Enfim consegui um tempinho pra escrever o post sobre nosso final de semana em Porto Alegre, RS. Aproveitando preços promocionais, reservamos as passagens com mais de um mês de antecedência e acho que fizemos um bom negócio. Pra vocês terem noção, foi o mesmo valor que gastamos nas passagens de ônibus para Ouro Preto, MG, há três meses.
Chegamos tarde na sexta-feira e foi difícil encontrar um restaurante aberto à meia-noite e meia, mas felizmente conseguimos uma mesa no PEPPO, recomendado pelos nossos gurus gastronômicos, os DESTEMPERADOS, é claro!!!!
O restaurante tem uma atmosfera agradável, iluminação romântica e é dividido em vários ambientes. A impressão que tivemos foi a de estarmos em uma casa construída no início do século passado e eu adorei a adega que parece ter sido um armário embutido.
Pedi uma massa recheada com ricota e espinafre regada por molho de manteiga e amêndoas. Estava bem gostosa, só achei que faltou uma pitadinha de sal…
O Marcelo pediu uma massa recheada com pêra e mollho de gorgonzola aprovadíssima! E é claro que eu não podia deixar de reparar na louça em que a comida foi servida. Achei bem interessante o formato diferente dos pratos.
PEPPO
Dona Laura, 161 - Moinhos de Vento Porto Alegre, RS
Telefone: 51 3019.7979 E-mail: peppo@peppo.com.br
No dia seguinte acordamos cedo e fomos conhecer os pontos turísticos da cidade. Estava frio quando acordamos, mas o tempo foi esquentando de tal forma que, no final do dia, eu estava vestindo uma camiseta de alcinha e morrendo de calor em pleno inverno gaúcho!
Na foto à esquerda, vocês podem ver a Prefeitura de Porto Alegre e a bela fonte doada pela cidade de Talavera, na Espanha, durante as comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. Na foto à direita, estou em frente ao Monumento Júlio de Castilho. Depois de andar durante meia hora calçando uma bota pouco confortável, percebi que eu não aguentaria usá-la durante o dia inteiro e comprei um par de pantufas meio feiosinhas em couro preto com forro de pelúcia que estavam em promoção na Rua dos Andradas. As pantufas foram minha salvação porque caminhamos pela cidade durante cinco ou seis horas seguidas!!!! Eu gosto de estar arrumadinha quando saio de casa ou viajo, mas quando isso compromete meu bem-estar, não penso suas vezes: o conforto vem sempre em primeiro lugar.
Nas fotos acima vocês podem ver a Catedral Metropolitana e o Palácio Farroupilha.
Atrás de mim está o Palácio Piratini, sede do Governo Estadual desde 1921. Em estilo Luiz XVI, foi projetado pelo arquiteto francês Maurice Gras e possui painéis internos assinados pelo renomado pintor italiano Aldo Locatelli, destacando-se os que retratam a Lenda do Negrinho do Pastoreio, a mais popular do Rio Grande do Sul. As duas figuras na porta de entrada representam a Agricultura e a Indústria.
Aí está o Marcelo em frente ao Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo.
A Casa de Cultura Mário Quintana é um prédio em estilo barroco construído no início do século passado, com projeto do arquiteto alemão Theo Wiederspahn. O antigo Hotel Magestic foi residência de uma das mais ilustres figuras do Rio Grande do Sul e do Brasil: o poeta Mário Quintana. Restaurado em 1990, passou a abrigar um dos mais completos centros culturais da América Latina e foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1982.
O Centro Usina do Gasômetro fica localizado à beira do Guaíba em um edifício que abrigou a antiga Usina Termoelétrica da cidade entre 1928 e 1974. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul.
Depois de uma longa caminhada margeando o Rio Guaíba, demos uma passadinha rápida no hotel e saímos à procura de um lugar pra almoçar seguindo a trilha dos Destemperados. Infelizmente, já passava das 15 hs e nenhum dos restaurantes sugeridos estava aberto. Mais eis que, dobrando uma esquina, dei de cara com a loja da linda e simpaticíssima LU GASTAL, um espaço cheio de fofurices e tecidos com padronagens bem diferentes, onde também é possível aprender a costurar por meio de oficinas craft e de patchwork.
Lu Gastal, eu e a linda loja cheia de fofurices e mimos pra casa.
Por acaso nesse dia estava acontecendo um encontro de Blytheiras, documentado pela Lu em seu blog e tive a oportunidade de conhecer outra blogueira que sigo desde que entrei nesse mundo virtual, a talentosa Mara Porto. Foi bem legal e inesperado!!!!
