terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Criação de Identidade Visual para a FESTARIA

festaria545

 
Logomarca CMYK completa e versões simplificadas

 

 

festaria545A

 
Logomarca CMYK versão outline e versões em uma cor

 

 

festaria3545

Estudos de cor para a Logomarca

 

Antes de pensar em um símbolo para a FESTARIA, fiz uma pesquisa no Google sobre "ícones de festa/party icons" a fim de buscar uma ideia diferente na qual eu pudesse me inspirar. O que encontrei foram muitos chapéus de festa, bolos, velas de aniversário, fogos, bandeirinhas, taças de vinho, máscaras, balões, caixas de presente, língua de sogra, apitos, confete, serpentina e símbolos musicais. Todos esses elementos já foram bastante explorados pelos designers (inclusive eu) na hora de criar uma Logomarca associada à festa.

Então lembrei de um catálogo antigo da marca americana CRATE & BARREL que eu estava folheando e uma página chamou a minha atenção. Inseri essa imagem no primeiro arquivo da apresentação do projeto que enviei para a minha cliente.

inspi2

Trata-se de um móbile feito com círculos de vidro grandes e translúcidos que decoram dois ambientes. Aquilo me fez pensar: "Adorei o efeito! Eu não o usaria permanentemente na minha sala, mas acho que seria perfeito pra uma festa.". E foi aí que veio o clique!

inspi

No segundo arquivo da apresentação, inseri outra Logomarca que capturou o meu olhar justamente por ser diferente da grande maioria. Achei o visual geral poluído, mas gostei do conceito. A padronagem usada no fundo remete à ideia de uma cortina feita com móbiles, algo diretamente ligado à decoração de festas e eventos. Apesar dessa associação, é um elemento mais neutro, genérico e menos "batido". Como a FESTARIA vai atender a diferentes tipos de eventos (casamentos, formaturas, aniversários infantis, festas de adultos, corporativas etc.), achei que o ideal seria buscar uma solução desse tipo, que não ficasse presa a uma comemoração específica.

 

Logo

 

E assim surgiu a Logomarca, desenvolvida com base no conceito do móbile, estilizado de uma maneira limpa e objetiva. Usei os tons que a minha cliente sugeriu: nem tão apagadinhos e nem tão vibrantes. Na hora de criar esse símbolo, pensei muito nas palavras-chave que ela usou para conceituar a FESTARIA: "Alegria, elegância, confiança, delicadeza". As bolas de tamanhos diferentes em posições alternadas passam uma ideia de movimento, dinamismo e alegria de uma forma elegante e delicada.

 

fontesecores

 

Também usei esses conceitos para buscar uma fonte que representasse bem a marca, principalmente a ideia de elegância e delicadeza. A letra escolhida é arredondada (combinando com os símbolos), legível, proporcional e bem desenhada. Bom, menos a letra "S" que achei um pouco tortinha e redesenhei para que o conjunto ficasse mais equilibrado.

Para a palavra DESIGN, escolhi uma fonte manuscrita porque pessoalmente acho que esse tipo de letra passa uma ideia de algo feito sob medida para o cliente, personalizado e, é claro, exclusivo.

Em seguida, fiz vários estudos para a Logomarca, sugerindo seu uso com "outline" em fundo branco e fundos de cor, uma versão em uma só cor e versões P&B  positiva e negativa. Todas essas assinaturas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

festaria19

Logomarca P&B Positiva (fundo claro) e Negativa (fundo escuro)

 

Desenvolvi padronagens simples a partir do elemento de apoio da marca (móbile) e sugeri algumas formas de aplicação da Identidade Visual em cartões de visita, etiquetas, folheto promocional, caixas para presente, embalagens, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água.

 

festaria23

Padronagens inspiradas no elemento de apoio da Identidade Visual

 

festaria4545

Cartões de visita em três modelos

 

festaria27

OBS.: O mix de imagens no folheto foi usado somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://weddingsofteal.blogspot.com.br/

 

festaria28

festaria29

Aplicação da Identidade Visual em embalagens

 

festaria30blog

Aplicação da Identidade Visual em camisetas

 

festaria31blog

Aplicação da Identidade Visual em aventais e luva de cozinha

 

festaria32blog

Aplicação da Identidade Visual em sacolas de lona

 

festaria33blog

Aplicação da Identidade Visual em canetas

 

festaria34

OBS.: As duas fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://www.thesweetestoccasion.com/2010/10/an-outer-space-baby-shower/blue-cupcakes/

Logo após o OK da minha cliente, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

festaria21

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.

Um grande beijo pra todos com votos de um Ano Novo bastante criativo!!!!

Bonfa-ass