Vocês lembram do prato alto de vidro que eu trouxe da minha recente viagem ao Chile e mostrei nesse post? Ele tem mais ou menos 12 cm de diâmetro, é decorado com bolinhas em suas extremidades e eu o acho a coisa mais fofa e delicada que comprei nos últimos tempos. O melhor de tudo é que o objeto estava em liquidação e custou o equivalente a dez reais. Por isso comprei as duas últimas peças da loja!!!!
Na semana seguinte da viagem realizei um bazar natalino lá em casa e chamei algumas amigas mais próximas para participarem do encontro. O que era pra ser um bazar acabou virando uma festinha e o pessoal que chegou cedo acabou ficando até o finalzinho da tarde. Muita gente não pôde comparecer por conta dos compromissos de fim de ano, mas foi ótimo reencontrar quem conseguiu ir até lá para bater um papo agradável e descontraído regado a comprinhas e alguns belisquetes.
Como eu tive bem pouco tempo para organizar o evento, optei por comprar biscoitinhos salgados, amendoins e um pedaço de queijo minas padrão, além de algumas garrafas de vinho rosé e caixas de suco de laranja para entreter meus convidados. Esse foi o cardápio da “festinha” e, já que eu estava doida pra fazer a estréia dos meus pratos altos, resolvi usá-los para servir os biscoitos e o queijo acompanhado de mostarda Dijon.
No início pensei que eu estava forçando a barra por servir os biscoitos nesse prato, mas até que eu achei a apresentação interessante e percebi que, como o prato é um pouquinho mais fundo no meio, os belisquetes não ficaram caindo lá de cima.
Para acompanhar o queijo cortado em cubinhos, enchi um pequeno potinho de vidro com mostarda forte e disponibilizei alguns garfinhos para petiscos feitos de plástico transparente.
Algumas semanas depois resolvi preparar uma pizza com as sobras da geladeira e encontrei o seguinte: massa alta comprada na padaria, presunto tender que restou do Natal, molho de tomate, cebola, alho, mussarela, gorgonzola e orégano. Misturei tudo e levei a pizza ao forno. Na hora de servir, tive a ideia de cortar a massa em quadradinhos e colocá-los em cima do prato de vidro.
Gostei do resultado tanto em termos estéticos (porque ficou parecendo uma foccacia) quanto em termos de sabor e por isso pretendo repetir o feito nas próximas festinhas em casa.
Recentemente descobri essa loja fofíssima com jeitinho retrô e Logomarca cheia de charme. Reparem na embalagem, não é uma graça? A bonequinha estilo fifties é linda e eu estava louca pra ter a oportunidade de experimentar os bolinhos com cobertura generosa da VINTAGE CUPCAKES.
Eis que mami veio me visitar para trocarmos alguns presentes de Natal em um shopping perto de casa. Pronto, apareceu a oportunidade que eu estava esperando!!!!
Almoçamos no shopping e eu sugeri que a gente comprasse alguns cupcakes para acompanhar o café. Foi o que fizemos e eu escolhi 4 unidades sabor blueberry para levar pra casa. Gente, confesso que escolhi os bolinhos mais bonitos e não me preocupei muito com o sabor. Mas adorei a combinação do chocolate com a geleia meio doce/meio azedinha. A loja dispõe de cupcakes com diversos recheios e coberturas e está presente em alguns pontos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia e Salvador.
Alguns dias depois, eu estava em casa com fome de coisa gostosa e, quando abri a geladeira, me deparei com um vidro de geleia de framboesa meio esquecido em uma prateleira. Fui correndo procurar algumas torradas na despensa e encontrei essas de beterraba da marca GRAÇA’S TORRADAS, que tem uma cor bem bonita. Achei que uma coisa tinha tudo a ver com a outra e montei alguns “canapés doces”, conforme vocês podem conferir nas fotos.
Acho que é uma boa opção para um “chá da tarde” ao invés de servir as torradas e a geleia separadamente.
Enfim, em menos de um mês esse pratinho já foi usado várias vezes e provou sua versatilidade!!! Além dos belisquetes que mostrei nesse post, ele pode acomodar pequenos bolos, docinhos, canapés, bruschettas, uvas, frutas secas, mousses salgados e quase qualquer coisa que vocês imaginarem.
Outro dia vi um vídeo da jornalista Chris Campos, do blog CASA DA CHRIS, no qual ela dizia que adorava colocar seus bolos em pratos altos porque eles davam um volume à mesa quando usados em conjunto com travessas baixas. Eu concordo com ela e sou fã de peças desse tipo.
Então viva os pratos altos e viva 2011!!!!
Um grande beijo pra todos!!!!