“Quando eu crescer, vou proteger o meu planeta”. Essa frase estampava o maior quadro na vitrine da loja IMAGE + em Lausanne, com ilustração da artista francesa Isabelle Kessedjian, minha mais recente descoberta empolgante!!!!
Adorei o traço lúdico e fofo aliado às cores vibrantes utilizadas pela Isabelle, assim como a ideia de adicionar às imagens frases do tipo: “Quando eu crescer, serei dentista” ou “Quando eu crescer, serei veterinário” etc. A artista também trabalha com pintura, escultura, papier-mâché, costura e crochê… quanto talento!!!!
Gente, eu fiquei impressionada com essa loja, que entrou na minha lista das melhores em termos de variedade e quantidade de objetos decorativos com toques lúdicos e divertidos. A IMAGE + tem 4 filiais em Lausanne e estive na maior delas, onde descobri uma série de peças da minha ídola francesa Valérie Nylin, além de caixinhas da 100drine, objetos da Pylones e da Alessi, e váááááários mini-móveis indianos de diversos tamanhos com gavetinhas de porcelana pintadas à mão que eu simplesmente ADORO (e coleciono)!!!! Se tudo isso não bastasse, a loja ainda conta com óleos aromáticos para perfumar a casa, azeites temperados, velas coloridas e uma série de fofurices com ar retrô que me deixaram zonza…
Infelizmente o Franco Suíço é muito valorizado e achei tudo bastante caro. Eu estava na loja mais “a minha cara” que já encontrei na vida e não pude trazer quase nada pra casa. Além da restrição de tamanho das peças, já que objetos grandes não caberiam no meu mochilão, eu não podia comprar nada muito frágil ou “amassável”. Sendo assim, fui bem contida e só trouxe duas coisinhas da IMAGE +.
Essa capa para passaporte foi paixão à primeira vista e fazia parte de uma das coleções retrô da loja. Uma sorridente comissária diz frases do tipo “Não, você não tem medo dentro do avião”, “Relaxe”, “Tudo vai ficar bem”, “Um copo de whisky, talvez?”, “Largue o braço da poltrona”. Achei a ideia bem engraçada e penso que é perfeita para alguém recém-recuperada de uma fobia de avião, como eu!!!! Fiz a estreia da peça na viagem de volta e ela recebeu elogios de uma funcionária belga do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Adoro objetos de design que provocam sorrisos!!!!
O saleiro e pimenteiro também faziam parte da coleção retrô e imitam latas de produtos em conserva.
Vocês lembram do que escrevi sobre os copinhos para ovo cozido NESSE POST? Vou copiar aqui:
Eu não como ovo, mas adoro os copinhos que servem como base para sua versão cozida. Na foto acima, vocês podem reparar que eles estão sendo usados para abrigar outro tipo de petisco e essa ideia me estimulou a expandir meus horizontes, como já venho fazendo há algum tempo. Particularmente, adoro inventar novas funções para objetos que, aparentemente, só servem para aquela que lhes foi determinada pelo fabricante/designer.
Confesso que a única coisa que pensei em procurar durante a viagem foram os tais copinhos!!!! E eis que encontrei na cidade de Grindelwald essa versão P&B em melamina com um design diferente e criativo. Havia 4 peças em cada embalagem e pensei que 8 me atenderiam bem, já que normalmente as festinhas lá em casa não tem mais do que esse número de convidados. Agora tenho que pensar o que servir neles… e se tiverem alguma sugestão, fiquem à vontade para palpitar, hein?
Em Lucerna encontrei as longas colheres de melamina com bolinhas brancas que podem ser usadas como mexedores de sucos/drinks ou para comer uma sobremesa servida em taças altas como as de vinho, por exemplo.
Foi o Marcelo que comprou o único souvenir tipicamente suíço durante a viagem. Ele trouxe 4 modelos de canivetes para presentear amigos e familiares. Acho que é um presente bem útil e também ficamos com uma peça que nos ajudou a abrir a garrafa de vinho e a cortar os queijos que compramos para a nossa “ceia” de Natal.
Ahhh, os chocolates… essa parte do post deve ser uma tortura para os chocólatras, rsrsrsrs!!!! É claro que não dava pra ir à Suíça sem voltar com a bagagem cheia dessa guloseima produzida com excelência no país!!!!
Descobri a marca LÄDERACH por acaso e fiquei salivando na vitrine da loja. Apesar de não ser mega fã de chocolate e preferir os queijos suíços, a aparência dos bombons era tão encantadora que eu não resisti e comprei algumas embalagens para presentear a família. Infelizmente, tudo no país custa caro e esses chocolates especiais tem um preço ainda mais alto do que os tabletes vendidos em supermercados.
