Conheci a convidada de hoje nos primórdios da minha vida blogueira, quando ainda não havia tomado coragem de entrar na cozinha e de me aventurar na preparação de canapés mais elaborados e comidinhas diferentes. Antes de “existir” no mundo virtual, eu praticamente não “existia” na cozinha, essa é a verdade! Sei que tudo o que preparo é simples e fácil de fazer porque morro de medo de forno, massa de pão, carne e bolo solado. Por isso não me aventuro muito e me restrinjo praticamente a canapés, pastinhas, dips, sanduíches e coisas afins. Mas por meio da convivência com blogueiras realmente prendadas e criativas, comecei a perder o medo de experimentar algumas combinações e tomei gosto por fotografar e compartilhar minhas peripécias culinárias, nem sempre bem-sucedidas, diga-se de passagem!
Estou a milhares de anos-luz de chegar ao “nível Anita de excelência culinária” e nem tenho a pretensão de um dia cozinhar bem. Por esse motivo, admiro muito quem entende do assunto e dá um show, como minha querida convidada especial, que se apresenta a seguir…
Hã hã... pronto? Já tá gravando??? Mas nem deu tempo de retocar o baton...
Então tá, vamos lá...
Oi pessoal meu nome: Ana Cláudia (ou melhor, no virtual... Ana Anita)
Idade: 18, 25, ah tá certo... 35!!
Estado civil: Casada
Profissão: Licenciada em Matemática, Mestre em Engenharia, Esposa, blogueira, dona de casa, meio banqueteira, atualmente editora de uma revista local.
Nas horas vagas...: limpo casa, durmo, caminho, assisto TV, navego na net.
Sonho: participar do Bonfa Convida... hehe
Pois é, o convite da Bonfa recebi... Se pensei pra participar? Nada, me atirei com tudo porque adoro o blog dela, sou sua fã e ela sabe muito bem disto. O negócio foi é pensar sobre o que falar. Foi aí que escrevi a ela pedindo uma luz... ela só me disse:
- Anita, confio em você...
Aaaaai... foi aí que me deu mais frio na barriga.
Então pensando, pensando, resolvi escrever sobre o que eu escrevo: “abobrinhas” culinárias. Mas já adianto aqui, que não sou Culinarista, Cozinheira e muito menos Chef. Sou uma curiosa, arteira, que adora ir para a cozinha como um lazer, uma terapia.
Minha cozinha é comum. Comum como a de tantas pessoas por aí, aquelas que corta dedo ou queima a mão no cabo quente.
Mas em todo este tempo cozinhando, aprendi muito testando e treinando, tanto que até num dos períodos mais difíceis da minha vida financeira, comecei a fazer salgados e doces para festas de amigos e conhecidos. Fazia cardápios e cheguei até a fazer festas de 3.000 salgadinhos variados, além das lembrancinhas num único final de semana. Se cansava??? Moooointo. Mas era muito gratificante.
Depois de um certo tempo, não estava mais conseguindo conciliar isto com minha vida normal... Casa, trabalho convencional, marido... Mas pra mim sempre foi uma terapia, mesmo em épocas de maior apuro.
Esta minha veia culinária talvez tenha desenvolvido vendo meu pai, tendo restaurantes. Eu tinha não mais que 4 anos e minha maior alegria era ver os cozinheiros com aquelas panelas enoooormes e todos de branco.
Nesta época, minha mãe era quem conduzia o pessoal e meu pai, o organizador de compras, cozinhava também quando a coisa “pegava fogo”... Eu adorava espiar pelo frestinho da porta (porque lugar de criança não é na cozinha...) eles naquele movimento lindo, que perfumava todo o ambiente...
Bom aí, criada em meio a receitas, panelas e assuntos culinários eu tomei gosto pela coisa. Quando a Bonfa me convidou, a primeira coisa que me disse foi:
- Ah... pense em uma receita que combine com o blog.
