como base para futuras viagens pelo leste europeu e assim poderemos nos encontrar novamente!!! E é claro que estou esperando sua visita aqui no Rio também! A Aline fez um post sobre nosso encontro que você pode ler aqui.
Ganhamos de presente da Aline e do Thomas seis garrafinhas de cervejas ótimas, além de muitos chocolates e biscoitinhos que fomos comendo durante nossas viagens de trem, ônibus, van e barco entre as cidades que visitamos. Muito obrigada mais uma vez, vocês são realmente especiais!!!!
Em um dos dias que ficamos em Munique, pegamos o trem para passar o dia em Füssen, cidade que faz parte da chamada “rota-romântica alemã”, onde fica o castelo Neuschwanstein. A imponente obra é tão bonita por dentro quanto por fora e, apesar da aparência medieval, foi construído no século XIX. No seu interior, há até uma gruta artificial e um jardim de inverno.
Outra cidade em que estivemos por um dia a caminho de Berlim, foi Nuremberg. Essa linda cidade medieval foi uma das mais destruídas na Segunda Guerra Mundial e teve que ser totalmente reconstruída. Foi um dos lugares que mais gostei.
Acho que Berlim foi a maior cidade que visitamos e foi difícil escolher uma só foto para ilustrar o post. Optei por essa imagem do Marcelo observando algumas partes do antigo muro que foram preservadas.
Potsdam é uma cidade independente no leste da Alemanha, e a capital do estado federal de Brandemburgo. A cidade fica próxima a Berlim e passamos uma manhã por lá. Uma das suas atracções turísticas é o Palácio de Sanssouci. Na foto acima, estou em frente a uma casa de chá em estilo chinês que fica nos jardins do palácio.
Saindo de Berlim, passamos por Dresden, cidade deslumbrante e muito aconchegante! Obrigada pelo mapa e todas as dicas, Angie! Foi bastante útil e pudemos aproveitar bastante o tempo que passamos na cidade. A partir desse dia, o tempo começou a melhorar e a temperatura subiu bastante. Nessa viagem pegamos de 2 a 28 graus, uma loucura! Eu não esperava que fizesse tanto calor e só levei roupas quentes…
A parada seguinte foi Praga, capital da República Tcheca, onde ficamos por três dias e pudemos admirar com tranquilidade essa cidade fantástica!
Gente, tem coisa mais linda do que essa fachada toda desenhada? Por esse e por muitos outros motivos, Praga foi a cidade que elegi como a mais bonita que conheci durante essa viagem. Você tinha razão, Stela, amei esse lugar!!!!!
Essa cidade ficou em segundo lugar na minha lista das preferidas. Trata-se de Cesky Krumlov, pequena cidade medieval situada no interior da República Tcheca, cheia de charmosíssimas ruelas estreitas e sinuosas que fazem com que a gente viaje no tempo. Lugar inesquecível…
Parece uma cidade de brinquedo, né?
Gostei tanto da cidade e dos funcionários do albergue onde ficamos hospedados, que não pude deixar de escrever uma mensagem elogiando a receptividade e simpatia do pessoal local, além de deixar o cartão e endereço do blog onde em breve haverá um post sobre essa linda cidade que me encantou!
Esses são os impressionantes jardins do Palácio Schwarzenberg em Viena, Áustria. Parecem uma tapeçaria vistos de cima!
De Viena até a Bratislava, capital da Eslováquia, são apenas 1h e 20min de barco. A cidade é uma gracinha e vale a pena passar o dia nesse lugar tão fofo…
Em Salsburgo, na Áustria, terra de Mozart e da Noviça Rebelde, o que mais me chamou a atenção foram os jardins do Palácio Mirabel, coloridos e muito bem cuidados.
Nossa última parada antes de retornar a Munique foi Innsbruck, na Áustria. Subimos a quase 3 mil metros de altura para contemplar a cidade encravada no meio dos Alpes. Foi um momento emocionante e mandei uma mensagem de texto pra alguns dos meus amigos mais queridos pra compartilhar minha alegria!!!!
No retorno a Munique, resolvemos conhecer Dachau, na Alemanha. A cidade ficou famosa por abrigar o primeiro campo de concentração nazista, que se tornou padrão para a construção de todos os outros. Vimos um documentário triste e chocante e eu me emocionei bastante. Sempre tive grande interesse pelo tema e sentia uma grande revolta pelos atos desumanos provocados pelos soldados nazistas. Entrar nos crematórios e nos chuveiros que serviam como câmara de gás deixa uma sensação muito pesada.