O que mais me chamou a atenção na loja foram as barras enormes cortadas de forma rústica e recheadas de pistaches, amêndoas, avelãs, cranberries, cereais, flocos de arroz, café etc. Além de embalagens já prontas contendo um mix de sabores diferentes, é possível comprar pedaços avulsos do tamanho que a gente desejar.
Sendo assim, eu escolhi um chocolate branco com muuuuito recheio, enquanto o Marcelo experimentou uma versão amarga com 70% de cacau do Brasil!!!! Os dois sabores estavam deliciosos e posso dizer que foi um dos melhores chocolates que já comi. A guloseima suíça é bem menos doce do que a nossa e o leite usado em sua produção é de altíssima qualidade.
A CHOCOLATE CHALET estava fechada quando passamos por ela, mas precisei registrar essa enorme caixa com 100 bombons que era maior do que meu mochilão!!!! Nem imagino o preço desse mimo generoso, mas adoraria ganhá-lo de presente!!!!
Outra marca famosa de chocolates artesanais é a SPRÜNGLI, mas acabamos não experimentando as guloseimas da loja.
Nos mercados COOP e MIGROS comprei várias barras de chocolate, a maioria da marca LINDT, minha preferida. Como eu adoro experimentar novos sabores, só escolhi os que não encontro no Brasil, a começar pelo RAGUSA, que comi pela primeira vez há 15 anos e nunca mais esqueci do recheio macio feito com avelãs.
Nas fotos acima, vocês podem ver também os chocolates da série SELECTION ALCOOL recheados com kirsh e licor de pêra, os da série PASSION em três sabores (laranja + pistache, amêndoas + baunilha de Madagascar e caramelo + flor de sal), além da série EXCELLENCE com recheios de cassis e de caramelo.
A série CREATION tem muita variedade de sabores e achei bem interessante essa versão com Irish Coffee, um drink delicioso feito com café, whisky e chantilly. Quando vi o chocolate com recheio de Absyntho da marca VILLARS, não pensei duas vezes: resolvi comprar um pra mim e outro pro meu amigo Wagner, que é fã dessa bebida.
Na nossa última visita ao supermercado no dia de voltar ao Brasil, encontrei outros sabores que nunca provei, como o recheado com mousse de amêndoas, o amargo com cristais de flor de sal e o com casquinha de laranja confitada.
Continuando a seção “comidinhas”, na foto acima vocês podem ver as duas pastinhas que comprei na loja francesa OLIVIERS & CO (cenoura + chicória + laranja e abobrinha + queijo de cabra). Adoro os produtos da marca e já promovi uma festa de DEGUSTAÇÃO DE AZEITES AROMATIZADOS lá em casa em 2010:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Degusta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Azeites
Aproveitei a oportunidade para adquirir também duas latinhas de azeite com pimenta, meu tipo preferido!!!!
Como meu pai adora temperos incrementados, eu trouxe pra ele uma caixa com 5 vidros contendo vinagre. Um deles é balsâmico puro e os outros são aromatizados com figo, romã, mel + gengibre e orégano. Gosto de usar esses condimentos em saladas e, como não sou fã do vinagre tradicional porque o considero muito forte, esse tipo aromatizado é ideal pra mim porque parece mais suave e saboroso.
Adoro visitar supermercados durante as viagens de férias para descobrir o que há de novo nas prateleiras e sempre me encanto com a variedade e a qualidade de produtos que não encontramos no Brasil. Eu já havia provado esse petisco de queijo de cabra temperado na França e penso que é possível reproduzi-lo em casa. Basta comprar uma peça de queijo maior, cortá-la em pequenas rodelas e espalhar um tempero diferente por cima de cada pedacinho. No caso do aperitivo da foto, as coberturas são: mix de pimentas moídas, pimentão, cebolinha e ervas finas.
Para acompanhar os queijinhos, decidimos comprar um belo pão de casca dura coberto de grãos. Gente, em praticamente todos os países europeus por onde passei na vida, os pães que encontrei nas padarias dos supermercados mais populares eram equivalentes aos que temos em delicatessens especializadas (e bem caras) no Brasil. É legal perceber que eles não economizam nos ingredientes. Tudo é farto e feito com matéria-prima de qualidade: reparem na quantidade de sementes do pãozinho!!!!
Para nossa simples e improvisada ceia de Natal, passamos no mercado COOP e compramos uma garrafa de vinho, além de 4 latinhas de cervejas que nunca havíamos provado e um iogurte para o café da manhã. Como a temperatura lá fora beirava 0-1 grau, deixamos tudo na “geladeira natural” que ficava na parte externa da janela até a hora da refeição.