LU GASTAL
Rua Eudoro Berlinck, 434 – Porto Alegre
Telefone: (51) 3333.2293 E-mail: contato@lugastal.com.br
Bom, o almoço não aconteceu e eu acabei comendo uma porção de batatinhas-sorriso no único bar que encontramos aberto às 16 hs. Mas antes disso passamos pelo restaurante indiano SHARIN, que fica perto da loja da Lu. Descobrimos que o estabelecimento só abre para o jantar, mas pudemos conhecer o proprietário, que foi extremamente gentil e nos convidou a conhecer o restaurante e a pequena loja que vende artigos indianos. Além disso, ainda ganhamos um bom desconto e prometemos retornar à noite.
Voltamos para o hotel, tomamos um banho e nos preparamos para apreciar o belo Pôr do Sol no Guaíba antes de seguirmos para o BIER MARKT, nossa primeira aventura etílica na capital gaúcha.
Antes de ir à Porto Alegre, pesquisamos tudo o que não poderíamos deixar de conhecer na cidade e uma dica unânime era passar pela experiência de ver o Sol se pôr próximo ao Rio Guaíba. Realmente valeu a pena!
Segundo o site do BIER MARKT:
“Inspirado pela paixão e inigualável reputação das escolas cervejeiras alemãs, belgas e inglesas, o Bier Markt oferece uma experiência única, com um cardápio cervejeiro conciliado à harmonização gastronômica. A equipe, treinada e especializada, conduz os convidados, ensinado a arte da harmonização cervejeira com os diversos petiscos da casa, em uma atmosfera de perfeito balanço entre sociabilidade e sofisticação.”
Gostamos muito do ambiente aconchegante, da variada carta de cervejas e da seleção musical do BIER MARKT que incluía vários clássicos do rock.
Optamos por experimentar somente cervejas artesanais nacionais e eu adorei a stout LA BRUNETTE, produzida no Rio Grande do Sul.
Já o Marcelo preferiu a WHITEHEAD IRISH ALE, também produzida no Rio Grande do Sul e que faz mais o estilo dele. Segundo o site da cervejaria, “é uma bebida aveludada e límpida, com tons de cobre claro. É aromática, com um balanço de doçura e amargor que persiste no retrogosto característico deste estilo. Com teor alcoólico da ordem de 5%, acompanha bem sanduíche aberto, grelhados e comida mexicana.”
Como há algum tempo defini os tipos de cerveja que mais me agradam (PORTER e STOUT), resolvi experimentar a WHITEHEAD PORTER, que é descrita como “Preta, de espuma muito cremosa, intenso aroma e sabor de café, além de notas frutadas. Com teor alcoólico da ordem de 5 %, esta cerveja é produzida com vários tipos de maltes e outros ingredientes naturais que lhe conferem um paladar inigualável. Excelente para acompanhar pratos igualmente intensos, alguns tipos de queijos e principalmente doces a base de chocolate e/ou nozes.”
É interessante a parte que recomenda degustar a cerveja com chocolate, né? Vou experimentar da próxima vez!
Quando estávamos indo embora, vi na parede do bar o certificado do concurso que elegeu minha cerveja favorita de todos os tempos, a COLORADO DEMOISELLE, como campeã do EUROPEAN BEER STAR do ano de 2008!!!! Lembram do post sobre as FemAle Carioca?????? Há algumas semanas tive o prazer de conhecer o mestre cervejeiro que elaborou a fórmula dessa delícia!!!!
BIER MARKT
Rua Castro Alvez, 422
Bairro Rio Branco
Porto Alegre / RS / Brasil
CEP 90430-130
Telefone: (51) 3013.2300/(51) 3013.2300
Depois de degustarmos as cervejas mencionadas acima, fomos jantar no restaurante indiano SHARIN, recomendado pelos DESTEMPERADOS no seguinte post:
http://destemperados.blogspot.com/2010/02/legitima-culinaria-indiana-do-sharin.html
O ambiente tem iluminação suave e é decorado com estatuetas, luminárias, lamparinas, pinturas, arcos trabalhados e cores que fazem referência à cultura indiana.
É um lugar bem agradável e também romântico.
Pedimos a cerveja austríaca EDELWEISS para acompanhar os pratos picantes que iríamos experimentar. A cerveja é do tipo “weiss”, feita de trigo, e já havíamos provado e aprovado a bebida em Salzburgo, na Áustria, durante nossa viagem de férias em abril.
Na categoria “detalhes que fazem a diferença”, me encantei por esse sininho que poderíamos usar para chamar o atendente… um mimo!
