terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O confit de tomatinhos da Marly e uma pequena degustação de queijos espanhois

Desde que vi o seguinte post da Marly, do blog SABOREANDO A VIDA, decidi que aproveitaria a primeira oportunidade para experimentar a receita do confit de tomatinhos:

http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/2011/11/confit-de-tomatinhos-e-primeira.html

Confit de Tomatinhos

Ingredientes

1 bandeja de tomatinhos (a minha tinha 400g)
1/4  xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) rasa de sal marinho (ou outro), ou sal a gosto
8 folhinhas de manjericão fresco
1 pitada de açúcar
1 dente de alho grandão ou dois médios, bem picadinhos
4 pimentas rosa inteiras ou uma boa pitada de pimenta do reino moída na hora (não usei porque o meu sal era apimentado)
2 folhas de louro (ou uma pitada de louro em pó)

Modo de preparo

Lave os tomatinhos e ponha-os numa tigela. Junte os demais ingredientes e revolva tudo. Despeje o conteúdo da tigela numa forma e leve a forma ao forno médio por 20 minutos, ou até que os tomates amoleçam. Sirva ou ponha o confit num vidro esterilizado ou numa tigelinha e cubra-a com filme plástico. conservando-a na geladeira.

A receita acima foi retirada do blog da Marly, mas como eu não possuía todos os ingredientes em casa, fiz algumas adaptações. Usei azeite aromatizado com manjericão e sal negro para temperar duas bandejas de tomatinhos, além de metade de uma cebola picadinha (que não consta da lista original) e quatro dentes de alho.

Levei os tomatinhos temperados ao forno por meia hora até que ficassem macios. Infelizmente, esqueci da pimenta, mas dá pra colocar um pouco logo após retirá-los do forno.

O resultado foi o da foto acima e percebi que eles ficaram bem mais desmanchados (e menos bonitos) do que os da Marly, mas estavam saborosos e suculentos. Perfeitos para comer com torradinhas ou até mesmo como molho para macarrão.

DSC06039

Preparei esse lanchinho em uma sexta-feira à noite, quando normalmente saio com o Marcelo para colocar o papo da semana em dia, mas eu estava me recuperando de um resfriado e preferi ficar em casa descansando. Coloquei três jogos americanos feitos de palha tingida lado a lado, que foram comprados em uma loja de 1,99. Sobre eles, posicionei um porta-guardanapos e algumas petisqueiras contendo os belisquetes que escolhi para acompanhar os tomatinhos e os queijos espanhois.

Comprei esse trio de queijos espanhois em uma delicatessen na COBAL DO HUMAITÁ e estava doida para prová-los!!!!

DSC06064

Coloquei as fatias de queijo sobre uma tábua de madeira redonda e adicionei outro curado de massa cremosa da marca SÍTIO SOLIDÃO, que é bem salgado e azedinho. Para contrabalançar, acrescentei um recipiente contendo o molho de damasco (menos doce do que a geleia) da marca BAZZAR e algumas fatias de presunto de Parma.

Minha expectativa maior era o queijo de cabra ao vinho, mas gostei igualmente de todos os tipos, que retirei da geladeira algumas horas antes da nossa degustação para que ficassem macios na temperatura ambiente.

DSC06010

Ah, como eu adoro meus porta-velas transformados em recipientes para verrines, pães, torradinhas, frutas secas e outros petiscos!!!! Eu me encantei com esse vidro trabalhado e comprei oito peças quando estive no Chile ano passado. A loja de decoração CASA & IDEAS é sensacional e sempre a indico aos amigos que viajam para lugares onde exista uma filial. Eu não os utilizava desde a FESTA TAILANDESA há quase um ano.

DSC06032

Em uma petisqueira dupla, servi o cream cheese com nozes da marca francesa PRÉSIDENT (adooooooro) e o foie gras que sobrou do nosso último JANTAR ROMÂNTICO.

DSC06025

Amêndoas e castanhas de cajú trazidas da nossa recente viagem a Sergipe completaram a pequena lista de tira-gostos.

DSC05995

Eu tenho uma verdadeira coleção de guardanapos estampados e aproveito essas ocasiões especiais para usá-los. Como decorei a mesa de centro de maneira rústica, achei que esse modelo em tons terrosos combinaria bem com o clima…

Foi uma noite tranquila e um bom vinho nos ajudou a relaxar e a apreciar com calma esse lanchinho simples, porém preparado com muito carinho. Gostei desse mix de belisquetes e pretendo repetir a dose quando receber a próxima visita de algum(a) amigo(a).

E como tudo lá em casa sempre acaba em pizza bruschetta, no dia seguinte usei a sobrinha dos queijos e dos tomatinhos para experimentar outra combinação de um dos meu petiscos favoritos. Dessa vez, não havia pão italiano em casa e usei uma baguete coberta com provolone. Acrescentei pimenta do reino triturada por cima de tudo e comi quase a travessa inteira sozinha!!!!

Um grande beijo com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa ass