Como sou uma pessoa exagerada que morre de medo de faltar comida e bebida nas festinhas em casa, costumo comprar o dobro da quantidade de ingredientes que acho necessários para qualquer receita e por isso sempre sobra alguma coisa para o dia seguinte… ou para a semana inteira!
Dessa vez não foi diferente. No dia seguinte do jantar romântico que mostrei na segunda-feira, encontrei uma geladeira cheia de pepperoni, ervas frescas e um pacote fechado de amêndoas que esqueci de usar na sobremesa. Mas antes de pensar em preparar um verrine com as sobras do jantar, preciso confessar uma coisa…
Comprei esses copos lindos de cristal da marca BLUMENAU por 5 reais no supermercado MUNDIAL!!!!! E foram eles que me estimularam a preparar um verrine e não as sobras do jantar. Pois é, confessei. Foi uma coisa do tipo “os fins justificam os meios”, sabem? No bom sentido e com as melhores intenções, é claro.
Sendo assim, separei uma bandejinha quadrada vermelha onde os quatro copos couberam perfeitamente, além dos garfinhos de metal que usei para servir a sobremesa na véspera.
Só depois fui checar o que eu tinha na despensa e que poderia combinar com os ingredientes da geladeira. Encontrei uma massinha e lembrei que ainda tinha um restinho de azeite aromatizado com limão. Achei que a mistura teria um bom resultado.
Refoguei alho e cebola com o azeite aromatizado antes de acrescentar um punhado de alecrim e adicionar a massa que já havia sido cozida.
A massinha pronta ficou assim e ainda acrescentei um pouco mais de alecrim por cima de tudo!
Em seguida, cortei o pepperoni em tiras bem finas e separei as lascas de amêndoas sem casca…
…para colocar no topo do verrine, logo depois da massa que ficou na base.
Para terminar, inseri um raminho de alecrim no verrine e pronto!
Na foto acima, vocês podem ver os verrines prontos para serem servidos.
E sem querer, descobri uma nova utilidade para meus “marcadores de lugar” que uso como suporte para identificar as comidinhas que sirvo durante as festas lá em casa.
Dobrei meus guardanapos ao meio e inseri-os nos suportes de metal, que tornaram-se suportes individuais para guardanapos. Achei a ideia interessante e pretendo usá-la na próxima festinha em casa, mas como só tenho 12 marcadores, a festa não pode ter mais do que 12 convidados. Como o apartamento é pequeno, esse é realmente o número máximo de pessoas que costumo convidar para as minhas reuniõezinhas.
Fica aqui a sugestão pra vocês, pessoal! Ah, foi minha irmã que mora nos Estados Unidos que me deu os marcadores de presente e eles foram comprados na CRATE & BARREL. Ainda não vi nada parecido por aqui, mas se eu encontrar, podem ter certeza de que vou avisá-los!
Quero aproveitar o post de hoje para agradecer mais uma vez todo o incentivo e carinho que recebi na segunda-feira!!!! Até me assustei quando abri o blog ontem e vi uma lista enorme de comentários! Infelizmente, sei que que não vou conseguir responder a todo mundo, mas ficam aqui meus sinceros agradecimentos e desejo a vocês o dobro, triplo, quádruplo, o quíntuplo do que desejam pra mim!!!!
Dica sobre tratamento de imagens no Photoshop
Aproveitando também que algumas pessoas me perguntaram como fazer para melhorar a qualidade das imagens que publicam no blog utilizando o programa Photoshop, da Adobe, fiz um esqueminha básico dos filtros que eu uso para realçar o brilho/contraste, equilibrar as cores e reforçar a nitidez dos contornos da imagem. Como exemplo, separei o ANTES e DEPOIS de uma das fotos desse post, que vocês podem ver a seguir.
Eu não fotografo mais com Flash, seguindo os conselhos do meu amigo Wagner. Percebi que as cores ficam mais próximas da realidade quando não se usa esse recurso. Para que a imagem não saia tremida, eu tento apoiar o cotovelo em algum lugar para ficar com o braço mais estável mas, mesmo assim, tiro umas dez fotos de cada coisa para depois escolher a que ficou melhor enquadrada e nítida. Minha máquina não é profissional, mas uma digital comum, a SONY DSC-W230 com 12.1 Mega Pixels.
Repararam que a imagem à esquerda está meio esmaecida? Para valorizá-la, eu geralmente faço o seguinte…
Começo pelo caminho IMAGE < ADJUSTMENTS < LEVELS e clico no AUTO. O filtro LEVELS ajusta automaticamente os níveis de cor, contraste, brilho etc. da imagem, mas nem sempre o resultado é o esperado. Por isso, algumas vezes anulo esse filtro e passo para o IMAGE < ADJUSTMENTS < BRIGHTNESS/CONTRAST. Quando você clica nessa opção, uma caixinha contendo uma escala se abre e você pode passear por ela escolhendo o ajuste que mais lhe agrada. É tudo bem pessoal mesmo. Eu, por exemplo, gosto de bastante contraste porque acho que o resultado fica mais “chamativo”. Outro filtro que gosto muito de usar é o COLOR BALANCE e tento sempre puxar o tom da foto para o vermelho ou amarelo, porque são cores que me transmitem a ideia de aconchego.
Para finalizar, eu gosto de usar o FILTER < SHARPEN < SHARPEN, que se encarrega de deixar a imagem mais nítida.
Infelizmente, o Photoshop é o único programa de edição de imagens que uso e que já usei na vida e por isso não sei dizer quais são os efeitos equivalentes em outros programas. De qualquer maneira, espero ter conseguido passar uma ideia de como dar um “upgrade” nas fotos. Se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar um comentário nesse post que eu respondo aqui mesmo!
Um grande beijo e até sexta!!!!