domingo, 6 de dezembro de 2009

Canapé de creme de gorgonzola com pêra ao vinho

Vocês lembram que eu tinha prometido testar um canapé de gorgonzola com pêra ao vinho no dia da degustação de cervejas? Pois é, na véspera eu estava super cansada e acabei desistindo, ou melhor, adiando o “experimento” pra essa semana. Separei alguns quadraletes vazios e deixei-os na despensa esperando o dia certo pra testar a receita original que vi aqui.

É claro que com minha preguiça, falta de talento culinário e déficit de atenção, eu sempre dou uma “adaptada” nos ingredientes ou no tempo de preparação e acabo deixando as medidas certas de lado e fazendo tudo “de olho”. Pois é, essa postura é fatal na cozinha. Quase tudo que eu faço dá meio errado, fica gororobento, com aspecto estranho, sem sal, ou cheio de sal, apimentadíssimo ou sem sabor etc. Mas eu não desisto… volta e meia vou pra cozinha testar alguma receita classificada como “fácil” em sites sobre culinária. Bom, essa foi uma delas.

Comecei pelo gorgonzola, que o Marcelo havia comprado para o dia da festinha. Eu adoro queijo e acho que o gorgonzola é o meu preferido! Gosto muito da marca que normalmente compramos numa lojinha perto de casa. Vou procurar saber qual é, nunca lembro o nome...

Separei os ingredientes necessários à minha adaptação da receita original: gorgonzola, pêra bem dura, uma taça de vinho tinto seco e açúcar.

Cortei a pêra ao meio e coloquei-a numa leiteira com o vinho e o açúcar. Quanto de açúcar? Não tenho ideia… fui colocando aos poucos e provando, até achar que o vinho estava suficientemente doce. Deixei o fogo baixo e fui preparar o creme de gorgonzola.

Coloquei o pedaço de gorgonzola numa tijela pequena com mais ou menos 100 ml de leite integral e deixei-a no microondas por dois minutos.

Quando tirei a tigela do microondas, o queijo estava derretido, mas ainda continha pequenos pedaços, e o que fiz em seguida foi mexer a mistura com uma colher para que ficasse mais homogênea. Depois acrescentei um pouco de pimenta do reino moída na hora e mexi mais um pouco.

Separei os quadraletes num pratinho só pra ficarem bonitos na foto!

E preenchi-os com o creme de gorgonzola.

Esperei a pêra ficar avermelhada, mas não muito mole, e raspei algumas fatias utilizando uma espátula de queijo.

Depois, só precisei dar uma enroladinha nas lascas de pêra e posicioná-las no topo dos canapés.

Mas a melhor parte da receita aconteceu no dia seguinte e foi por acaso. Sobraram alguns quadraletes recheados do dia anterior que guardei na geladeira. Resolvi aquecê-los e ao mesmo tempo, esquentei a pêra com o resto do vinho, mas achei que precisava colocar um pouco mais de açúcar. Deixei a mistura no fogão enquanto respondia a alguns e-mails e… esqueci da panela!!!!! Quando percebi, dei de cara com um vinho caramelado e uma pêra completamente roxa!

Mas sabem que o resultado foi bom? O vinho caramelado e doce ficou uma delícia por cima da fatia de pêra!!!! Dessa vez, mesmo fazendo tudo errado, a receita deu certo!!!! Finalmente!!!!

Beijão pra vocês e um ótimo dia!!!

Bonfa ass