Mais tarde nesse mesmo dia, encontramos o Andreas, amigo alemão do Marcelo. Eles não se viam há 15 anos e foi uma ótima surpresa conhecer esse cara super simpático e aventureiro. Hoje em dia ele é casado e tem duas lindas filhas, mas já rodou o mundo inteiro, morando por alguns meses ou anos na Austrália, Nova Zelândia, México e Estados Unidos. O Marcelo o conheceu durante uma viagem à Bolívia e ao Peru, pouco antes da gente começar a namorar em 1995.
Costumes locais e curiosidades
Marcelo tomando um chopp em um dos vários Biergarten alemães. Quando faz calor, a galera sai de casa pra tomar uma cerveja acompanhada de petiscos bem calóricos em espaços ao ar livre com mesas compartilhadas. Deve ser uma loucura no verão, achei uma delícia!
Esse pessoal passava de tempos em tempos pela nossa mesa pedalando a exótica bicicleta coletiva e bebendo litros de chopp ao mesmo tempo. Todos estavam cantando alto e pareciam muito animados!!!!! Foi em Munique, no último dia de viagem.
Apesar de a Páscoa ter acontecido há algumas semanas, as lojas ainda estavam cheias de ovos pintados à mão, feitos de madeira ou de um material tão leve que me pareceu a própria casquinha do ovo. Os desenhos eram muito coloridos e cheios de detalhes.
Amei essas figuras feitas em metal pintadas à mão representando cenas tradicionais, fábulas, personagens históricos etc. Infelizmente as peças eram muito caras e quanto mais detalhes elas possuíam, maior era o preço. Mas deu pra comprar uma peça pequena e linda, que mostro no próximo post! As duas fotos acima foram tiradas em Nuremberg, na Alemanha.
Em Praga nos divertimos muito no labirinto de espelhos que distorciam nossa imagem!
Cartaz interativo de uma exposição muito “doida” em Cesky Krumlov, na República Tcheca.
Detalhe da grade de uma janela toda trabalhada em ferro em Cesky Krumlov.
Placa bem realista em Viena, na Áustria, alertando os donos dos cães para ficarem atentos à multa que será cobrada se estes não limparem a sujeira de seus bichinhos. De longe, parece um cachorrinho de verdade!
Brincando de reger uma orquestra na Haus der Musik em Viena. Minha performance foi um fracasso, mas a experiência foi bem divertida!
Acho que nunca vi um cemitério tão florido e bem cuidado, apesar de rústico. Esse lugar me transmitiu uma imensa sensação de paz. É aqui que está enterrada a irmã de Mozart em Salsburgo, Áustria.
Linda boneca exposta no Museu de Marionetes em Salsburgo, Áustria.
Design e arquitetura
Durante a viagem, usamos muito o metrô, além do TRAM (uma espécie de bonde elétrico) e alguns ônibus. O sistema de transporte na Alemanha é excelente e funciona perfeitamente. Na foto acima, vocês podem ver a estação Münchner Freiheit, em Munique, e sua belíssima arquitetura. Reparem nas grandes pilastras azuis, na iluminação que cria um efeito interessantíssimo e no teto inteiramente espelhado… é de tirar o fôlego!
Lembram das fotos retiradas do site da rede MOTEL ONE que postei antes de viajar? Era tudo verdade! Dá pra acreditar que trata-se de um hotel de somente duas estrelas? A decoração é linda e a preocupação com os detalhes é incrível. Os guardanapos tem a padronagem inspirada na identidade visual do hotel e até as balinhas oferecidas na recepção são azuis, o tom predominante na decoração!
As cadeiras forradas de tecido azul turquesa são super confortáveis e estilosas…
…e eu amei a padronagem impressa no balcão da recepção, desenvolvida a partir da Logomarca do MOTEL ONE. Aguardem mais fotos e detalhes em breve!
Acho que conhecer a BAUHAUS é o sonho de praticamente todo designer e arquiteto e eu tive a oportunidade de ver de perto algumas das obras de meus ídolos Mies Van Der Hoe, Vassily Kandisnsky e Marcel Breuer. Infelizmente o acervo do museu em Berlim é pequeno e o mais legal mesmo deve ser conhecer os prédios que foram sede da mais importante escola de arquitetura e design de todos os tempos. Foi o que fez a Aline Amthor e registrou nesse post.
Aliás, outra coisa que tenho em comum com a Aline Amthor, é sermos fãs da rede de lojas suecas IKEA. Tive a oportunidade de visitar uma exposição sobre a empresa que tem filiais em diversos países e foi fundada em 1943 por um garoto de 17 anos!!!! Hoje é uma gigante no mercado de móveis e objetos decorativos e seu diferencial é oferecer bom design a preços baixos, acessível a todas as classes. Design democrático: eu defendo essa ideia!!!!
