quarta-feira, 27 de maio de 2009

A festa de aniversário da minha irmã

Estou de volta depois de um final de semana bem agitado de festas para todas as criativas. A festa de aniversário/open house da minha irmã aconteceu no Sábado à noite e passamos o dia arrumando, decorando e preparando os belisquetes da festa. Parte das comidinhas foi encomendada, parte comprada pronta e outra parte feita por nós. O destaque foi o camarão com catupiry preparado pelo meu pai e servido em barquetes, além do seu famoso cheesecake, sucesso garantido há anos nas festas da família. O camarão foi aprovadíssimo e recebeu muitos elogios! Vocês vão ver aqui as fotos do apartamento da minha irmã, da decoração, das comidinhas e do drink azul de boas-vindas. Mas antes, quero mostrar como preparei as lembrancinhas para os convidados. Ah, e também quero agradecer à vocês pelas sugestões e dicas sobre o que eu poderia colocar nos saquinhos. Infelizmente acabei me enrolando na última semana (sempre fica algo pra última hora, né?) e não pude procurar o pout-pourri nem as amêndoas confeitadas. Então lembrei das jujubas que já tinha comprado e resolvi usá-las. Separei uma boa quantidade, acho que o equivalente a uma mão bem cheia, e coloquei-as dentro do saquinho transparente, fechando com fita durex. Depois inseri o saco de plástico no de juta e usei um pedaço de fita de tecido com 2 cm de espessura para fechá-lo. Prendi o tecido com fita dupla-face, só pra segurá-lo no lugar. Depois usei a fita nº 0 para finalizar, dando duas voltas no saco de juta e terminando com um pequeno laço na frente, como mostram as fotos abaixo.



O apartamento da minha irmã ficou lindo. Apesar de ser médica pediatra, acho que ela seria ótima decoradora, se decidisse mudar de profissão. A Marcia adora o programa de decoração apresentado pela designer de interiores canadense Candice Olson, o Design divino, que no Brasil é exibido no canal Discovery Home & Health. Durante a obra, ela foi anotando tudo o que gostava e criou pastas no computador com fotos de ambientes assinados pela designer. Várias idéias foram aproveitadas e/ou adaptadas na decoração do apartamento, como por exemplo, os trilhos de luz que iluminam pontos específicos, as cores das paredes e das pastilhas dos banheiros, além da integração da cozinha com a sala de estar e a de TV, o que deu um aspecto de loft ao apartamento. A palheta de cores inclui basicamente marrom, azul, prata e branco. Apesar do azul ser uma cor fria, acho que minha irmã conseguiu criar ambientes bem equilibrados e aconchegantes. O piso de madeira original do apartamento, que recebeu um tratamento de sinteco fosco, deu o tom quente que faltava. Eu particularmente adoro piso de madeira nas áreas de convívio social. Os tapetes felpudos também contribuem para criar a sensação de aconchego e bem-estar. No dia da festa, a mesa de centro foi retirada e encostada em uma das paredes da sala de televisão, para aumentar o espaço de circulação na sala de estar. As cadeiras da mesa de jantar foram dispostas de maneira a proporcionar mais assentos na sala principal. Seguem algumas fotos desses ambientes no dia da festa.



O aparador que fica logo na entrada do apartamento serviu de base para acomodar a peça de decoração principal: a árvore dos desejos. Deixei algumas folhas espalhadas na mesa, como se tivessem caído da árvore, para lembrar que estamos no outono. Além da árvore, havia o quadro com as instruções de uso, as velas encapadas com as fitas de tecido coloridas e as lembrancinhas para os convidados.



Vocês lembram do potinho com as macadâmias que encapei e do pote de vidro com pedrinhas brancas? Usamos os dois como arranjos na mesa, enfeitados com flores brancas.



As bombonières recheadas de jujubas e biscoitos amanteigados ficaram no epaço batizado pela Marcia de "cantinho do café", onde fica uma mesa alta de bar com dois bancos. Distribuí algumas folhas da árvore dos desejos nessa mesa também, pra criar uma integração na decoração.



O drink azul escolhido foi o que leva vodka, sprite e blue curaçao. É uma bebida doce que deve ser servida bem gelada e tem uma cor inusitada, o que atiçou a curiosidade dos convidados. Alguns estranharam a aparência do drink e ficaram tensos no primeiro gole. Mas acho que depois gostaram e terminaram a bebida sem medo! Para preparar o drink, basta colocar um dedo de blue curaçao no fundo do copo, 1/5 de vodka e completar com refrigerante e gelo. É importante servir bem gelado!



Os belisquetes que preparamos foram: batatinha calabresa recheada com creme de provolone e pimenta rosa (receita da criativa Verônica), tomate cereja recheado com pesto e lascas de amêndoa, damascos recheados com gorgonzola e espetinho vegetariano de damasco, queijo, manjericão, tomate uva e pimentão amarelo, acompanhado de molho de mostarda com mel. A Marcia também preparou sanduíches deliciosos com rosbife temperado, mostarda dijon, rucula, azeitona, champignon, molho shoyo, azeite, sal e pimenta. Os outros receberam salame italiano ou mortadela defumada como opção de carne.



A Márcia decorou a mesa com velas brancas dentro de porta-velas de vidro transparente, dois caminhos de mesa feitos em voile transparente com listras azuis, brancas e prateadas. Para acomodar as comidinhas de modo uniforme, usamos bandejas e recipientes de vidro e metal. As bandejas de vidro com pé de metal foram compradas no mesmo mercado popular onde encontrei as outras que usei na Happy Hour da sexta 13 e custaram 8 reais cada uma. Baratas e bonitas! Gostei muito da idéia da Marcia de colocar os palitinhos transparentes dentro de uma taça de margarita pequena. O efeito é bem legal. Outra taça de margarita recebeu o molho de mostarda com mel. E a mesa pronta ficou assim:



No decorrer da festa, os convidados foram participando da brincadeira aos poucos e deixaram muitas mensagens positivas e cheias de bons fluidos na árvore dos desejos. Apesar do trabalho, acho que valeu a pena e já estou pensando em um tema para a próxima happy hour, dessa vez lá em casa!!!



Espero que tenham gostado do resultado! Um beijão e até o próximo post!