Eu estava super ansiosa pra publicar a participação da Tamy nesse cantinho porque fiquei toda boba e feliz com a homenagem que ela fez ao nomear o delicioso risotto da foto com o sobrenome da minha família!!!! Infelizmente, por causa das férias, tive que adiar a postagem, mas foi por um bom motivo: eu fazia questão de estar aqui quando a receita fosse ao ar. Sendo assim, conheçam a talentosa e fofa Tamy Rolim…
Olá Katia,
Primeiramente eu gostaria de agradecer muitíssimo pelo convite. Participar de um cantinho do seu blog é uma honra muito grande e estou muito feliz em poder fazê-lo.
Segue então a receitinha que fiz especialmente para você e para seus leitores:
O prato apelidado de Risotto Bonfadini tem ingredientes selecionados a dedo para compor a atmosfera viajante de “dona Bonfa” e casar perfeitamente com o tempero da Chef que vos fala.
O risotto é composto de arroz carnarolli direto da Itália, sal negro do Kilauea, queijo parmesão Capa Preta Uruguaio e o alho negro que é um ingrediente tipicamente oriental mas que já é cultivado no Brasil pela Marisa Ono (a venda é realizada on-line pela própria produtora).
Alho negro
Então vamos lá...
Preparem as panelas que vai começar a explanation...
Ingredientes para 2 pessoas:
120g de arroz carnarolli
1 cabeça de alho
1/2 cabeça de alho negro
1 talo grande de alho-poró cortado ao meio
1 cebola roxa pequena cortada em quartos
1 ramo de alecrim
½ xícara de queijo parmesão capa preta ralado na hora
1 colher de sopa de manteiga
1l de caldo de legumes
azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Utilizando uma folha de papel manteiga dentro de uma assadeira, disponha o alho-poró, as cabeças de alho e alho negro, a cebola e tempere com o sal negro, alecrim e pimenta; regue com azeite e junte as pontas do papel para fazer um saquinho, amarre com um barbante e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 40min. Em uma panela prepare o caldo de legumes de sua preferência e mantenha-o quente e fervendo. Quando o mix de alho estiver pronto, retire do papel, pique finamente e reserve. Aqueça uma panela, coloque um fio de azeite e dê uma leve refogada no ingredientes assados, adicione o arroz, mexa bem e toste por alguns minutos (esse processo ajuda na liberação do amido que deixa o arroz com cara de risotto). Feito isso, acrescente duas conchas de caldo e misture bem. Vá adicionando o caldo sempre que necessário e até que fique cozido. Retire do fogo e coloque a manteiga e o queijo. Mexa bem. Sirva quente.
Agora, se você não tem esses ingredientes glamourosos e viajados para fazer o seu risotto, não se acanhe, pegue o alho nosso de cada dia, com o alho-poró e a cebola, faça o mesmo processo e prepare o seu risotto feliz da vida. Só não vale parmesão de saquinho e nem creme de leite (pelamor!), compre um bom parmesão e seja feliz!!!
Bonfa, espero que tenha gostado da homenagem e do seu risotto viajado totalmente digno da pessoa linda que você é!!!
Beijok e até mais...
Tâmara Rolim, just Tamy para a blogosfera!
……………………………………………………………………………………………….
Tamy, obrigadíssima pela participação e pelo carinho de sempre!!!! Amei essa receita e você sabe que adoro testar ingredientes diferentes nos meus modestos belisquetes, né? Estou sempre à procura de novidades nas prateleiras dos supermercados e achei fantástica a escolha da matéria-prima para a receita do Risotto Bonfadini, que coisa mais chique e criativa!!!! O que mais me surpreendeu foi o alho negro, que eu nem sabia que existia, mas que agora estou doida para experimentar. Parece que você adivinhou mesmo tudo o que eu gosto: alho-poró, cebola roxa, alecrim… esses temperos são alguns dos meus preferidos.
Pessoal, o blog da Tamy é uma delícia tanto para os olhos quanto para o paladar, suas fotos são lindas e dá vontade de ir correndo comprar o que for necessário para preparar qualquer uma das receitas que ela publica. Vejam só duas imagens recentes mostradas lá:
Para se tornar fã dessa bela moça, basta clicar no seguinte link:
http://www.nacozinhadela.com.br
Um grande beijo com votos de um final de semana saboroso!!!!