Na semana passada mostrei algumas ideias para o jantarzinho romântico que preparei em comemoração aos 5 anos de vida em comum com o Marcelo, lembram? Mantive algumas, mas fiz outras adaptações de acordo com os ingredientes que consegui encontrar no mercado.
Comecei o dia arrumando a mesa de jantar da sala. Como nós usamos a mesa de centro para fazer as refeições no dia a dia, só tenho uma toalha quadrada na cor vermelha. Já a usei em diversas ocasiões e ela está um pouco desgastada. Por esse motivo, resolvi improvisar e coloquei uma manta de chenille na cor laranja em cima da mesa. E não é que deu certo? Gosto muito desses tons quentes que, além de proporcionarem um clima aconchegante, ainda estimulam o apetite. Para servir o prato principal, separei dois pratos fundos quadrados feitos de vidro e coloquei guardanapos amarelos de bolinhas brancas sobre eles. Em cima dos guardanapos posicionei a taça onde seria servido o coquetel de entrada com uma pequena pinha ao lado, que além de ser um ítem decorativo, possuía uma função. Daqui a pouco vocês vão saber do que se tratava essa pinha.
Depois de definir os tons laranja e amarelo como as cores predominantes no jantar, resolvi imprimir duas cúpulas de papel para customizar minhas luminárias com base de taças de vinho.
Voltando do mercado, passei em frente a um quiosque de plantas e me encantei com essas flores amarelíssimas que custaram somente 5 reais. Adorei esse arranjo e posicionei-o bem no centro da mesa.
Em seguida, preparei dois tipos de azeites aromatizados com pimenta: em um deles coloquei tomilho e no outro, alecrim. O potinho de vidro contendo os temperos ficou no centro da mesa, bem ao lado do arranjo de flores. O ideal seria ter feito essa mistura no dia anterior para que o azeite pudesse absorver bem o aroma das ervas.
Detalhe dos azeites aromatizados

Depois de arrumar a mesa e de dar um jeito na sala, comecei a preparar os belisquetes que seriam servidos antes do prato principal. Na petiqueira retangular com três divisões, coloquei um couvert individual que constava de salada caprese (mussarela de búfala, tomate seco e rúcula), algumas rodelas de pepperoni e uma pastinha de tomate com biscoitos bem fininhos espetados nela.
Comprei essa pastinha pronta que continha ricota e manjericão além do tomate. Espetei os biscoitos fininhos sabor tomate seco e completei minha “decoração” com um raminho de alecrim.
Na foto acima, vocês podem ver parte da matéria prima que usei para preparar o couvert.
Lembram das colheres de degustação que mostrei no post da semana passada? Fiz um amuse bouche bem interessante e super fácil para servir nelas.
Não encontrei tomate cereja no mercado esse dia, mas descobri que existe o tomate perinha! Nunca tinha ouvido falar, mas resolvi comprar uma caixinha e experimentar. Não senti muita diferença de sabor, mas percebi que esse tipo de tomate é mais alongado. Por isso tive que cortar um pedaço da base antes de tirar o miolo para recheá-lo com uma pastinha de ervas finas que comprei pronta. Em seguida, fiz um tubinho com uma rodela de pepperoni e inseri-o no tomate.
Para dar o toque final à minha invenção, resolvi usar mais uma vez um raminho de alecrim.
O verrine acima foi o que me deu mais trabalho, mas mesmo assim, é facílimo de fazer! Trata-se de um creme de brócolis com gorgonzola e manjericão acompanhado por croutons sabor alho.
Eis os ingredientes que usei no preparo do creme: um pote de queijo tipo cottage, um pedaço de gorgonzola, um pacote de creme de leite, dois dentes de alho, sal à gosto, azeite, folhas de manjericão e um brócolis americano pequeno. Depois de cozinhar o brócolis, misturei tudo no liquidificador com exceção do gorgonzola. Bati bem, mas tive que acrescentar um pouco de leite para que a consistência da mistura ficasse menos densa.
Depois levei o creme ao fogo e fui colocando o gorgonzola aos poucos até o líquido começar a ferver. Deixei esfriar um pouco e com a ajuda de um funil, despejei o creme nas taças para que a borda não ficasse suja.
