Hoje quero compartilhar com você os últimos preparativos, comprinhas e decoração pro Chá entre amigas que organizei lá em casa no final de semana. Marquei nosso encontro às 17h do Sábado pra deixar as meninas livre à noite, já que a presença masculina foi interditada!
A primeira coisa que fiz ao acordar bem cedinho no Sábado, foi arrumar a mesa de centro, começando pela toalha improvisada que mostrei aqui na semana passada. Depois acrescentei um prato de sobremesa pra cada uma das minhas amigas, acompanhado do pote de vidro com balinhas que serviu como marcador de lugar, uma caneca, guardanapos, colher e um biscoitinho.
Usando um porta-guardanapos, improvisei o suporte para os seis cardápios. A seguir, a lista de comes e bebes disponíveis:
Dentro da estrutura do cardápio colei essa lista que havia preparado alguns dias antes.
Eu tinha planejado imprimir a lista de comes e bebes numa folha branca, mas depois achei que o resultado ficaria mais suave se fosse impresso em papel vegetal e fui correndo pra papelaria comprar um bloco A4 com 50 folhas.
O cardápio montado.
Acendi as velas que tinha encapado com fita e comecei a sessão de fotos pra aproveitar a luz natural do dia!
Nas fotos acima e abaixo, um panorama da mesa com a louça branca, as taças de champagne, os porta-copos, o bule, os saquinhos de chá, os cubinhos de açúcar e os cardápios.
Na sexta-feira vi esse bule em uma lojinha de rua no Jardim Botânico e achei uma fofura… como eu não tinha nada parecido em casa, resolvi comprá-lo pra usar no dia do Chá.
Esse pratinho também foi comprado no Jardim Botânico, numa loja que adoro chamada Iliá.
Esses cubinhos de açúcar da marca União não são um charme? Não vi aqui por perto, mas minha mãe os encontrou num supermercado perto da casa dela.
Também comprei na Iliá esse potinho pra colocar os chás da marca Twinings.
Comecei a preparar o buffet com as comidinhas duas horas antes das minhas convidadas chegarem. Primeiro pendurei rosquinhas nos galhos cor de rosa da árvore que serviu como elemento decorativo. Minha intenção original era amarrá-las aos galhos usando laços de fita, mas não ficou legal e precisei improvisar.
Vi algo parecido numa revista Casa Cláudia antiga. Uma Chef carioca pendurou biscoitos com temas natalinos numa pequena árvore de Natal estilizada, feita de ferro trançado. Fiquei com aquela imagem na cabeça e pensei que um dia gostaria de usá-la de alguma maneira.
Fui comprando algumas coisas durante a semana, mas deixei os frios, pães, torradas, doces e biscoitos por último. A maior parte das comidinhas foi comprada no Garcia & Rodrigues e no Talho Capixaba, duas lojas maravilhosas no Leblon. Apesar do preço salgado, posso garantir que o investimento vale a pena. É tudo absolutamente delicioso!
Confesso que comprei esse pão de beterraba só por causa da cor… mas não me arrependi, estava muito macio e gostoso.
Achei essas mini tarteletes uma graça e na última hora pensei em colocá-los nessas colheres que ganhei da Criativa Karla no meu aniversário do ano passado. Fofas, né?
Detalhe das colheres.
Biscoitos palmier de canela comprados no Hortifruti.
Pão de mel com cobertura de chocolate, também do Hortifruti.
Bicoitos amanteigados com recheio de morango e goiaba do Hortifruti e financiers do Garcia & Rodrigues.
Foccacia de azeitonas pretas e pimentões amarelos e vermelhos do Talho Capixaba.
Sacristão do Garcia & Rodrigues que coloquei dentro de copos altos.
Lembram da garrafinha cor de rosa? Comprei duas gérberas e improvisei um arranjo pra mesa de jantar.
A receita da mousse de chocolate é a mesma do post da Happy Hour da Primavera, só que dessa vez usei confeitos em tons de rosa no formato de pequenos corações.
O roll de Parma e gorgonzola é sucesso garantido nas festinhas lá em casa. É bem fácil de fazer: basta cortar cubinhos de queijo gorgonzola e envolvê-los com uma fina camada de presunto de Parma. Depois é só usar espetinhos coloridos pra dar um charme a mais.
Nessa mesa usei as minhas cadeirinhas marcadoras de lugar pra sustentar as plaquinhas.
Dando os toques finais na arrumação antes de minhas amigas chegarem…
E a mesa pronta ficou assim.
Tudo pronto! Agora só faltava esperar minhas convidadas!
Logo na chegada, minhas amigas receberam uma taça de espumante com um filete de grenadine pra dar um tom cor de rosa a à bebida.
Algumas vezes exagerei na quantidade de grenadine e o resultado ficou mais puxado pro vermelho. Uma colher de chá é o suficiente pra conseguir essa tonalidade meio pêssego.
Da esquerda para a direita: Carol, Anelise, Carla, Juliana, Andréa, Marcia e eu.
Bebemos a primeira taça de espumante e depois partimos para as comidinhas…
Cardápios em ação!
Ao invés de começar a brincadeira tomando chá, este acabou ficando pro final, depois de esvaziarmos cinco garrafas de espumante!
No final do encontro, minhas amigas levaram pra casa mais um mimo. Aproveitei os saquinhos de filó que ganhei da Criativa Verônica (sobras do casamento do João) e enchi-os de balas de côco.
E já que eu não posso entregar um desses saquinhos pra cada um de vocês que acompanha o Criative-se, fica aqui o meu sincero agradecimento e uma lembrancinha virtual. Obrigada pela sua presença!