Hoje estou aqui de volta depois de uma semana bem agitada. Aliás, minhas semanas tem sido bem agitadas desde que voltei de férias. Como eu já tinha prometido aos amigos uma Happy Hour temática assim que voltasse de viagem e eu gosto de preparar tudo com calma e antecedência, não tem me sobrado tempo pra mais nada... Hoje de manhã pensei que depois dessa festinha minha vida voltaria à rotina normal, mas logo depois recebi um e-mail do meu pai me convocando a preparar um convite e um cardápio impresso para o almoço que ele vai organizar no dia 10 de outubro. Isso além da sugestão de drinks e entradinhas… muito trabalho à vista!!!! Mas é um trabalho gostoso, não posso reclamar.
O buffet da minha sala está abarrotado com as produções pra festa no Sábado. No final de semana fui ao centro do Rio e aproveitei para imprimir minhas criações, além de comprar algumas guloseimas para a mesa de doces e outros acessórios decorativos.
Vista panorâmica da bagunça.
Meu buffet lotado com as produções pra festa.
Adoro visitar o blog “Hostess with the Mostess”, um espaço cheio de dicas sobre como ser a anfitriã perfeita. Lá encontro lindas fotos de convites, drinks, comidinhas, arranjos de mesa, decoração com velas, lembrancinhas etc. Foi lá que vi um post sobre garrafas de vidro personalizadas e resolvi adaptar a sugestão pra minha festinha. Primeiro listei os sucos que vou oferecer e também as comidinhas que pretendo colocar dentro de potes de vidro. Depois confeccionei e Imprimi plaquinhas que vão servir para identificar os comes e bebes e prendi-as nos vidros de maneiras diferentes.
Já tenho esses potes há bastante tempo mas eles ficavam confinados no armário da despensa. Achei que poderia utilizá-los de maneira charmosa na mesa, sem a tampa e recheados de biscoitos. Como eles tem a superfície ondulada, achei melhor não colar as placas. Preferi fazer dois furos nas extremidades e prendê-las nas garrafas por meio de fitas tamanho 0 na cor laranja.
As duas peças de vidro da esquerda parecem aquelas garrafinhas de leite antigas e comprei-as na Etna por 12 reais cada uma. As garrafas da direita são de suco de maçã e foram as mesmas usadas na festa caipira na casa dos meus pais.
Tenho vários copos bem fininhos pra servir long drinks e pensei em utilizá-los como vasos com um pouco de água e algumas gérberas. Para isso, forrei cada um com uma padronagem diferente e pretendo espalhá-los pela casa no dia da festa.
A garrafa de cerveja belga recebeu uma nova roupagem para entrar no clima da festa e servir de apoio para o arranjo que confeccionei.
Comprei esses baldinhos coloridos no centro do Rio e pretendo usá-los de diferentes maneiras. No caso da foto acima, comprei pedrinhas de aquário pintadas de laranja pra fazer contraste com o tom pink e com elas enchi o baldinho até o topo. Depois espetei os pirulitos que comprei nos tons da festa (pink, laranja e verde) e que vou servir na mesa de doces.
Aqui usei os baldes como suporte para os cones de papel que montei usando as cores e padronagens que criei. Vou preenchê-los com ovinhos de amendoim, castanhas e biscoitos. Usei essa ideia pela primeira vez na festa de aniversário do meu pai no ano passado. Nesse post antigo mostro a mesa decorada com os cones e o passo-a-passo para reproduzi-los.
Detalhe de um dos cones na minha mão.
Nos outros baldes, planejo servir salgados e doces e/ou utilizá-los como porta-guardanapos, como na foto acima.
Eu já tinha mostrado essas plaquinhas no primeiro post que escrevi sobre a Happy Hour da Primavera. Vou usá-las para identificar os salgados e doces que servirei na festa. Pra escrever os nomes dos belisquetes, vou pedir ajuda à minha mãe, que tem uma letra linda. A minha é horrível, sem chance!
Os porta-copos ficaram prontos. Resolvi usar a mesma ilustração na frente e no verso. Imprimi o material em papel off-set e fixei os dois lados num pedaço de cartolina usando cola em spray, como se fosse um sanduíche. Depois encapei o material com contact dos dois lados, pra impermeabilizar o conjunto. Gosto de criar porta-copos personalizados pras minhas festinhas porque, além de ser de fácil execução, surpreende os convidados e pode até servir como lembrancinha. Pra festa da Sexta-feira 13, que aconteceu em março desse ano, usei um pedaço de papel pluma entre as impressões, o que deixou os porta-copos mais encorpados. Dê uma olhada aqui.
Arrumando meu armário outro dia, encontrei três cadeirinhas de alumínio que são, na verdade, apoio para velas de réchaud. Acho que tem tudo a ver com o clima da festa da Primavera e vou espalhá-las pela mesa criando novos pontos de luz.
Eu tinha comprado no Duty Free duas garrafas de Absolut nos sabores manga e pêra. Meus pais chegaram de viagem na semana passada e eu encomendei mais dois sabores: pimenta e limão. Procurei na Internet algumas sugestões de drinks com esses sabores de vodka e resolvi criar um bar “self-service” na festa, onde meus amigos poderão preparar as próprias bebidas, usando os ingredientes que deixarei à disposição: vodka, suco de laranja, suco de maracujá, suco de abacaxi, suco de maçã, suco de manga, xarope de cassis, grenadine e licor de maçã.
Adaptando a sugestão da amiga criativa Karla, peguei uma prancha que estava abandonada na garagem dos meus pais e resolvi customizá-la para a festa. Fui buscar um pote de tinta laranja que já tinha em casa e cobri toda a superfície da prancha com a cor, inclusive a parte de metal. Depois envernizei-a e prendi um cartaz com sugestão de drinks.
O cartaz que fiz com sugestão de quatro drinks.
Lembram das flores do post passado? Meu amigo Wagner do blog “Padronagens e afins” passou lá em casa no fim de semana e deu uma olhada na minha produção. Ele sugeriu que eu colasse no verso da flor uma outra utilizando fita banana (que é essa fita adesiva dupla-face da foto). Cortei três quadrados pequenos e colei-os no verso da flor. Depois escolhi uma outra padronagem e pressionei-a gentilmente por cima da fita. Assim, a flor que vai decorar os copos de brigadeiros ficou pronta e ganhou um acabamento mais caprichado. Obrigada, Wagner!
Detalhe da mesma flor com padronagens diferentes na frente e no verso.
Caixinhas de papel e sacos plásticos.
Na segunda-feira passei numa papelaria no Largo do Machado e comprei caixinhas de papel na cor laranja para preparar “quentinhas” pros meus amigos levarem para casa o que quiserem da mesa de doces. Como eu praticamente não como doces, provavelmente não vou nem provar nada.
Montei a caixinha e prendi nela uma etiqueta com uma mensagem de agradecimento manuscrita. Eu tinha pensado em escrever a frase no computador, mas achei que desse jeito ficava mais pessoal, mesmo com minha letra feia. Vou deixar a caixinha perto da mesa de doces para que os convidados possam se servir antes de ir embora.
E vocês pensam que já está tudo pronto? Que nada! Ainda preciso encontrar uma toalha verde, pedrinhas de aquário cor-de-rosa e guardanapos na mesma cor, bombons e açúcar granulado verde entre outras coisas. Isso sem falar na matéria prima pra preparar as comidinhas…
No post da semana que vem, vou mostrar as fotos da festa, das mesas decoradas e dos drinks que fizeram mais sucesso. Espero vocês aqui!
Um beijão!