Sem titubear, na hora me veio esta na cabeça... Sutil, bonita e de sabor perfeitamente equilibrado, achei que tinha tudo haver com um blog tão fino e delicado quanto este.
Espero que também gostem e concordem comigo...
“Simbora” pra cozinha.
Torre de Chocolate
Materiais Necessários:
Papel vegetal, cortador redondo de 06 cm de diâmetro, saco de confeitar, bico pitanga
Para a calda:
500g de morangos lavados e secos
03 colheres (sopa) de açúcar
½xícara (chá) de vinho do Porto
Corte os morangos em lâminas, junte o açúcar, o vinho do Porto e deixe macerar por 2 horas.
Para a ganache:
400g de Cobertura de Chocolate Branco
200ml de creme de leite
02 colheres (sopa) de suco de limão
01 colher (café) de emulsificante
Num refratário, coloque o chocolate branco com o creme de leite e leve ao banho-maria ou microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture até que o chocolate esteja totalmente derretido. Acrescente o suco de limão e leve à geladeira por 01 hora.
Para os discos de chocolate:
300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo
Derreta e tempere o chocolate meio amargo. Espalhe o chocolate sobre o papel manteiga, obtendo uma camada fina. Leve à geladeira por alguns segundos, somente para secar a superfície do chocolate, retire e faça vários discos, pressionando o cortador sobre o chocolate. Leve novamente à geladeira por cerca 15 minutos para secar completamente ou até que o chocolate fique opaco e destaque os discos.
Montagem:
Bata a ganache na batedeira por cerca de 5 minutos com o emulsificante até ficar cremosa. Coloque no saco de confeitar com o bico pitanga. Monte diretamente sobre os pratos em que for servir: coloque um disco de chocolate, faça pitangas ao redor e preencha o centro com os morangos macerados. Cubra com outro disco e repita a operação. Finalize com um disco, decore com uma pitanga da ganache e um pedaço de morango e chocolate.
Rendimento: 08 porções
Dicas:
- Calda: Passe os morangos macerados que sobraram por uma peneira bem fina para obter uma calda levemente encorpada. Utilizando uma colher coloque pequenas porções no centro dos discos.
- Variação para a calda: rale 3 pêras no ralo grosso, coloque numa panela junto com 2 colheres (sopa) de açúcar e ½ xícara (chá) de vinho do Porto. Leve ao fogo baixo por 15 minutos, retire e deixe esfriar.
Agora é só gelar e atacar...
Ãhn...que já acabou??? Mas nem deu tempo de agradecer????
Ah... tá rapidinho então... beijos a todos, em especial a minha querida amiga Bonfa e bom final de semana...
………………………………………………………………………………………………………………
Anita, seu nome verdadeiro é Ana Cláudia e você é Mestra em Engenharia???? Quantas surpresas!!!! E no seu dia a dia super atarefado você ainda encontra tempo para preparar esse monte de delícias???? Tem como não admirar essa mulher, gente???? Eu adoro o blog da Anita e a cada visita me surpreendo com a criatividade das misturas que ela inventa e da arrumação/decoração dos pratos, cada vez mais lindos e bem fotografados. Parabéns pelo extraordinário talento, pelo humor inigualável e pela maneira cativante de escrever! A Anita ficou um pouco tímida nesse post, mas ela é uma figuraça, tendo o costume de abrir seus textos com histórias hilárias que me fazem rolar de rir!!!! Vocês podem conferir essa faceta dela, além das receitas variadas e inusitadas no http://www.rubr.com.br/
A Anita está lançando o livro “O SEGREDO DE FAZER E VENDER SALGADINHOS”, no qual ensina o passo a passo de 40 receitas testadas e aprovadas com fotos. Entre os assuntos abordados no livro, há dicas e truques para obter melhor qualidade/rendimento em salgados, técnicas de venda e calculadora para festas. Para obter mais informações sobre o livro, brindes e preço, basta acessar o seguinte site:
Essa mulher é fera, vale a pena conferir!!!!
Um grande beijo e um final de semana maravilhoso pra vocês!!!!!!