Conforme prometido no post da semana passada, hoje venho apresentar a vocês minha primeira Convidada Criativa! Trata-se da minha irmã do meio, a Flávia. Ela é dois anos mais nova do que eu e mora nos Estados Unidos há pouco mais de 9 anos. Hoje em dia ela tem dupla cidadania, é casada com o Bryan, é mãe do Gabriel e orgulhosa dona de dois cães resgatados de abrigos: Chloé e Lobo Roberto. Em 2006 ela completou o curso de Chef Executivo na L´Academie de Cuisine, instituição que ensina artes culinárias para futuros profissionais e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades na cozinha.
A Flávia foi a primeira a sair de casa para morar sozinha quando tinha uns vinte anos e por isso mesmo foi a primeira a se interessar por decoração e utensílios pra casa. Quando fui visitá-la pela primeira vez em Washington em 2004, fiquei simplesmente encantada com o lugar onde ela estava morando. Era um apartamento amplo localizado no último andar de um pequeno prédio muito charmoso. A cozinha era americana e abria para a sala, onde também havia um mezanino e muita luz natural proveniente da clarabóia. Uma graça! Nós temos um gosto muito parecido pra decoração. Adoramos um ambiente aconchegante e acolhedor com paredes coloridas, piso de madeira, tapetes felpudos, luz indireta e peças étnicas espalhadas pela casa. Foi nessa viagem que conheci algumas lojas maravilhosas com preços ótimos e comecei a preparar meu “enxoval”, mesmo sem a perspectiva de ir morar com o Marcelo a curto prazo, o que acabou acontecendo pouco tempo depois. Parece que eu estava adivinhando!!!
Mas voltando ao assunto principal, foi por influência indireta da Flávia que eu comecei a me interessar por objetos decorativos e acessórios para servir comidinhas e drinks em festas. Com o talento dela para a cozinha e seu bom gosto para escolher as peças ideais na hora de servir suas criações, acho que ela é a anfitriã perfeita! Querem ver? A seguir mostro algumas fotos da festa de aniversário de 40 anos do meu cunhado Bryan, que aconteceu na casa deles no dia 29 de agosto. Coincidentemente, meu pai faz anos no mesmo dia e, junto com minha mãe, embarcaram para os Estados Unidos alguns dias antes pra comemorar o duplo aniversário e matar as saudades da minha irmã e do meu sobrinho Gabriel.
Convite do aniversário do Bryan (frente).
Convite do aniversário do Bryan (verso).
Esse foi o convite da festa. Minha irmã pediu que eu fizesse uma montagem parecida com a que fiz para o aniversário do meu pai de 60 anos que mostrei nesse post. Usamos algumas fotos em estilo caricatura que encontramos no site da Getty Images e substituímos as cabeças originais pela cabeça do Bryan, que já havia previamente feito caras e bocas com esse objetivo. Foi meu amigo André Lemos que fez essa montagem a meu pedido, já que ele é super craque em Photoshop. Mandei as imagens prontas pra minha irmã e ela mesma montou o convite diretamente no site www.shutterfly.com.
Como a Flávia adora cozinhar, ela preparou quase todos os quitutes da festa e usou plaquinhas com as imagens do convite para descrever cada prato, como vocês podem conferir:
Mini tacos de queijo com frango e molho apimentado verde.
Falafel e molho Tahine.
Biscotti de queijo parmesão e pimenta do reino com molho de mostarda à L´Ancienne.
Satay de frango com molho de amendoim (prato tailandês).
Massa folheada com recheio de camarão com catupiry e cachaça. Reparem no charme do prato de metal com pé!
Frango tailandês na colher.
Frango tailandês na colher.
Camarão com catupiry e cachaça recém-saído do forno em porções individuais!
Buffet de saladas.
Detalhe do buffet.
Salada de massa tipo orzo, tomate seco e manjericão.
Salada de frango com aipo, uvas vermelhas, maçã, damasco, curry e passas.
Salada de pêra, gorgonzola e nozes.
Caixa de charutos personalizada para a festa.
Como lembrança para os convidados, a Flávia comprou charutos e confeccionou etiquetas personalizadas usando a arte de um selo que criei com o rosto do Bryan. Adorei a ideia!
Detalhe da caixa.
Close dos charutos.
Fotos do Bryan penduradas no cabo de metal comprado na Ikea.
Para decorar a casa nesse dia especial, a Flávia comprou na IKEA cabos de aço fininhos com presilhas para exibir as fotos do Bryan em várias fases da vida. Achei o resultado bem interessante. Ah, ganhei um igualzinho de presente! O bom é que não é descartável: dá pra usar depois da festa como uma solução alternativa para exibir fotografias fora dos porta-retratos convencionais.
Ela fez o mesmo com esse porta-recados que usou na mesa principal.
Meu sobrinho Gabriel, minha mãe, Lobo e Chloé.
Repararam na tábua de madeira rústica onde estão os queijos e as uvas? Adorei!
Gabriel atacando as bolachinhas…
A hora do parabéns!
A hora do parabéns!
Na hora do parabéns não podiam faltar os chapéuzinhos pontudos, é claro!
Dois bolos para dois aniversariantes.
A animação da anfitriã.
