Olá, queridos leitores do Casos e Coisas da Bonfa. Tive o prazer de receber este convite da Katia para escrever um post neste espaço pra lá de especial. No primeiro momento pensei: “putz! O que vou escrever? O que vou falar?”. Como a nossa anfitriã é pra lá de gente boa, me deixou totalmente a vontade e é assim que espero que se sintam hoje por aqui.
Como vários dos convidados do Bonfa Convida, tenho um blog chamado Casa de Catarina, que fala de arquitetura, decoração e outras coisinhas do dia a dia. Sou arquiteta e gosto de dividir as minhas pesquisas, dúvidas (dos leitores e minhas) e “tititis” com os meus leitores, por isso, criei um blog. Conheci a Katia logo no início do blog dela, quando iniciou o seu projeto solo. Eu também era novata na blogosfera e sempre gostei de acompanhar todo o talento dela de perto.
Procurei um tema que tangenciasse as duas áreas: decoração e design, para os leitores se sentissem o mais em casa possível. Escolhi falar sobre o uso das cores e seus efeitos, um assunto que adoro e que me dá muito prazer estudar.
Cores e a decoração
Sei que muitas pessoas têm medo de ousar no uso das cores. Fixam naquela frase “para não ter erro, usar brancos ou beges”. O objetivo deste pequeno resumo, não é convencê-las do contrário, e sim apresentar possibilidades e algumas informações, caso resolvam se arriscar na hora de mudar o padrão.
Foto: http://www.home-designing.com/2010/10/rooms-with-a-dash-of-color-splash
Vermelho: É uma cor extremamente excitante, deve ser usada com cuidado principalmente em espaços de descanso. A sua simbologia é de poder, auto-estima e sucesso. Em ambientes sociais como salas e cozinhas, a cor estimula a fala e o apetite, já em quartos de casal, ele funciona como uma cor estimulante, mas deve ser usado com bom senso.
Laranja: Como o vermelho, esta cor também é estimulante. É uma cor mais ligada ao intelecto e ao mental. É símbolo de coragem. Pode ser usada como fonte de estímulo de diálogo, criatividade, portanto se empregada em pequenas proporções pode trazer bons resultados. É recomendável evitar em ambientes dedicados ao descanso, pois prejudicam o sono.
Amarelo: Na sequência do laranja, o amarelo também estimula o intelecto. É a cor da luz e do mental. Serve como incentivo à comunicação, aos estudos e ao apetite (hihihi). Em suas nuances mais claras, pode ser usada sem restrição, pois ainda são considerados como cores neutras, mas em seus tons mais fortes é preciso usar com parcimônia, pois pode gerar muito ruído, atritos e confusões mentais.
Verde: Esta cor sai totalmente dos significados excitantes e passa à energia, crescimento, bem estar e saúde. Se usada em tons claros gera ambientes refrescantes e calmos, extremamente propícios para acalmar o sistema nervoso de seus ocupantes. Simbolicamente é a cor da esperança. Se usada em demasia, em tons mais fortes, pode passar uma sensação de opressão.
Azul: Como o verde, é uma cor que tem um efeito calmante e tranqüilizante sobre as pessoas. É uma cor que leva as pessoas ao movimento interno, isto é, de interiorização e meditação. Simbolicamente é a cor associada ao elemento água. Para ambientes de forma geral, pode ser usado para focar a calma, a criação de privacidade, mas gera frieza. Em excesso, pode provocar sono e tristeza.
Violeta: Como é uma cor intermediária, quando em tons mais rosados, estimula o romance, quando em tons mais azuis, estimula a espiritualidade, a meditação, a tranqüilidade. Simbolicamente é uma cor de transformação de energias negativas em positivas. Tida como uma boa cor para a saúde, para acalmar tanto os nervos, o coração e a mente. Como o azul em excesso pode trazer a tristeza e a ansiedade.
Preto: É uma cor que deve ser usada com muito cuidado. Apesar de ser extremamente chique, deve ser combinada a outros dos espectro para que não gere uma sensação de angústia, tristeza ou depressão. Na simbologia também é associada ao elemento da água.
Branco: É uma das cores mais utilizadas na decoração, por sua porção neutra e fria. O ideal é que sempre se associe a outras cores (como o preto) pois é associada ao frio, ao vazio, ao infinito ou ao hostil. Qualquer cor pode ser mesclada ao branco para a decoração, esta é sua facilidade.
Espero que este pequeno resuminho sobre as cores ajude a orientar um pouco as escolhas e também às mudanças!
Obrigada Katia pela oportunidade e pelo convite. E até a próxima!
…………………………………………………………………………………………………………..
Lelê, obrigadíssima por participar dessa seção e por nos ensinar um pouco sobre a influência das cores na decoração e, consequentemente, na nossa vida também, né? Acho que aqui em casa tem um pouco de cada cor, sendo que os tons predominantes da sala são o laranja e o vermelho e, pelo seu texto, penso que foram boas escolhas por estimularem a fala e o apetite!!!! É na sala que recebo os amigos para algumas horas de bate-papo acompanhado por comes & bebes. O meu quarto de dormir é verde clarinho, o que propicia uma sensação de calma, tranquilidade e frescor. Já o escritório é azul acinzentado e eu tenho a impressão de que esse tom alivia um pouco o estresse do trabalho e da rotina.
Pessoal, a Lelê é um doce de pessoa que conheço desde os primórdios do CASOS E COISAS e admiro muito. Além de ser uma arquiteta talentosa e de ter muito bom gosto, ela é meiga, gentil e super alto-astral!!!! Para conhecê-la melhor, basta acessar o seguinte link:
http://blog.casadecatarina.com.br/
Um grande beijo e um ótimo final de semana pra todos!!!!