quarta-feira, 13 de maio de 2009

Continuando a preparar a festa da minha irmã: em busca do perfeito drink azul!

Lembram do arranjo de mesa imitando uma árvore que comecei a fazer pra festa de aniversário da minha irmã e que mostrei aqui? Na semana que passou, continuei firme no meu propósito de preparar a decoração da festa e, a cada noite depois de chegar do trabalho, recortei algumas folhas que imprimi em papel A4. Couberam 3 ilustrações em cada papel e desenhei as folhas de modo que eu pudesse dobrá-las ao meio e depois furá-las nas extremidades. Resolvi mesclar folhas com as padronagens das fitas de tecido com outras lisas, nos mesmos tons, para que o resultado não ficasse tão carregado depois de penduradas nos galhos. Na verdade, só escolhi esse estilo pra decoração porque o apartamento da minha irmã é bem clean, tem decoração em tons neutros e móveis retos. Assim, o contraste da árvore cheia de detalhes e padronagens com o ambiente neutro está garantido, o que não aconteceria aqui em casa, onde tudo é coloridinho, étnico, cheio de detalhes e texturas. É por isso que, na hora de programar uma festinha aqui em casa, prefiro tons sóbrios e neutros, a menos que a festa seja temática, é claro!



Depois de recortar todas as folhas (haja paciência e mão firme!), furei-as nas extremidades com furador de papel e usei a mesma fita nº 0 para amarrá-las nos galhos do arranjo. Tentei intercalar as folhas com e sem padronagem para criar um equilíbrio e o resultado é esse aqui:



Para que os convidados não fiquem perdidos sem saber o que fazer com o arranjo que batizei de "Árvore dos desejos", resolvi criar um quadro com instruções básicas de como proceder:

"Escolha uma folha na árvore e desamarre-a.
No verso, escreva uma mensagem para a aniversariante.
Volte a pendurar a folha na árvore e seu desejo para a Marcia será realizado em breve!"



Na quarta-feira, passei numa dessa lojinhas que vendem todo tipo de objetos a partir de R$ 1,99 e encontrei essas tesouras com cortes variados. Resolvi comprar 4 modelos, a R$ 2,50 cada uma e ainda estou pensando onde posso usá-las na preparação da festa...



As macadâmias cobertas de chocolate que embelezaram a foto do drink de café da semana passada acabaram, infelizmente! Mas a embalagem foi reciclada e coberta de fita marrom com bolinhas coloridas. No pedacinho que sobrou, colei a mesma fita fininha usada para amarrar as folhas na árvore. Ainda estou na dúvida se vou usar a embalagem para abrigar um pequeno arranjo de flores ou para guardar as canetas que os convidados usarão quando deixarem as mensagens para a aniversariante. De qualquer maneira, depois da festa seu destino já é certo: vão guardar minhas novas tesouras coloridinhas!



Resolvi preparar uma mesa para café ou chá para o momento pós-bolo, antes dos convidados irem embora. Comprei dois potes de vidro por 7 reais cada um, no mercado popular conhecido como SAARA, no Centro do Rio. Pensei em recheá-los com doces, como nesse exemplo aqui, e produzi plaquinhas com a descrição do conteúdo. Poderia tê-los recheado com frutas secas, amendoins confeitados, balas, bombons, bananadas, paçocas, caramelos, e uma infinidade de guloseimas, mas optei por jujubas e biscoitos amanteigados. As jujubas já estão aqui em casa, mas vou comprar os biscoitos fresquinhos só no dia mesmo.



Criei pequenas etiquetas com 3 cm de largura, onde lê-se "Bem-vindos". Vou usá-las amarradas nas hastes das taças de acrílico que comprei pra servir o drink de boas-vindas aos convidados. Comprei dois pacotes com 10 taças, a 6 reais o pacote. São descartáveis, mas gostei do tamanho e do modelo. De qualquer maneira, servirão somente para o drink de boas-vindas. No restante do tempo, a bebida oficial será a cerveja, servida em copos de vidro.



Agora o maior dilema: que bebida servir nessas taças? Desde o início, pensei em usar blue curaçao para preparar um drink azul, o tom predominante na decoração do apartamento. Eu já havia testado algumas receitas de drinks azuis aqui em casa, entre elas um que levava vodka, blue curaçao e gelo e outro com vodka, limão, blue curaçao e blueberries pra decorar. Nenhum dos dois me agradou 100% e, no final de semana passada, resolvi experimentar uma nova receita e usar minha mãe como cobaia: espumante brut com blue curaçao. Achei mais gostoso do que os anteriores, mas ainda quero provar um com vodka, blue curaçao e soda limonada. Tenho a impressão de que esse será o escolhido!



E para comer? Bom, eu pretendo produzir alguns belisquetes, mas a maioria dos quitutes será comprado pronto mesmo. Quando a festinha é aqui em casa, eu tenho mais controle da situação, compro os ingredientes com antecedência e vou pesquisando e testando receitinhas durante a semana. Mas minha irmã não puxou a mim e ela acha chata toda essa produção e preparação. Então, decidi que vou fazer somente umas duas ou três entradinhas e o resto é por conta dela. Semana passada, testei um "amuse-bouche" feito com queijo de cabra frescal, pesto e lascas de amêndoas. E uma torradinha com o mesmo pesto pronto da marca italiana Polli e uma bolinha de queijo de cabra cremoso aperitivo da Cremérie Genève no topo. Lembram dos supérfluos da semana passada? Pois é, ainda estão rendendo... Gostei dos resultados e resolvi guardá-los como opção. Tenho algumas outras idéias, mas vou colocá-las em prática primeiro e depois mostro pra vocês!



Por último, comprei esses saquinhos de juta e outros menores, de plástico, onde colocarei as lembrancinhas da festa. Mas que lembrancinhas? Ainda não sei e adoraria ouvir algumas sugestões! Pensei em balinhas ou pout-pourri, mas ainda não me decidi. O que vocês acham? O que gostariam de ganhar? Não pode ser muito caro, viu? Minha verba está no finalzinho!



Um beijão e até semana que vem com mais novidades!