Nossa singela ceia teve um delicioso pão de casca dura e miolo consistente (do jeito que eu gosto!!!!), três tipos de frios, queijo de cabra, queijo TÊTE DE MOINE (produzido por monges desde 1292!!!!), queijo EMMI KALTBACH EXTRA e mostarda Dijon com raiz forte.
Os queijos estavam sensacionais, todos com aroma e sabor bem pronunciado. Infelizmente não tínhamos uma girolle, artefato especial para produzir finas raspas do queijo TÊTE DE MOINE, como vocês podem observar na foto a seguir…
Imagem retirada daqui: http://fr.wikipedia.org/wiki/Girolle_(ustensile)
… um charme, né?
E assim brindamos mais um Natal, dentro do quarto do IBIS em Lausanne. Nossas comidinhas eram simples, mas estava tudo bem gostoso e passamos uma noite aconchegante e especial.
A mostarda barata e super popular da marca THOMY nos surpreendeu: é deliciosa e prática de usar porque vem em tubinhos. Gostamos tanto que decidimos experimentar outros sabores em casa!!!!
Visitamos a feirinha de Natal em Montreaux, onde encontramos quiosques de artesanato, joias, velas, objetos decorativos, souvenirs e comidas típicas. Foi lá que provei a cerveja de cereja quente (saindo fumacinha!!!!) pela primeira vez e amei. Não resistimos aos pirulitos artesanais feitos com produtos orgânicos e sucos naturais e compramos alguns nos sabores framboesa, cereja, amora, violeta e caramelo amanteigado.
Acho que já deu pra perceber que a maior parte das nossas compras se resumiram a comidinhas e temperos, né? Já que os preços (mesmo com tudo em liquidação pós-Natal) não eram convidativos, resolvi fotografar algumas peças interessantes nas vitrines que eu adoraria poder trazer pra casa!!!!
VITRINES
Eu simplesmente me apaixonei por essa licoreira alta com 4 torneirinhas… que coisa mais fofa e charmosa!!!! Várias pessoas podem se servir ao mesmo tempo. Ela estava exposta na vitrine de uma loja de licores e outras bebidas alcoolicas vendidas por litro. O cliente pode escolher o modelo e o tamanho da garrafa, além do que vai dentro dela. Achei a ideia super interessante.
Na foto acima, vocês podem ver alguns exemplos de garrafas em diferentes formatos já cheias de licor e prontas para serem presenteadas aos amigos no Natal.
Não são lindas essas peças de porcelana pintadas à mão? Achei os modelos super alegres e coloridos e, como minha mãe sabe pintar, pensei em usá-la como colaboradora no próximo Chá entre Blogueiras lá em casa… E aí, convidadas vitalícias, vamos escolher um tema para esse ano?????
Não, eu não estou pensando em me casar oficialmente de véu e grinalda, rsrsrs!!!! Mas achei esse vestido de noiva bem diferente e original. Não gostei muito da parte de cima, mas adorei o efeito fluido da saia cheia de camadas onduladas.
Meus amigos sabem que eu não ligo pra grifes e só compro o que eu realmente gosto por causa do modelo, da cor, da padronagem ou porque me vestiu bem. Então eu raramente paro diante de vitrines com marcas estreladas como a SALVATORE FERRAGAMO, por exemplo. Mas, dessa vez, um sapato preto bem alto todo feito de renda e com acabamento impecável me chamou a atenção e registrei a bela peça.
O que dizer da luminária Birdie's Busch table lamp? Não é exatamente um sonho de consumo, mas admiro a criatividade e originalidade do designer Ingo Maurer, que a concebeu. A peça foi clicada em uma vitrine no centro de Berna e custava o equivalente a 3.500 reais.
FREE SHOP
Sempre passamos pelo Free Shop do Rio voltando de viagem, mas também gostamos de conferir as novidades nas lojas do país onde embarcamos de volta ao Brasil. Sendo assim, fizemos comprinhas na Suíça, na escala na França e terminamos com algumas aquisições no Brasil.
Comentei no post anterior que uma das minhas descobertas mais curiosas foi o fato de a batata rösti ser preparada de diversas maneiras e servida como prato principal, e não só acompanhamento, como estamos acostumados no Brasil. Por isso, trouxemos dois pacotinhos com a batata já cortada em tirinhas, acrescida de temperos e queijos típicos, como o APPENZELLER e o RACLETTE. Basta despejar o conteúdo em uma frigideira anti-aderente e voilà: está pronta a refeição!!!! Não sei se vou conseguir esperar até o tempo esfriar… provavelmente vamos experimentar as batatas no quente verão carioca mesmo!!!!