Na hora de servir, salpiquei alguns croutons em cima do creme e prendi uma fatia de pepperoni no espetinho que posicionei na borda da taça.
Preparei uma bebida diferente e de sabor bem azedinho para começar o jantar. Minha inspiração foi a receita que minha irmã me enviou chamada GRAPE IN THE SUMMER e que eu compartilhei com vocês nesse post na época do DESAFIO COQUETEL.
A diferença é que nesse drink eu não usei limão siciliano, que substituí por grapefruit, nem club soda, e preferi não deixar o manjericão macerado no fundo do copo. Ao invés disso, coei a mistura antes de servi-la. Para decorar a taça, coloquei duas uvas sem caroço bem miudinhas no espetinho de metal.
E chegou a hora da sobremesa! Sim, pulei o prato principal de propósito… sabem por que? Porque depois de preparar todos esses belisquetes durante um dia inteiro, não tive tempo de fazer mais nada! Encomendei rondellis com molho de quatro queijos e damascos para o jantar na PASTRELLA. Amei!!! As massas de lá são bastante saborosas, variadas e semi-prontas. Basta colocar no forno por alguns minutinhos e se deliciar com o resultado!
Para a sobremesa que decidi fazer, notei que os garfinhos da foto acima seriam os talheres ideais para saboreá-la.
No HORTIFRUTI, comprei deliciosos biscotti de amêndoas com passas e um cacho de bananas maduras, além de um pote de doce de leite.
A primeira camada que coloquei no copo foi a de doce de leite e em seguida acrescentei algumas rodelas de banana com um pouco de canela salpicada por cima.
Por último, esmigalhei o biscotti e terminei de preencher o verrine. Para dar o toque final, molhei toda a mistura com duas colheres de sopa de licor de chocolate GODIVA. Hummmm, ficou uma delícia essa combinação de ingredientes! Pena que eu esqueci de usar por cima de tudo algumas lascas de amêndoas que havia comprado na véspera…
Um pouco antes do Marcelo chegar, tirei tudo da geladeira e coloquei em cima da pequena mesa da cozinha. Parece tudo arrumadinho, né? Que nada, vocês não imaginam como estava a pia e o fogão que ficam na parede oposta: um caos!!!!!
Anoiteceu e eu comecei a acender alguns abajures e velas.
Improvisei uma mesinha lateral para servir de apoio ao decantador, aos moedores de sal e pimenta e ao recipiente com azeite, que faz conjunto com os pratinhos coloridos usados como base para os verrines.
Eu adoro esse jarro de azeite e também o lindo decantador de vinho que ganhei de presente.
Lembram da pinha que apareceu no início desse post e que eu disse que tinha uma função? Pois é, foi nela que prendi um cartãozinho contendo uma declaração de amor ao Marcelo. Foi uma surpresa pra ele!
Enquanto eu esperava que ele chegasse do trabalho, fiquei testando a melhor posição da máquina pra que pudéssemos tirar uma boa foto juntos e foi aí que eu percebi que ainda faltava um detalhe…
…eu havia esquecido de usar meu novo cortador de scrap que comprei para dar um toque especial à borda das luminárias de papel! Agora sim, estava tudo pronto!
O Marcelo chegou um pouco mais tarde do que de costume e fiz com que ele entrasse pela sala para não ver as surpresas que inventei na cozinha.
O amuse bouche foi o primeiro a ser servido e o Marcelo gostou bastante da mistura que inventei.
Acho que o alecrim deu um toque especial a essa entradinha.
E, pra não dizer que não mostrei o prato principal, está aí o rondelli de quatro queijos com damascos. Salpiquei um pouco de tomilho desidratado por cima, mas não tive tempo de caprichar muito na produção do prato.
Durante o jantar conversamos sobre os mais diversos assuntos, mas o que mais se destacou foi nossa paixão por viagens e os futuros passeios que pretendemos fazer… já estou sonhando com alguns destinos de férias e de finais de semana!!!! E o próximo será PORTO ALEGRE daqui a pouco mais de um mês. Dicas de passeios e restaurantes são bem-vindos, pessoal!!!! E é claro que antes de viajarmos, consultaremos os DESTEMPERADOS, nossos gurus gastronômicos!
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana bastante romântica!