terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Happy Hour da Primavera

Enfim chegou o dia da tão planejada Happy Hour da Primavera! Acordei com uma preguiça danada no Sábado, o que é natural depois de passar a semana inteira acordando às 5 da manhã… A primeira tarefa do dia foi desocupar a mesa de jantar e a mesa de centro para que eu pudesse começar a preparar a decoração da festa. Separei bandejas, cestas, pratos, baldinhos e etc. e deixei tudo mais ou menos pronto antes de ir ao mercado comprar queijos, biscoitos amanteigados, grissinis e sucos para misturar com as vodkas aromatizadas. Primeiro organizei a decoração do buffet, usando louça branca para acomodar os doces que comprei: maria-mole, marshmellows de morango, pirulitos multicoloridos, “minhocas” azedinhas, amendoim coberto com chocolate, confeti, bala de côco, biscoito amanteigado com recheio de goiaba e o fondue de chocolate que havia preparado na véspera. Como eu faço aniversário no dia de Cosme e Damião (27 de setembro), achei que não poderia faltar uma farta mesa de doces na festinha! A seguir, algumas fotos com detalhes da decoração…

Pose com o buffet de doces.

Close do buffet de doces.

Fondue de chocolate ao leite com whisky.

Biscoitos amanteigados recheados com geléia de goiaba, balas de côco e marshmellows de morango.

Maria mole

Guloseima em forma de minhoca colorida e com um sabor bem azedinho.

Pirulitos coloridos dentro do baldinho com pedrinhas coloridas.

Confeti e amendoins cobertos com chocolate.

Detalhe da bandeja acoplada ao sofá.

Um item que considero super útil lá em casa é essa bandeja de madeira que fica acoplada ao braço do sofá. Como tenho uma sala pequena, qualquer espaço é aproveitado e no dia da festa usei essa bandeja como apoio para os pratos, garfos, guardanapos e porta-copos.

Detalhe para os garfinhos coloridos dentro da taça de margarita.

Aproveitei a ideia da festa da minha irmã, Marcia, e usei os garfinhos coloridos dentro de uma taça de margarita. Acho que deu um charme extra, concordam?

Teminei de montar as caixinhas de lembrancinhas “self-service” algumas horas antes dos primeiros convidados chegarem e empilhei-as na extremidade do móvel onde fica a televisão. Fiz isso para que elas ficassem visíveis e que meus amigos não esquecessem de levá-las pra casa cheinhas de doces no final da festa!

Na cozinha, montei o bar self-service e espalhei os copos coloridos, assim como os canudos e as flores para adornar os copos, em cima da mesa retrátil.

Detalhe dos copos coloridos.

Coloquei os canudos coloridos dentro de um copo.

Detalhe dos sucos com rótulos personalizados.

Quando os primeiros convidados chegaram, retirei os sucos da geladeira e coloquei-os na mesa da cozinha, dentro de suas respectivas garrafas customizadas com as padronagens que criei.

Pendurei a prancha com as sugestões de drinks num gancho de plástico que fica preso no azulejo da cozinha por uma ventosa. Confesso que não tinha tido essa ideia antes e originalmente pensei em apoiar a prancha na mesa mesmo.

Detalhe do drink “Vodka Sunrise”, feito com suco de laranja, abacaxi, vodka e grenadine.

Na foto, um exemplo de como ficaram os drinks depois de prontos. Nesse caso, a bebida levou quatro partes de suco de laranja, duas partes de suco de abacaxi, duas partes de vodka Absolut Citron e um filete de grenadine no final para dar um efeito degradê. É a bebida mais pedida lá em casa: bonita e fácil de fazer. Podem experimentar, o sucesso é garantido!

Na mesa de centro, usei um caminho de mesa verde claro e nele distribuí pastinhas, pães, torradas, grissinis, salgadinhos (bolinha de queijo, pastel de camarão e quibe) e uma tábua de queijos. Não tive tempo de comprar flores pra usar nos copos de long drink e acabei colocando os grissinis dentro deles.

Usei minhas cadeirinhas como base para as plaquinhas onde escrevi os nomes das pastas e dos diferentes tipos de queijos.

Aproveitei também para tirar da gaveta as placas de metal que uso quando preparo uma reunião de queijos e vinhos. São uma graça, cada uma tem um formato diferente e bordas trabalhadas. É só espetá-las nos queijos e servir!

Lembram dos cones? Dessa vez preferi recheá-los com castanhas e ovinhos de amendoim.

E aí estão os potes de vidro com biscoito polvilho e outros amanteigados. Resolvi deixá-los com as respectivas tampas para que os biscoitos não murchassem.

E na hora do parabéns, enchi o bolo com as velas de joaninha e tanto eu como minha mãe e minha amiga Mari sopramos as velinhas pra comemorar os aniversários de setembro!

Nesse post não podia faltar uma foto das Criativas, né? Só faltou a Beta, que está perdoadíssima porque teve um ótimo motivo pra não comparecer!!!! E o garotão sorridente vocês já conhecem, né? É o famoso Gui, filho da Lucia!

E pra terminar, deixo com vocês a receita do fondue de chocolate com whisky:

Ingredientes para 14 copinhos (foi a conta certa!)

Três barras de 180 gr. de chocolate meio amargo;
uma lata de creme de leite;
whisky a gosto;
confeitos.

Modo de fazer

Derreta o chocolate em banho maria e vá acresentando o creme de leite aos poucos, mexendo lentamente. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a quantidade de whisky que desejar. Mexa um pouco até a mistura ficar homogênea novamente e deixe esfriar um pouco. Quando o chocolate estiver morno, despeje-o nos copinhos e deixe esfriar mais um pouco até endurecer. Coloque os confeitos por cima e leve à geladeira.

Esperando o chocolate endurecer um pouco…

… pra colocar o confeito verde por cima.

E o resultado é esse!

Bom, agora preciso de um descanso de festas até o próximo evento…no qual já comecei a pensar, hehehe! Quero agradecer a todos vocês que tem deixado muitos comentários de incentivo, os quais me motivam a produzir cada vez mais… e também às minhas companheiras Criativas!

Semana que vem vou mudar um pouquinho de assunto e volto com um post sobre um lindo lugar onde estive nas últimas férias.

Beijão e até a próxima quarta!

assinatura

E-mail para contato: katiabonfadini@gmail.com