Nós adoramos queijos e gostamos de experimentar novos tipos. Por isso, o Marcelo escolheu o FOURME D´AMBERT, um dos queijos mais antigos da França, para degustarmos em casa. Ele parece uma mistura equilibrada de brie com roquefort e ficou delicioso quando o derretemos um pouco no microondas.
Mostarda é algo que eu e o Marcelo gostamos, mas ele é ainda mais fã desse condimento. Já havíamos experimentado a mostarda Dijon da marca EDMOND FALLOT, mas essa embalagem fofa nos chamou a atenção e resolvemos trazê-la pra casa mais uma vez.
No Free Shop francês, comprei mais um azeite aromatizado com alho e tomilho da marca A L´OLIVIER, além de dois kits com 4 potinhos de mostarda Dijon da marca EDMOND FALLOT com os seguintes sabores: natural, estragão, pimenta verde e cassis. Aguardem as coordenadas porque um desses kits pode ser SEU!!!!!
Vocês sabem que eu coleciono garrafas de vodka ABSOLUT, né? Tenho algumas enfileiradas no topo do armário da cozinha e mostrei esse cantinho aqui:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/03/facas-coloridas-silvermark-o-mimo-mais.html
Cada vez que avisto uma embalagem diferente, vou correndo dar uma olhada nos ingredientes que aromatizam a vodka. No Free Shop francês, comprei a ORIENT APPLE (maçã e gengibre) e a RASPBERRI (framboesa), que já passou algumas vezes lá em casa antes que eu me inspirasse em uma matéria da revista CASA CLAUDIA para começar a coleção. No Rio, encontrei a novíssima ABSOLUT RIO, uma homenagem à Cidade Maravilhosa que tem aroma de laranja, manga e maracujá. O responsável pelo design da garrafa é o estilista Oskar Metsavaht. Vou guardar essa última para uma FESTA DE VERÃO em breve!!!!
Na parte inferior da garrafa de ABSOLUT ORIENT APPLE, há uma sugestão: “Just add cranberry juice” (Basta acrescentar suco de cranberry). Comprei o suco no HORTIFRUTI e aprovei o resultado, mas acho que uma colher de chá de suco de limão vai deixar o drink ainda mais azedinho, do jeito que eu gosto.
Tenho uma tendência muito forte em buscar novidades constantemente e isso faz com que eu me arrependa de algumas escolhas. Por esse motivo, dessa vez resolvi não arriscar e só trouxe meus dois perfumes preferidos de todos os tempos: o TOMMY GIRL e o BE DELICIOUS. Ambos são cítricos, refrescantes e permanecem o dia inteiro na pele.
Apesar de preferir os hidratantes da BATH AND BODY WORKS, esses infelizmente ainda não chegaram ao Free Shop. Então continuo fiel aos da VICTORIA´S SECRET, que são bem perfumados e penso que tem uma boa relação custo/benefício.
Desde que conheci a MAC, sou fã dessa marca de maquiagem e adoro a textura fina da base líquida e do pó compacto, assim como a qualidade do delineador, do lápis de olho e a variedade de cores das sombras. Dessa vez, trouxe dois novos tons: um perolado clarinho para iluminar a região abaixo das sobrancelhas e outro acobreado para as pálpebras.
Para completar a lista de maquiagem, recebi a indicação desse rímel da LÂNCOME e adorei. Tive a impressão de que meus cílios ficaram mais longos e curvadinhos.
P.S.: Uma sugestão que eu gostaria de compartilhar com quem for viajar em breve é a de reservar os ítens que pretendem comprar antes de partir. Basta entrar na página do DUTY FREE, indicar a data de chegada, os dados do voo e o número do passaporte. Digo isso porque anda faltando muita coisa no Free Shop do Rio há algum tempo. Dos seis perfumes que um amigo encomendou, só encontrei um no tamanho que ele queria e não são fragrâncias difíceis de se achar normalmente.
O PRÊMIO
Para a Adriane Pinhate de Brasília-DF e a Maria Robleño de Joinville-SC, as duas leitoras que chegaram mais perto da resposta correta do último concurso, eu trouxe as colheres longas em melamina e algumas barrinhas do meu chocolate preferido. Procurei por um souvenir tipicamente suíço que não fosse muito “óbvio”, mas, infelizmente, não encontrei nada que se encaixasse nesse perfil. Sendo assim, decidi trazer as colheres para as meninas porque penso que serão úteis no dia a dia, além de possuírem um design leve e colorido. O “típico” fica por conta do chocolate, rsrsrsrs!!!! Espero que elas gostem do mimo!!!!
Um grande beijo pra todos com votos de uma linda semana!!!!