Eu estava preocupada que os chocolates trazidos da viagem à Suíça derretessem em pouco tempo no calor do Rio. Mesmo sem muito sol, os dias de verão tem sido quentes e por isso coloquei tudo na geladeira assim que cheguei. Escrevi sobre os chocolates no primeiro post do ano e recebi uma dica interessante da leitora Jalile:
“Katia adorei suas news, mas olha, depois que fiz o curso da Simone, do Chocolatria, aprendi que não se guarda chocolate na geladeira, isso é um sacrilégio... é que a gordura migra pra superfície, o deixa esbranquiçado e altera o seu sabor também.... corre lá amiga, e coloca em temperatura ambiente mesmo, tá? bjos”
Minha resposta foi a seguinte:
“Oi, Jalile! Obrigada pela dica!!!!! Eu não sabia de fato que a geladeira alterava o sabor do chocolate, mas desconfiava disso por intuição! É que o Rio fica tão quente no verão... tenho medo de que tudo derreta. Mas vou seguir seu conselho e antecipar a degustação, rsrsrsrs! Beijão!”
E foi exatamente o que fiz: tirei o saco de chocolates da geladeira e marquei a degustação para a semana seguinte. Felizmente, a cozinha é o ambiente mais fresco da casa em qualquer época do ano e os chocolates se conservaram bem. Sendo assim, pudemos nos deliciar com a guloseima intacta na primeira Happy Hour informal de 2012.
Para beber, eu preparei um drink misturando suco de cranberry com a vodka ABSOLUT ORIENT APPLE (aromatizada com maçã e gengibre) e algumas gotinhas de limão. Para comer, pedimos pizza. E a sobremesa foram os chocolates, claro!!!!
Como nosso encontro foi informal e eu não havia pensado em nada especial, poderia ter oferecido aos convidados o chocolate dentro da própria embalagem, mas inspiradíssima pelo livro RECEBER COM CHARME, elaborei uma maneira mais interessante de servi-lo.
Usei as seis taças que comprei para a Festa de Halloween do ano passado para acomodar os tabletes já cortados em quadradinhos. Tive a preocupação de selecionar marcas, sabores e recheios diferentes para garantir uma boa variedade na hora da degustação.
Para que meus amigos soubessem quais os chocolates que estavam experimentando, tive a ideia de escanear as embalagens e imprimi-las em tamanho menor a fim de que servissem como plaquinhas identificadoras.
Rebati as imagens para criar peças que se sustentassem sozinhas quando recortadas e posicionei-as ao lado das taças correspondentes em cima do prato alto preto da CASA DA CLAUDIA.
Para que evitar que o calor das mãos derretesse rapidamente as barrinhas, coloquei garfinhos para petiscos à disposição dos convidados.
Segundo meus amigos, os chocolates eleitos como os mais gostosos foram o Ragusa Noir e o Lindt de caramelo com flor de sal.
E assim terminou a primeira Happy Hour do ano lá em casa, na qual também tivemos a oportunidade de trocar ideias para a próxima festinha!!!!
No dia seguinte, coloquei todos os pedaços que sobraram em uma única taça de vinho bem bojuda. Desse jeito, posso oferecer a guloseima sortida aos próximos amigos que forem me visitar… alguém se habilita?
Um grande beijo pra todos com votos de um dia bem doce!!!!
P.S.: A ideia das plaquinhas identificadoras com imagens das embalagens de chocolate pode ser adaptada a outros comes & bebes como pastinhas, sucos, queijos, geleias, azeites etc. Basta deixar a criatividade fluir e colocar a mão na massa!!!!