Amei essas cadeiras com design moderno e interessantíssimo na Haus Der Musik, em Viena, Áustria.
Conheci o trabalho do arquiteto americano Frank Gehry durante uma exposição no museu Guggenheim de Nova Iorque no final dos anos 90 e me apaixonei por suas linhas orgânicas e, aparentemente, “bagunçadas”, desde então. Quando descobri que a DANCING HOUSE ficava em Praga, fui correndo conhecer de perto um de seus trabalhos mais famosos. Pena que esse não foi o melhor ângulo que eu poderia ter escolhido para mostrar a vocês a criatividade do projeto.
Esse prédio residencial interessantíssimo em Viena é obra do austríaco Friedensreich Hundertwasse, um dos netos do conhecido filósofo Joseph Maria Stowasser. Sua áreas de conhecimento foram a pintura e a arquitetura, sendo de grande influência na arquitetura orgânica moderna.
Eu adoro o trabalho do nosso brasileríssimo Romero Britto! Na vitrine dessa galeria de arte em Berlim, me encantei com esse cachorrinho fofo que custava “apenas” 24 mil Euros!!!!!
Escultura “polêmica” em Viena, Áustria.
Instalação interessante na Haus Der Musik em Viena, Áustria.
Instalação de luz e sombras dentro de uma cripta em uma igreja em Salsburgo, Áustria.
Aventuras gastronômicas
Essa salsicha cercada de repolho roxo cozido na cerveja preta com um toque de canela estava deliciosa! Provamos essa iguaria em Berlim.
Queijo Roquefort empanado e frito acompanhado de uma salada muito bem temperada. Delicioso, crocante e quentinho! O melhor de tudo foi o preço em Coroas Tchecas equivalente a 8 reais!!!! Nem o queijo puro num supermercado barato no Rio custa isso! Em Cesky Krumlov, República Tcheca.
A sobremesa da foto acima é um petit gâteau de chocolate que veio acompanhado de sorbet de framboesa e folhas de ouro… chique, não? O restaurante foi recomendado pelos DESTEMPERADOS. Trata-se do Kampapark em Praga.
O Marcelo adorou o TRDELNIK, uma espécie de massa folhada envolta em açúcar, canela e lascas de amêndoas que pode ser recheada ou não. É um doce típico da Eslováquia e também muito comum na República Tcheca.
Nessa viagem experimentamos até um prato típico do Camboja num restaurante próximo ao nosso hotel em Berlim!!!!!
Comprinhas
Não sou muito fã de chocolate, mas não resisto aos da marca suíça LINDT. Comprei alguns sabores que não são vendidos no Free Shop brasileiro: chocolate amargo com cranberry, outro com blueberry e lavanda, um terceiro com mousse cremoso de nozes e um branco com recheio igualmente cremoso e suculento!
Amei essa petisqueira em forma de gota e já estou doida pra usá-la na próxima festinha!!!
E esses garfinhos pra belisquetes? Fofos, não?
Primavera na Europa
Uma das coisas que mais me impressionou foi a a quantidade e a coloração vibrante das flores na Primavera europeia!!!! Eu nunca tinha viajado nessa época e fiquei realmente surpresa com os tons que parecem irreais! Prometo fazer um post só com as fotografias que tirei de flores.
Não parecem flores de plástico? São verdadeiras, eu juro!!!!
O que dizer dessas tulipas? Só posso suspirar e me sentir muito grata por ter a oportunidade de contemplar essa maravilha da natureza…
As cores são verdadeiramente impressionantes!!!!!
Acho que nunca tinha visto uma cerejeira na vida e vi várias nessa viagem. Lindas demais!!!!
Por hoje é só, pessoal! Caramba, levei o dia inteiro pra organizar as fotos e concluir esse post, mas valeu a pena! Acho que os pontos altos da viagem estão todos aqui, só que ainda falta mostrar muita coisa legal!!!! Vou deixar os detalhes para os próximos posts e saibam que já estou pensando na SEGUNDA DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS DA BONFA, que será também uma festa alemã, que tal?
ATENÇÃO!!! Essa semana vou mostrar todas as comprinhas que fiz na viagem e as lindas lojas de decoração que conheci, além de divulgar os presentes que trouxe para as ganhadoras do último concurso do blog. Ah, também tenho um prêmio bônus a ser sorteado entre os seguidores, fiquem ligados!!!
Fico muito feliz de estar de volta ao mundo virtual e amanhã começo minhas visitas!!!!
Um beijão e uma linda semana pra todos!