Vocês acreditam que no ano passado eu não organizei nenhum jantarzinho romântico pro Marcelo? Tirando a brincadeira do Dia dos Namorados, não preparei mais nada. Apesar da falta de habilidade na cozinha, adoro decorar a mesa, acender velas, comprar flores frescas, escolher um aroma para o difusor e pensar no cardápio, mesmo que o prato principal seja encomendado, rsrs! Além de ter feito várias festinhas em 2012 (foram 8 – um recorde!!!!), viajamos muito e também batemos o nosso recorde de passeios, conhecendo ou voltando a algum canto do país a cada 15 dias. Sendo assim, praticamente todas as nossas datas comemorativas caíram nos finais de semana em que estávamos fora de casa.
Foi por esse motivo que eu quis inaugurar o “calendário festivo de 2013” com um jantar temático em janeiro, aproveitando a proximidade do aniversário do Marcelo. Não lembro bem quando surgiu a ideia, mas tive vontade de reviver os cinco dias românticos que passamos na Grécia em abril. Então decidi que prepararia alguns pratos gregos e fui pesquisar as receitas, mas antes resolvi definir como seria a decoração da mesa de jantar.
Apesar de ter gostado de Atenas, foi por Santorini que me apaixonei e, para recriar o clima das ilhas gregas, nada melhor do que cobrir a mesa com uma toalha azul do tom do Mar Egeu! Por sorte, eu já tinha o tecido em casa, usado na FESTA DE INVERNO. Para representar as casinhas brancas debruçadas sobre o mar, separei louças nesse tom, assim como os três porta-velas que posicionei no centro da mesa.
As peças brancas foram escolhidas de acordo com o menu do jantar, que teve duas entradinhas, prato principal e sobremesa. Tudo feito por mim, mas com uma ajuda super especial e importantíssima da minha mãe, que topou passar o dia comigo cozinhando e conversando!!!!
Há muito tempo eu não usava os talheres da foto acima, comprados na Estônia em 2011. Na época, me apaixonei por essas peças com inspiração marroquina feitas por uma empresa holandesa chamada AMEFA. Quando vi esses cabos trabalhados em baixo relevo, fui logo perguntando o preço, depois fiz a conversão pra reais e concluí que a aquisição valia a pena. Eles não tem nada a ver com a Grécia, mas achei que combinariam bem com o clima especial do jantar.
Separei um prato maior para a refeição principal, outro menor para a segunda entradinha e uma mini caçarola para a primeira entradinha. Os outros recipientes foram usados para abrigar queijo parmesão ralado e orégano. E é claro que eu não poderia deixar de elaborar algumas peças gráficas especialmente para o evento, né?
Desenvolvi um menu no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) com letras brancas sobre um fundo azul da cor da toalha. Para dar um toque especial à peça, desenhei um grafismo tradicional, separando o título do resto do cardápio. A fonte que escolhi foi a GELIO RETSINA, que lembra a escrita grega.
A primeira entradinha que servi foi um pedaço de queijo feta assado no forno com tomate, pimentão, azeite e ervas finas. Eu adoro esse queijo que é um produto grego tradicional, elaborado com uma mistura de leite de cabra e de ovelha. Tem um sabor bem salgado e azedinho, uma bonita cor branca e baixos níveis de gordura. As fotos acima foram tiradas na Grécia e ilustram algumas diferentes maneiras de preparar e de servir o queijo assado no forno. Eu pedi essa entradinha em praticamente todos os restaurantes onde comemos e adorei!!!! Aqui no Rio, encontro o feta no HORTIFRUTI, mas preparem-se para levar um susto ao ver o preço: é um queijo caro e por isso só entra aqui em casa em datas especiais.
A segunda entradinha foi uma deliciosa mousse de pepino, cuja receita me foi presenteada pela Ronize Aline, do blog O DONO DA LUA. Acho que ela lembra o Tzatziki (pastinha grega preparada com iogurte, pepino, alho, sal, azeite, pimenta preta, endro e hortelã), porém é mais densa e consistente.
O prato principal foi a saborosíssima moussaka vegetariana de cogumelos, previamente testada, aprovada e compartilhada pela amiga Claudinha Ramalho, do blog FEITO À MÃO. Pedimos esse prato tradicionalíssimo em diversas ocasiões durante a viagem, mas na maioria das vezes havia carne entre os ingredientes. A moussaka mais comum é feita com berinjela, batata, carne de cordeiro, tomate, queijo, canela, noz moscada, pimenta do reino e molho bechamel.
A da Claudinha me chamou a atenção por ser vegetariana e também porque ela substiuiu as lentilhas da receita original por duas bandejas de cogumelos shimeji e Portobello… eu adoro cogumelos e resolvi testar.
Para acompanhar o jantar, servi um vinho branco geladinho! Nem sei se combinou com a refeição, mas achei que tinha a ver com o calor do verão carioca… ou do grego!
Além do cardápio, confeccionei duas plaquinhas para marcar os nossos lugares na mesa, já que eu prefiro me sentar na extremidade próxima à porta da cozinha e tratei logo de garantir meu lugar cativo, rsrs!
Eu não sabia exatamente como e onde usar as bandeirinhas gregas, mas pensei em espetá-las no prato principal e na sobremesa que, aliás, foi iogurte grego da Nestlé (tá, esse eu comprei pronto!) com calda de cerejas inteiras, limão siciliano e vinho do Porto (essa fui eu que fiz!).
Para acompanhar o doce, lembrei do tradicional Vinsanto, um vinho adocicado produzido em Santorini que deve ser tomado como aperitivo ou após a refeição, sempre bem gelado.
Foi o que fizemos na nossa última noite por lá e, para o nosso jantar temático, resolvi substituí-lo por um vinho de sobremesa (colheita tardia) da marca AURORA.
Desenvolvi também uma padronagem a partir do grafismo típico, que pensei em usar para encapar um vaso de vidro no qual eu colocaria flores.
Bom, nesse post escrevi sobre os preparativos para o jantar. No próximo relato, vou publicar as receitas, as fotos dos bastidores e das comidinhas, além da mesa pronta!
Mas, antes disso, gostaria de compartilhar com vocês as artes que fiz para essa comemoração. Quem quiser preparar um jantar temático grego em casa, pode baixar gratuitamente um PDF contendo os seguintes arquivos:
O material inclui três opções de base para menu em formato A5, uma página em formato A4 contendo a padronagem grega, plaquinhas para marcar os lugares na mesa ou para identificar os comes & bebes e bandeirinhas para enfeitar a mesa e/ou os belisquetes.
Para baixar o PDF, basta clicar no seguinte link:
https://www.yousendit.com/download/UW14M25PUzdtNEo4SjhUQw
Para ler os posts sobre a nossa romântica viagem à Grécia, clique AQUI.
Um grande beijo pra todos com votos de muitos jantares inesquecíveis em 2013!!!!