Começamos nossa aventura gastronômica pelo delicioso couvert que constava de pão indiano nan (feito no forno tandoor), kebabs (ovos de codorna envoltos em carne moida de carneiro com páprica e hortelã), chutneys (pastas doces) e raitas (pastas salgadas).
Os chutneys e raitas tinham os seguintes sabores: gergelim melado, berinjela, nata e alho, maçã com canela e especiarias, gergelim, banana com côco e tomate seco agridoce.
Como eu não como ovo, deixei de provar essa iguaria, mas o Marcelo gostou do aperitivo envolto em carne moída de carneiro com páprica e hortelã. Pensando bem, eu poderia ter retirado o ovo e comido só a casquinha…
Percebam a cara de felicidade do rapaz degustando uma de suas cervejas prediletas acompanhada por entradinhas saborosas!!!!!
Nós adoramos comida apimentada e por isso pedimos o Hot Chicken (frango temperado com iogurte, gengibre e especiarias, grelhado no Tandoor e cravejado de pimenta indiana com seleta de vegetais, guarnecido com salada verde e arroz jasmim).
Apesar de não ser muito fã de arroz, achei que esse acompanhamento tinha tudo a ver com o prato principal, que realmente estava bem picante até pra alguém que come sanduíche com pimenta no café da manhã!!!!
O arroz neutralizou um pouco a pimenta, assim como o limão que espremi por cima do frango. Eu achei a comida sensacional e sei que sou suspeita pra dizer isso porque ADORO comida indiana desde que fui apresentada a essa culinária em 1995, conforme contei nesse post antigo:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2009/03/aventuras-gastronomicas-parte-i-comida.html
Cheguei até a preparar um jantar indiano pros amigos, mostrado nesse mesmo post.
SHARIN
Rua Felipe Neri, 332 - Auxiliadora
Porto Alegre - RS, CEP 90440-150
Telefones: (51) 3333-8596/(51) 3333-8596
No domingo conheci pessoalmente e passei o dia com minha priminha Inaiá Bonfadini, super simpática, inteligente e linda!!!!! Ela e o marido Cristiano tem três cachorros fofíssimos e tranquilos que fizeram o maior sucesso por onde passaram.
Eu e Marcelo passeamos com as “meninas” bem comportadas Shana e Sheila no Brique da Redenção, uma feira tradicional que acontece todo domingo na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha. Cerca de 300 expositores vendem artesanato, antiguidades, artes plásticas e comidas.
Eu, Inaiá e o tradicional chimarrão.
O Parque Farroupilha é grande e bonito e depois de passear um pouco, paramos para tomar um chopp e bater papo no charmoso Café do Lago, que fica dentro do parque.
Mais tarde fomos almoçar na churrascaria NA BRASA, considerada uma das melhores de Porto Alegre. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o fato de haver feijão no buffet, além das tradicionais saladas, queijos e outros acompanhamentos. Eu adoro feijão e acho que combina super bem com churrasco!!!!! Não sei porque no Rio eu nunca vi feijão em churrascaria. É bem mais comum encontrar siri, camarão, mexilhão e até mesmo ostra…
O Cristiano sugeriu que experimentássemos a PROST BIER, uma cerveja artesanal fabricada na cidade de Estrela no Rio Grande do Sul. A garrafa é um charme e parece com a da Rasen Bier que experimentamos durante nossa viagem a Gramado. Eu gostei, mas ainda prefiro outras mais fortes e encorpadas.
Passamos um final de semana bem divertido na capital gaúcha e um domingo maravilhoso em ótima companhia!!!! A Inaiá nos contou sobre um festival de queijos e vinhos que acontece em Carlos Barbosa, RS, o FESTIQUEIJO, e combinamos de nos programar para participarmos do evento no ano que vem. Queijo + vinho + viagem = tudo de bom!!!!! Também me animei com o encontro anual dos BONFADINI no sul.
Espero poder encontrá-los em breve em algum lugar do país e gostaria de agradecer o carinho e gentileza com que fomos recebidos!!!!!
Quando escrevo posts sobre viagens muita gente me pergunta sobre os hoteis em que me hospedei, mas normalmente fico insegura de sugerir algum lugar porque as pessoas são diferentes e suas necessidades idem. Sendo assim, deixo aqui uma sugestão de link para busca de hoteis em Porto Alegre:
http://www.mundi.com.br/Hoteis-Porto-Alegre-2713246.html#affid=1236
Um grande beijo pra todos e até sexta!!!!!