Na saída, os convidados foram incentivados a levar uma “quentinha” com algumas comidinhas da festa. Viram de onde tirei a ideia das lembrancinhas self-service da festa da Primavera? Eu gostaria muito de ter estado lá pra curtir essa festa super caprichada e, com certeza, animada!
Antes de começar a preparar esse post, eu pedi que a Flávia me passasse as três receitas que fizeram mais sucesso na festa e compartilho com vocês a resposta…
Biscotti de queijo parmesão e pimenta do reino
(adaptado da revista Gourmet, Dez 2006)
Rende uns 36 biscotti
1 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora
2 xícaras de farinha de trigo (pode-se usar metade branca e integral)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 ¼ xícara de parmesão ralado fino
1 tablete (120g) de manteiga fria sem sal, cortada em cubinhos
2 ovos (mais 1 para pincelar)
½ xícara de leite
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal, 1 xícara do queijo e ½ colher de sopa de pimenta moída (de preferência triturada com moedor de café ou pilão). Acrescente a manteiga em cubinhos e vá amassando com as mãos, até formar uma massa. Bata 2 ovos com o leite e acrescente à mistura de farinha, mexendo com um garfo até obter uma massa macia. Transfira a massa para numa superfície enfarinhada e corte ao meio. Com as mãos bem enfarinhadas, forme cada metade num rolo (como um “tronco”) ligeiramente achatado e transfira para um tabuleiro. Bata um ovo e pincele os troncos, salpicando o restante do queijo e da pimenta por cima. Leve ao forno por uns 30 minutos (girando o tabuleiro em 180 graus na metade do cozimento), até que fiquem levemente dourados e firmes. Retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos. Reduza a temperatura para 150ºC. Forme os biscotti cortando em fatias na diagonal. Retorne-os ao tabuleiro e leve ao forno por mais 30-40 minutos (15-20 minutos de cada lado), até que fiquem dourados e crocantes. Deixe esfriar novamente uns 15 minutos antes de servir ou guardar. Num pote vedado, os biscotti duram até 2 semanas.
Palmiers de pesto
Pesto alla Genovese (receita abaixo)
1 folha de massa folhada
Pré-aquecer o forno a 200º C. Estender a massa folhada numa superfície enfarinhada e espalhar o pesto com uma espátula. Enrolar a massa a partir das duas extremidades até o meio, formando um rolo (também pode ser enrolado de um lado só, como um rocambole). Resfriar na geladeira por uns 20-30 minutos. Quando o “rolo” estiver mais firme, fatiá-lo em rodelas finas e arrumar numa assadeira. Uma dica é salpicar um pouco de parmesão ralado em cima dos palmiers. Levar ao forno por 10 minutos ou até que fiquem dourados.
Variações: Pode-se rechear os palmiers com pesto de tomate seco, de tapenade (pasta de azeitonas), de pasta de anchovas, queijo cremoso de ervas, etc. Outra idéia é acrescentar nozes e queijo feta ou de cabra salpicado em cima do pesto.
Pesto alla Genovese
(adaptado de "Il Grande Libro della Cucina Tradizionale Italiana")
15 folhas de manjericão (basílico) fresco
1 ou 2 dentes de alho
Sal
15 g de pignoli (pinhão) tostados
25 g de parmesão ralado
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Macerar as folhas de basílico num pilão e acrescentar o sal e o alho. Acrescentar os pignoli, e pouco a pouco, o parmesão. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o azeite a fio, misturando com uma colher de madeira.
Dica: Pode-se usar um multiprocessador ao invés do pilão, mas refrigere as lâminas antes do uso, para que o motor quente da máquina não queime as folhas do manjericão. Substitua nozes ou pistache pelos pignoli, caso fique difícil de encontrar.
Espetinhos tailandeses de frango com molho de amendoim - Satay Gai
(adaptado de várias receitas)
Para o molho
300 ml de leite de coco
½ xícara de manteiga de amendoim (com pedaços)
½ cebola pequena, ralada
1 colher se sopa de molho de soja (shoyu)
2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo
½ colher de sobremesa de pepperoncini (pimenta calabresa)
Numa panelinha em fogo médio, aqueça todos os ingredientes até misturar bem e derreter a manteiga de amendoim. Retire do fogo e mantenha aquecido até servir.
Para os espetinhos
13 oz de peito de frango desossado e sem pele
4 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
4 colheres de sopa de suco de limão
1 xícara de amendoim triturado
Palitinhos de madeira previamente colocados de molho na água (ou untados com óleo, para não queimar)
Corte o frango em fatias finas e coloque numa travessa. Acrescente o shoyu e o suco de limão e misture bem. Deixe marinando na geladeira por pelo menos uma hora. Remova o frango marinado e espete nos palitos no comprimento. Cubra com o amendoim picado. Cozinhe na grelha, no broiler (salamandra) do forno ou numa frigideira nonstick virando dos dois lados até cozido. Sirva com o molho de amendoim.
Espero que tenham gostado do post e das receitas. Se alguém experimentar uma delas, promete que vem contar aqui depois? Parecem todas ótimas!!!!
Semana que vem vou mostrar os preparativos para o Chá entre amigas que estou organizando lá em casa. Espero vocês aqui!
Um beijo e até a próxima semana!